SAIU NA ADORO: Para o bem ou para o mal. Com vocês na campanha política: a inteligência artificial

@alinemacedomaia

Texto: Aline Macedo

Agora em 2024 nós iremos às urnas para eleger os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. E na hora de apertar o CONFIRMA, conosco estará a responsabilidade de escolher quem vai cuidar do lugar em que vivemos nos próximos quatro anos.

Pode se preparar porque vem aí mais uma campanha marcada por fake news e com presença forte da inteligência artificial. Aqui cabe um necessário “porém”. Particularmente, acho a IA uma ferramenta fantástica por conseguir personalizar a interação com os eleitores. Isso faz com que a campanha seja mais fluida e tenha estratégias direcionadas, o que é excelente.

Porém, para alcançar o objetivo que é ser eleito, muitos deixam de lado qualquer escrúpulo. E aí entra em cena a IA para desinformar, enganar e manipular a opinião pública. Pode se preparar para ver as deep fakes em ação criando vídeos, áudios e imagens que fazem com que rostos e vozes pareçam autênticos em discursos totalmente manipulados para distorcer declarações.

Só que o eleitor, na grande maioria das vezes, sabe o que é falso e sabe o que é real. Como eu disse antes, para o bem ou para o mal, na campanha política teremos inteligência artificial.

Aline Macedo – aline@carambolacom.com.br
Diretora de Atendimento da CarambolaCOM

Foto: Guilherme Augusto

  • Compartilhe: