BMW quer produzir primeiro carro híbrido plug-in do Brasil em Santa Catarina

A BMW tem uma meta global de aumentar cada vez mais a eletrificação dos novos carros vendidos no mundo. No caso do Brasil, um dos entraves é a quantidade de carregadores disponíveis e a distância entre as maiores cidades do país. Para garantir que o objetivo mundial seja alcançado, sem perder a liderança de vendas em mercados importantes, como o brasileiro, a alemã aposta nos modelos híbridos. Tanto é que decidiu montar na fábrica de Araquari, em Santa Catarina, o X5 híbrido plug-in. Atualmente ele é importado dos Estados Unidos.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 10, com a presença de executivos de alto escalão da montadora. A expectativa é entregar os primeiros carros até o fim do ano. Se isso se concretizar, será o primeiro carro híbrido plug-in fabricado no Brasil.

Outras montadoras, como a Caoa Cherry e a BYD, tentam correr para contra o tempo para serem as primeiras, mas ainda dependem de mudanças da fábrica, no caso da Caoa Cherry, e de construção de toda a linha, no caso da BYD. Com o sistema plug-in, a bateria pode ser carregada na tomada, aumentando a eficiência energética.

O que conta a favor da BMW é que a fábrica em Santa Catarina tem um modelo mais flexível que pode ser adaptado mais facilmente. Atualmente a planta produz 10 mil unidades por ano mas tem capacidade de 30 mil. São montados por aqui alguns modelos de sucesso como o X1, o X3 e o X4.

Informações da Exame
Foto: Divulgação

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