TURISMO: Cruzeiros são um dos nichos que mais crescem no turismo de luxo

Se em 2020 alguém dissesse que os cruzeiros viveriam seu maior boom nos anos seguintes, seria taxado de louco. Mas verdade é que o setor voltou com tudo: só este ano, são mais de 20 novas embarcações, e os cruzeiros de luxo se consolidam como um dos principais nichos do segmento.

A demanda tem sido grande, com alguns itinerários esgotando rapidamente – até mesmo roteiros de volta ao mundo em até quatro meses. O crescimento vem sendo tão expressivo que algumas redes hoteleiras resolveram surfar nessa onda, incluindo Four Seasons, Ritz-Carlton, Aman, Belmond e Orient Express.

Os cruzeiros de luxo mostram que navegar com conforto e boa mesa é uma experiência segura, mesmo em tempos turbulentos e possui uma das melhores relações custo-benefício do mercado. “Esses itinerários permitem descobrir em uma mesma viagem lugares e experiências diferentes, da maneira mais tranquila possível”, explica Simon Mayle, diretor de eventos da ILTM (International Luxury Travel Market).

Sinônimos de exclusividade, recebem poucos passageiros e focam em curadoria e customização de serviços e experiências, seja em alto-mar ou em algum dos mais míticos rios do planeta. “Já superamos em cerca de 10% as vendas do pré-pandemia. Nossa expectativa para as próximas temporadas é bastante positiva”, comenta Ricardo Alves, CEO da Velle Representações, que representa no Brasil armadoras como Scenic e Explora Journeys.

“Milionário por uma semana”

Glen Moroney, CEO da australiana Scenic Cruises, apostou no Scenic Eclipse I, primeiro iate de expedição de luxo do mundo, ainda em 2021. Focado nos polos e com direito a minissubmarino e a dois helicópteros a bordo, até hoje inspira novas embarcações de luxo. “Queria que meus amigos não milionários pudessem se sentir milionários ao menos por uma semana.” É assim que Moroney justifica a boa ideia de negócio. Deu tão certo que acaba de lançar o iate-irmão, Scenic Eclipse II, que chegará também a destinos exóticos e remotos, como Papua-Nova Guiné, Ilhas Solomon, Vanuatu e Fiji.

Além dele, diversas novas embarcações de luxo estão chegando este ano. O Silver Nova, da Silversea Cruises, é o mais esperado novo navio do mundo. Com inauguração prevista até o final do verão europeu, será o primeiro com gás natural líquido e motor híbrido, podendo ser recarregado a cada escala. Todas as suítes terão vista para o mar (algumas com terraços com jacuzzi privativa e impressionantes 270 graus de vista), sistema com tudo incluído e mordomo.

A Regent Seven Seas inaugura o Seven Seas Grandeur, com 100% das suítes com varanda e itinerários tão cheios de mimos que até o serviço de lavanderia está incluído nas tarifas. A Swan Hellenic Cruises inaugurou o SH Diana, para apenas 192 hóspedes, com expedições culturais pelas costas africanas entre suas rotas. A nova Explora Journeys (parte do grupo MSC) inaugura agora seu primeiro navio de luxo, o Explora I, com suítes de até 280 metros quadrados e a primeira boutique Rolex em alto-mar.

O nicho é tão sedutor que até a Oceania Cruises, antes considerada “upper premium”, colocou seu pé nos cruzeiros de luxo ao inaugurar o Oceania Vista: 100% das cabines com varanda, 10 restaurantes, inovador programa de mixologia e uma inédita área molhada com espreguiçadeiras e daybeds.

A hotelaria pede passagem nos cruzeiros

A crescente demanda por esse tipo de cruzeiro gerou uma inédita parceria com a hotelaria tradicional. Das grandes redes, a Ritz-Carlton foi a pioneira, lançando o Evrima, para 298 passageiros, com suítes dúplex, gastronomia três estrelas Michelin do Sven Elverfeld e um spa ESPA. Duas embarcações irmãs, Ilma e Luminara, já estão em construção.

Depois veio a Belmond, com seu Coquelicot, para cruzeiros fluviais privativos na região de Champagne. São apenas quatro suítes (com banheiros em mármore e tudo) com total customização e personalização de serviços – incluindo atividades exclusivas em parceria com a Maison Ruinart.

O grupo Four Seasons anunciou o primeiro megaiate da marca, com 679 pés e 95 suítes: o Four Seasons Yacht, com investimento de aproximadamente 1,2 bilhão de euros e inauguração em 2025, promete cerca de 50% mais espaço por viajante e a maior proporção de funcionários por hóspedes da indústria.

A Aman Resorts também quis aproveitar a maré: seu Aman Sama terá apenas 50 suítes, itinerários focados em wellness, dois helipads, o primeiro jardim japonês em alto-mar e, é claro, um enorme Aman Spa.

O anúncio mais recente veio da Orient Express: seu Silenseas, com inauguração prevista para 2026, será o maior veleiro do mundo, com design de Maxime d’Angeac – o mesmo dos luxuosos trens da marca. Serão 54 acomodações (incluindo uma espetacular suíte presidencial de 1.415 metros quadrados) e um revolucionário sistema de propulsão a vento.

A julgar pela fila de inaugurações previstas para os próximos três anos, ainda haverá muita água para rolar nessa onda aparentemente perfeita para o mercado.

Informações da Forbes
Foto: Reprodução

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