ADORO TRIP: Confira 5 destinos nacionais para curtir as férias e o calor ao lado das crianças

O mês de dezembro chegou e, além do calor, também traz consigo um dos períodos mais esperados por nós e pelas crianças: as férias.

É uma época de alívio em nossas agendas e oportunidade para descansos merecidos que podem se estender por mais dias mesmo após a virada do ano. Mas o repouso pode ser feito de maneira diferente, sendo uma chance ideal para organizar uma viagem em família em pleno verão.

O Brasil possui destinos variados com programas para não deixar nenhuma criança parada, estruturas hoteleiras que dão conta do recado e ainda paisagens arrebatadoras.

Do nordeste ao sul do país, a seleção abaixo tem, além dos visuais, a abundância de água como uma característica comum, a qual nos ajuda a aproveitar os dias quentes que virão.

Seja na praia, debaixo de cachoeiras ou ainda em lagos e piscinas dentro de hotéis-fazenda, confira destinos e atividades para aproveitar junto dos baixinhos.

Mas atenção: vale ressaltar que o período pede por roupas leves e esportivas para as atividades externas. Nas fazendas, trilhas, cachoeiras e praias, não se esqueça das garrafinhas de água, do protetor solar e o óbvio que sempre é bom reforçar: nunca deixe de supervisionar as crianças, em questão de segundos elas podem aprontar!

São cuidados básicos que deixam as férias mais tranquilas e não atrapalham a alegria da garotada.

Chapada dos Veadeiros (GO)

No centro do Brasil, a 240 km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é um destino único que nos presenteia com uma exuberância natural potente. A porta de entrada mais famosa e que nos recebe com mais estrutura é o município de Alto Paraíso de Goiás.

 

Junto ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a região nos aguarda com muita aventura pelas suas belezas naturais. São cachoeiras de águas refrescantes, trilhas, grandes formações rochosas e conhecimentos sobre a fauna e a flora locais.

Assim, além de ser um paraíso para o ecoturismo em meio ao Cerrado, também é destino ideal para ser curtido ao lado dos baixinhos. É uma boa oportunidade para nos desconectarmos da correria do dia a dia e desacelerarmos o passo.

 

A Chapada é um destino mais pé no chão, em que, além das cachoeiras boas para banho e trilhas no parque, ainda oferece tirolesa e poços que se parecem com piscinas naturais para ajudar no calor.

As corredeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua, as Cachoeiras Almécegas e dos Cristais são pontos mais tradicionais que devem estar no roteiro.

Foz do Iguaçu (PR)

Planejar uma viagem para Foz do Iguaçu é a chance de conhecer um dos símbolos nacionais mais celebrados mundo afora – as Cataratas são consideradas uma das novas sete maravilhas da natureza e já foram eleitas uma das principais atrações turísticas da Terra.

Logo, o maior conjunto de quedas d’água do mundo é o chamariz principal para uma viagem à cidade paranaense.

 

O município é lar do Parque Nacional do Iguaçu, onde as Cataratas estão situadas, que é Patrimônio Mundial Natural da Unesco e ainda é morada de centenas de espécies de fauna e flora, como 257 espécies de borboletas, 348 de pássaros e 45 de mamíferos.

Caso queira adentrar ainda mais as Cataratas e adicionar um toque de adrenalina, a escolha é o Macuco Safari: é um passeio de barco no Rio Iguaçu que chega pertinho das quedas.

 

Entre os programas, o Parque das Aves também é atividade tradicional: o parque foca na conservação de aves da Mata Atlântica em cinco viveiros, em que ficamos pertinho de tucanos, jacutingas e araras e entendemos os cuidados na manutenção destas espécies.

Mas a diversão dos baixinhos também vai além do parque e da natureza. O Dreams Park é uma das opções, complexo com cinco atrações (Vale dos Dinossauros, Bar de Gelo, Museu de Cera, Maravilhas do Mundo e Dreams Motor Show) onde é possível passar o dia.

Para quem gosta de diversão nas alturas, a cidade ainda é lar do Yup Star, roda-gigante com 88 metros de altura na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. As vistas são de encher os olhos.

Hotéis-fazenda no Vale do Paraíba Fluminense (RJ)

Se descanso é a palavra-chave nestas férias, com direito a programação fora do agito e voltada também à criançada, hotéis-fazenda no Vale do Paraíba fluminense são boas apostas.

São hotéis dos tempos áureos do ciclo do café que garantem sossego, sofisticação e uma boa dose de história.

Em Vassouras (RJ), a Fazenda São Luiz da Boa Sorte reflete todas as características acima e ainda garante lazer para pequenos e adultos.

 

Os 500 hectares da propriedade possibilitam que as crianças brinquem o dia inteiro com a turma da recreação. Há uma prainha de água doce, em que podemos nos aventurar com stand up paddle, pedalinho, boias e caiaque.

Duas piscinas principais garantem banhos refrescantes; trilhas, cavalgadas e campinho de futebol completam as atividades. Programas culturais não ficam de fora: há até um museu que conta a rica história local da produção cafeeira.

Já na cidade de Rio das Flores (RJ), a Fazenda União conta com estrutura hoteleira de primeira que também entretém toda a família.

 

Duas piscinas, uma externa de temperatura ambiente e outra aquecida, nos ajudam com banhos sem pressa, em que podemos ainda usufruir de saunas seca e a vapor, campo de minigolfe, assim como quadra de tênis e vôlei de areia.

Balneário Camboriú (SC)

Balneário Camboriú é uma das principais cidades litorâneas do sul do país. Lar de cerca de 149 mil habitantes, a cidade catarinense chega a receber até 1 milhão de pessoas nos principais feriados do ano, como o Natal e o Réveillon.

Interessante é que a cidade possui um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do país, ficando em quarto lugar em qualidade de vida do Brasil e em primeiro no estado.

 

Com seus arranha-céus à beira da praia e até roda-gigante, há opções para adultos e crianças. A cidade é repleta de restaurantes à beira-mar, praias tranquilas e outras perfeitas para quem busca agito, além de atrações ideais para serem curtidas com a família.

É também uma cidade para se andar tranquilamente pelas ruas, com bons índices de segurança. Para além dos dias na praia, a cidade guarda algumas outras interessantes opções.

Para os que gostam de paisagens incríveis, a roda-gigante FG Big Wheel, logo à beira da praia, é uma boa opção para ver a cidade de outros ângulo. Inaugurada em 2020, ela fica na Barra Norte de Balneário Camboriú e possui 82 metros de altura e 36 cabines.

Outra maneira de descobrir Balneário Camboriú é caminhando na areia e molhando os pés na Praia Central, que tem uma orla ideal para tomar uma água de coco – andar de bike também é um atrativo recomendado.

 

Já o Parque Unipraias é um complexo com vistas privilegiadas para a cidade com toques de aventura. O Unipraias liga três estações da orla sul por meio de 47 bondinhos, que sobem até o Morro da Aguada e descem até a praia de Laranjeiras.

Lá em cima há mirantes que nos garantem cliques para as redes sociais e até uma espécie de montanha-russa que se caracteriza por um trenó com percurso de 710 metros em meio à Mata Atlântica.

O Oceanic Aquarium é pedida para conhecer cerca de 130 espécies de todo o mundo. O aquário tem 25 recintos divididos entre água doce e salgada que abrange cerca de um milhão de litros de água.

Praia do Forte (BA)

Se deseja sair da cidade grande para curtir um destino de praia junto dos pequenos que tenha muito calor e grandes resorts, então a Praia do Forte, na Bahia, é o local ideal.

Distante cerca de 50 minutinhos da capital Salvador, é um local magnífico que conta com estrutura que recebe muito bem os pequenos ao mesmo tempo que garante descanso a nós adultos.

 

A praia fica no município de Mata de São João, que tem um centrinho charmoso com restaurantes, bares e lojinhas.

Por aqui, além da tradicional Igreja de São Francisco, fica o Projeto Tamar Praia do Forte, um polo turístico que estuda e ajuda na preservação das tartarugas marinhas. É perfeito para aprendermos sobre a vida destes importantes animais e colocarmos as crianças em contato com os cuidados que devemos ter com o mar e com o mundo.

No local podemos ver tanques e aquários de água salgada com exemplares da fauna marinha da região, em que é dividido ainda em áreas temáticas, sendo que cada um apresenta questões específicas relacionadas à vida das tartarugas marinhas e desafios que essas espécies enfrentam.

 

Junto das crianças podemos acompanhar as ações de educação ambiental do Projeto Tamar e participar de atividades de manejo e cuidado com as tartarugas marinhas.

Informações da CNN.
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: