ONDA DE CALOR: Crianças são as mais prejudicadas com o calor excessivo

Suor intenso, dores de cabeça, indisposição e, em casos mais graves, desidratação. A onda de calor que atinge a Bahia e outros dez estados do Brasil, além do Distrito Federal, oferece riscos à saúde. Quando os termômetros marcam temperaturas acima dos 40ºC, é preciso ficar atento especialmente aos cuidados com as crianças. Com o metabolismo mais rápido, elas perdem mais água do que os adultos e merecem atenção redobrada.

“As crianças, principalmente as menores de 2 anos, perdem mais água porque a integridade da pele ainda não está completamente formada e porque possuem metabolismo mais acelerado”, afirma a médica dermatologista Marília Acioli. Somado a isso, as crianças têm mais dificuldade em reconhecer os sintomas da desidratação.

A quantidade ideal de água a ser ingerida depende do peso corporal, como explica a nutricionista Carolina Dias. “Geralmente indicamos 35ml a cada quilo de peso, mas em momentos de calor extremo podemos aumentar em 10 ml. Para calcular, basta multiplicar seu peso por 45 ml e você terá a quantidade ideal de água por dia”, diz.

Uma pessoa de 50 quilos, por exemplo, deve ingerir o equivalente a 2.250 ml, ou seja, 2,25 litros de água. Além disso, a alimentação equilibrada e rica em frutas é recomendada por especialistas.

Já para os cuidados com a pele, o uso de protetor solar é indispensável. A dermatologista Marília Acioli indica ainda que as roupas sejam trocadas com frequência maior que a habitual. “Não devemos ficar com roupas suadas por muito tempo porque isso favorece o aparecimento de micoses principalmente nas dobras do corpo”, diz.

Dicas para enfrentar a onda de calor:

  • Esteja sempre hidratado
  • Opte por refeições de baixo teor calórico
  • Sempre que sair de casa utilize protetor solar
  • Evite exposição ao sol entre às 10h e 16h
  • Evite atividades físicas intensas ao ar livre durante as horas mais quentes do dia
  • Usar roupas leves e claras

Informações do Correio.
Foto: Freepik

  • Compartilhe: