SAIU NA ADORO: Dominique Barbosa: Narrando e eternizando lindas histórias através da fotografia

@dominiquebarbosafotografia

Em um mundo em constante movimento, onde a rotina e as responsabilidades tendem a ofuscar os momentos preciosos da vida, a fotografia se destaca como uma poderosa ferramenta para eternizar essas ocasiões. Mais que isso: fotografias narram histórias familiares e nos permitem o resgate de momentos vividos, tradições e características de como a gente era em determinada época.

Visto dessa forma, Dominique da Silva Barbosa Ciel, carinhosamente conhecida como Domi, é uma narradora de histórias. Uma artista que utiliza sua câmera para capturar o cotidiano e transformá-lo em memórias visuais eternas. “O que pode ser mais importante que nossa história? Hoje nos cobramos muito enquanto temos vitalidade e força, para que no futuro quando olharmos para essas fotografias e relembrarmos da nossa trajetória, termos a convicção de que fizemos tudo que estava ao alcance para criarmos lembranças”, afirma a fotógrafa.

Sua jornada na fotografia começou de maneira modesta, ainda na faculdade de Direito em Gurupi, Tocantins, em 2012. Equipada com uma SONY cor-de-rosa de sua irmã, e mais tarde com uma câmera emprestada de uma amiga, Dominique explorou diversos estilos, desde ensaios femininos a festas de aniversário.

No entanto, à medida que ganhou mais experiência, Dominique percebeu que queria algo maior. Seu marido, que à época ainda era seu namorado, presenteou-a com sua primeira câmera profissional, uma Nikon D5100, que a acompanha até hoje. “Fotografei bastante com ela!”, lembra com carinho.

Domi conta que em 2017, ao se mudar para Barreiras, precisou dar um passo para trás em sua jornada. Junto com a mudança física também houve a chegada de novas responsabilidades. A maternidade bateu à sua porta com a chegada de Dom César, seu filho, hoje com cinco anos. “Na época me lembro de não ter encontrado ninguém que fosse especialista para fazer as fotos de recém-nascido dele, e acabei não fazendo, sendo esse um dos maiores arrependimentos da minha vida! Nesse meio tempo, outras amigas da região engravidaram e eu as presenteei com um ensaio, elas amaram e eu mais ainda. Vi aí uma oportunidade de mercado de gestantes e também de me especializar para atender a modalidade de Newborn, que até então Barreiras não tinha disponível.”

Dominique mergulhou de cabeça no aprendizado, buscando cursos presenciais e online. O nicho de família a encantou, e ela descobriu que podia acompanhar todo o ciclo de vida de uma família, desde a gestação até a maternidade e além. A fotografia de partos, em particular, a cativou. “É você ver a perfeição da manifestação divina, agindo através de profissionais tão competentes para conduzir esse caminho para fora do corpo, é simplesmente maravilhoso!”, compartilha com admiração.

Na fotografia de partos, a profissional adota uma abordagem documental, respeitando o ambiente e interferindo o mínimo possível. Ela acredita que a fotografia documental está ali para que a mãe possa ver como a mágica da vida aconteceu, principalmente porque o momento do parto é muitas vezes lembrado com visão limitada. “No final, há aquelas fotos posadas de porta-retrato, mas o que impera ali é a emoção que o momento traz, é a vida acontecendo”, explica.

Ensaios que representam a personalidade e a visão da mulher

Já os ensaios de posicionamento de imagem, ela conta que conduz de forma leve para que a mulher se sinta segura e à vontade para mostrar sua personalidade e autoridade em seu negócio. Segundo Domi, é o momento em que as mulheres, empreendedoras e mães, se preparam para deixar sua marca de forma expressiva no mercado de trabalho.

Para isso, Domi trabalha com as mulheres em uma reunião prévia, alinhando expectativas, auxiliando na escolha de roupas e garantindo que o ensaio represente a personalidade e a visão da mulher. “Registrar essa mulher que agora se divide entre ser mãe e profissional, se preparando para deixar sua marca e potencial de forma expressiva de volta no mercado de trabalho, ou que seja pela primeira vez, é muito gratificante”, reflete Dominique. “Pois nisso eu também vejo muito da minha história.”

Para Dominique, a fotografia desempenha um papel importante no empoderamento feminino e na celebração da maternidade. Ela acredita que a fotografia pode elevar a autoestima das mulheres e proporcionar momentos de conexão consigo mesmas. “A fotografia não é para o hoje, sabia? E não é sobre nós, é sobre eles (filhos). Como eles vão lembrar de nós no futuro? Hoje registro o que um dia será saudade”, conclui.

Fotos: Guilherme Augusto

  • Compartilhe: