Reflorestamento do Cerrado terá 8 milhões de mudas até 2029

Considerado o Estado que mais desmatou o Cerrado, no ano de 2023, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Maranhão foi responsável por suprimir 2.928,81 km² da vegetação do bioma. Ainda de acordo com o estudo, entre os municípios maranhenses, Balsas disparou na frente, e desmatou no último ano 319,08 km² de áreas abertas, sendo o terceiro município brasileiro que mais suprimiu o Cerrado, em 2023.

Os dados não são um acaso: o município, situado ao Sul do Maranhão, é uma das principais potências da produção de commodities no Matopiba, a fronteira agrícola que avança na divisa entre os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, cujas iniciais dão nome à região. Contudo, apesar da grande devastação da natureza que vem sendo vivenciada na região, o projeto “Laudato Si’ – Reflorestando o Cerrado”, uma iniciativa da Diocese de Balsas, busca fazer a diferença na natureza do lugar, com o objetivo de plantar 8 milhões de mudas de espécies nativas do Cerrado, até 2029.

Mudas de pequi, buriti, baru, jatobá, bacuri, araticum, babaçu, dentre outras espécies arbóreas endêmicas do Cerrado, ou que se adaptem bem às condições do bioma, estão sendo plantadas em escolas, praças, parques, áreas comuns e zonas degradadas dos 19 municípios que compõem a Diocese de Balsas.

A inspiração da iniciativa idealizada por Dom Valentim Fagundes de Menezes, vem da segunda Encíclica do Papa Francisco, “Laudato Si’, sobre o cuidado da Casa comum”, e para a execução da iniciativa, a diocese conta com o apoio do Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em Balsas, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus de São Raimundo das Mangabeiras, na implantação de Viveiros voltados à produção dessas mudas. A distribuição das mudas é feita durante eventos e ações da Diocese em parceria com as comunidades.

Informações de Alice Sales/ Agência Eco Nordeste
Foto: Camila de Almeida

  • Compartilhe: