SAIU NA ADORO: Do projeto à conclusão da obra

@sangalliarquitetura

Entenda a importância do acompanhamento de um arquiteto durante a construção de um empreendimento 

 

Em meio ao excitante processo de construir a casa dos sonhos, muitos proprietários podem subestimar a importância de contar com a expertise de um arquiteto desde a fase inicial do projeto até o momento do fim da obra. O acompanhamento contínuo deste profissional não só assegura a realização de uma visão estética única, mas também desempenha um papel crucial na segurança, funcionalidade e economia da obra.

Engana-se quem pensa que o papel de um arquiteto em uma obra é apenas o de criar um visual atraente. Sua atuação começa com uma estreita colaboração dos clientes que vão relatar suas necessidades, estilo de vida e ideias para a casa. Com essas informações personalizadas em mãos é feito um projeto que reflete a identidade única de cada cliente, otimizando o uso do espaço e incorporando soluções inovadoras.

O segundo passo, não menos importante, é o acompanhamento da construção desse projeto. Para o arquiteto Raphael Sangalli, a partir desse ponto é que o trabalho começa. “É de extrema importância ter um arquiteto em todo o processo desde o início, na concepção do projeto, na execução da obra, na fiscalização da obra e em sua finalização.”

Raphael conta que entre esses serviços estão o projeto do imóvel, projeto da área de lazer, luminotécnico, mobiliário, paisagismo, entre outros; e também o gerenciamento, como a contratação de serviços terceirizados e de mão de obra. “Eu adoro essa parte de obra, meus serviços vão desde orçamento, contratação do serviço, compra de material, fiscalização se o serviço está sendo executado de acordo com o projeto original, gerenciamento do pessoal que está trabalhando na obra, até a finalização da construção ou reforma.”

Garantindo qualidade e integridade

Segundo o arquiteto, as vantagens desse acompanhamento profissional são inúmeras, pois é possível identificar e resolver os desafios arquitetônicos considerando questões como: topografia do terreno, normas locais e restrições legais. Isso evita surpresas desagradáveis durante a construção e permite uma execução mais segura do projeto. “Reduz os problemas durante a obra e os que poderiam vir no pós-obra. Evitamos problemas de acabamento, problemas de fissuras, problemas estruturais e até problema de uso inadequado de algum material”, ressalta.

Isso não apenas assegura a integridade estrutural, mas também a qualidade estética do resultado final, já que a capacidade do arquiteto de adaptar o projeto conforme necessário durante a construção é inestimável. Mudanças inevitáveis podem surgir devido a fatores imprevistos, e a habilidade e conhecimento do profissional para ajustar o projeto sem comprometer a visão original é um diferencial que contribui muito para o sucesso do empreendimento.

Raphael chama atenção para um fator muito importante. Além do aspecto estético, o acompanhamento contínuo contribui para a valorização do imóvel a longo prazo, já que a qualidade da construção é assegurada. “A realização profissional do arquiteto é ver toda a idealização do projeto ser finalizada e concluída, na forma como projetou e foi idealizada pelo cliente. É ver o sonho do cliente, que foi idealizado no papel, se tornar uma realidade concreta”, conclui.

Fotos: Guilherme Augusto

  • Compartilhe: