SAIU NA ADORO: Gestação e bem-estar

@ftsabrinagomes

Fisioterapeuta e doula, Sabrina Gomes oferece cuidados especiais para gestantes e puérperas através do Método Pilates em Luís Eduardo Magalhães

Há profissionais que vão além do ofício, que carregam consigo uma missão de cuidado, afeto e transformação. Sabrina Soares Gomes, de 29 anos, é uma dessas mulheres que encontrou seu propósito na fisioterapia e na doulagem, trazendo saúde física e mental para seus pacientes através da Movimente Fisioterapia e Pilates, em Luís Eduardo Magalhães.

Formada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul), a profissional começou sua jornada em 2019 oferecendo atendimentos com o método Pilates e foco na fisioterapia ortopédica. Porém, seu caminho começou a se desenhar de forma diferente quando as gestantes passaram a procurar seus serviços para a prática do Pilates. “À medida que eu comecei a atender as gestantes que chegavam para fazer Pilates, fui estudando, fazendo cursos, me especializando e me apaixonando ainda mais pela área obstétrica, e devido o incentivo das minhas pacientes, realizei a formação em Doula”, conta Sabrina.

Hoje os seus atendimentos são focados em auxiliar a mulher em todo o ciclo gravídico e puerperal, ou seja, um acompanhamento que vai da gestação, passa pelo parto, e continua no pós-parto.

Como é feito o atendimento?

Com maestria, Sabrina combina o Método Pilates com a Fisioterapia Pélvica, preparando o corpo das gestantes para o parto, prevenindo dores e desconfortos, ou tratando de possíveis disfunções que possam surgir nessa fase tão especial da vida. E essa dedicação se estende ao seu cuidado como Doula. “Através do serviço de doulagem preparo a família para o parto através de informações que irão auxiliar o casal a tomar suas próprias decisões no momento do nascimento do seu bebê, além de estar presente no dia do parto, proporcionando apoio físico e emocional e auxiliando nas demandas após o parto”, explica.

Todo esse cuidado não termina com o nascimento do bebê. Na fase do pós-parto imediato, a fisioterapia tem o objetivo de levar conforto para a mulher através da aplicação do tapping e da utilização de terapias manuais, auxiliando em uma recuperação mais rápida, sendo assim, proporcionando maior tranquilidade e segurança nos cuidados com o bebê.

Estimulando o autocuidado das mulheres

Sabrina conta que o seu objetivo maior é estimular o autocuidado das mulheres para que elas vivam a maternidade de forma saudável, leve, e com suas decisões respeitadas. Seu compromisso vai além das consultas e exercícios, é mostrar às famílias a importância da informação, do empoderamento nas escolhas e do respeito ao corpo da mulher. “Além disso, para aqueles que têm a oportunidade, escolham bem os profissionais que estarão ao lado de vocês, pois isso é fundamental e fará grande diferença na vivência que terão nesse momento. E para as famílias que não terão a possibilidade de escolher sua equipe, lembrem que informação é poder!”, alerta a profissional.

É a partir do conhecimento que as mulheres começam a compreender que sentir dor durante a gestação não é normal, e o parto não precisa ser um momento de sofrimento. “Meu maior desafio é mostrar para mais famílias a importância da informação, que eles podem e devem defender suas decisões com base em informações de qualidade, além disso, mostrar para as gestantes que sentir dor não é normal, que parto não é sofrimento e que podemos, sim, fazer com que esse momento se torne inesquecível de forma positiva”, ressalta Sabrina.

“Eu me sinto privilegiada por ter a oportunidade de fazer parte de um momento tão íntimo na vida da mulher, por isso, busco sempre me especializar para que eu possa dar o meu melhor em cada atendimento que realizo, pois para mim, como profissional, pode ser mais um parto, mas para aquela família, o nascimento do seu filho(a) é único!”, conclui.

Fotos: Guilherme Augusto

  • Compartilhe: