CLIMA: Fevereiro terá temperaturas acima da média em quase todo o País

As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o País, de acordo com a previsão climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de fevereiro. Em toda a região Centro-Oeste o calor deve ser entre 0,5 até 2°C além do normal, condição semelhante também para Norte e Nordeste.

Apenas localidades mais ao leste das regiões Sul e Sudeste, além de alguns pontos isolados, devem registrar anomolia dentro ou abaixo da média. Com isso, segundo a previsão climatológica do Inmet, a temperatura média para fevereiro ficará torno dos 30ºC em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Veja abaixo os mapas de anomalia de temperatura (à esquerda) e temperatura média (à direita).

ANOMALIAEMEDIATEMPERATURA-FEV2024
Anomalia de temperatura e temperatura média para fevereiro. Fonte: Inmet

Durante os últimos dias, o Notícias Agrícolas recebeu diversos relatos por meio do acompanhamento do Realidades da Safra, informando que as altas temperaturas, mais do que a falta de chuvas, foram responsáveis pela queda de produtividade nas lavouras de soja em estados de Paraná, São Paulo Mato Grosso e Goiás, este último onde até mesmo áreas irrigadas registraram perdas.

Previsão de chuvas para os próximos dias e prognóstico de fevereiro

Em relação às chuvas, o NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) prevê, para o período entre os dias 1 e 9 de fevereiro, os maiores volumes de chuva mais concentrados na Região Norte, norte de Mato Grosso e partes do Matopiba e Minas Gerais, superando até 100 milímetros em algumas áreas. A quantidade será menor no sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sudeste e, principalmente, no Rio Grande do Sul e Nordeste.

Para o período entre 9 e 17 de fevereiro, as chuvas devem retornar para o Rio Grande do Sul e ficar mais espalhadas pela região Centro-Oeste, chegando também ao Mato Grosso do Sul, e pelo Matopiba. Confira os mapas do NOAA:

NOAA-01_09FEV-09_17FEV
Precisão de chuvas entre os dias 01 e 17 de fevereiro. Fonte: NOAA

No mês de fevereiro como um todo, o prognóstico do Inmet é de que as chuvas sejam abaixo da média em parte da Região Norte e em áreas da Região Sul e dos estados de Mato Grosso e Goiás. Em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, além de áreas do Pará, Amapá, Tocantins e Paraná, as chuvas devem ser dentro ou ligeiramente acima da média.

Segundo o instituto, considerando o impacto para a safra brasileira de grãos: “é possível observar que áreas do Brasil Central e do Matopiba apresentaram aumento na umidade do solo devido ao retorno das chuvas mais regulares nos meses de dezembro/2023 e janeiro/2024, possibilitando o avanço da semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Para fevereiro/2024, a previsão de chuva acima da média irá contribuir para a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento das lavouras de primeira safra”.

Na Região Sul, “os volumes de chuva previstos acima da média para o mês de fevereiro/2024 tendem a manter os níveis de água no solo elevados, favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da semeadura e colheita de parte das lavouras. Entretanto, em áreas onde a previsão indica chuvas próximas ou ligeiramente abaixo da média, podem afetar o desenvolvimento dos cultivos em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica”.

ANOMALIA_CHUVAFEV2024
Anomalia de chuvas para fevereiro. Fonte: Inmet

 

 

 

 

  • Compartilhe: