Papa Francisco Papa Francisco doa R$ 500 mil para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

O Papa Francisco doou 100 mil euros, o que equivale a pouco mais de meio milhão de reais, para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, nesta quinta-feira. Segundo o religioso, a doação foi realizada através da Esmolaria Apostólica.

— Fomos informados através da Nunciatura Apostólica de que o Santo Padre destinou um valor substancial, através da Esmolaria Apostólica, para auxílio dos desabrigados. Este valor foi em torno de 100 mil euros e será repassado para o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o regional que abrange todo o Rio Grande do Sul, para ajudar no que for possível — disse Spengler ao Vatican News.

A Esmolaria Apostólica é o departamento da Santa Sé que tem a função de exercer a caridade para com os pobres em nome do papa.

Papa disse orar pelas vítimas

O Papa Francisco manifestou no domingo (5) sua solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, em especial àqueles que perderam parentes e os que tiveram que abandonar as residências em decorrência da tragédia climática.

“Asseguro a minha oração pelas populações do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas”, escreveu o pontífice nas redes sociais.

Registro de 107 mortos

O número de mortes em decorrência das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 107, de acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado, divulgado na manhã desta quinta-feira (9). Há ainda o registro de 136 desaparecidos e estima-se que o temporal tenha atingido pelo menos 1,4 milhão de pessoas até agora.

Mobilização e resgates no Rio Grande do Sul

As autoridades locais ainda investigam se outras quatro mortes estão relacionadas com eventos meteorológicos. Ao todo, há 67.542 pessoas em abrigos, 164.583 desalojados, e 374 pessoas feridas socorridas.

Informações de O Globo
Foto: Alberto Pizzoli / AFP

  • Compartilhe: