SAIU NA ADORO: Sophia Sasaki Ricardi e sua mochila pela Europa 

@sophia_sasaki

Texto: Joanna Morbeck e Simone Regina

Viajar para a Europa com certeza é um dos principais desejos de muitos brasileiros. O Velho Mundo reserva em suas terras um mergulho em muita história, arte e cultura. Com a pequena distância entre os países é possível visitar diversas atrações e várias nações em pouco tempo.

Aos 14 anos, a barreirense Sophia Sasaki embarcou em um mochilão pela Europa com os pais, Thiago Ricardi e Thaís Kissu. O objetivo da família foi conhecer e vivenciar uma viagem única através da cultura e pela história de vários países da Europa com uma mala de bordo, cada um. O roteiro? Espanha, Itália, Vaticano, Grécia, França e Inglaterra.

O primeiro desembarque foi em Barcelona, na Espanha. A cidade é conhecida por sua arquitetura única e por seu povo animado e musical. “Visitamos a famosa Basílica da Sagrada Família, uma igreja extremamente grandiosa e bonita que há mais de 100 anos continua em construção. O seu interior é cheio de vitrais e, por ser tão majestosa, fica difícil decidir para onde olhar. Gaudí pensava que a igreja era como um grande livro que contava a história do novo testamento, o que fez a minha ida ser mais especial ainda”, conta Sophia.

Seguindo a lista de países a visitar, o segundo foi a Itália. Um país que possui forte apelo emocional. Para Sophia, o ponto chave da viagem foi conhecer o Coliseu, incluído pela Unesco na lista dos Patrimônios da Humanidade e que em 2007 foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. “Foi um misto de emoções estar na arena do Coliseu e imaginar as batalhas entres os gladiadores e tudo que já aconteceu ali.”

Já no Vaticano, o menor país do mundo, a família foi ao museu do Vaticano e à Capela Sistina. “A basílica de São Pedro foi o lugar que meu pai mais ficou impressionado na viagem. É realmente imponente e grandiosa. No seu interior está a famosa ‘Pietà de Michelangelo’, dentre outras várias obras de arte”, relembra. 

A Grécia foi um espetáculo à parte, o país é recheado de cultura, com uma arquitetura singular e pequenas casas brancas em diversos vilarejos. Sophia conta que voltaram apaixonados pela Grécia. A cultura, a língua, as músicas e a comida são impressionantes. Lá visitaram a Acrópole, em Atenas. (((“A mitologia grega é fascinante. Foi uma experiência incrível estar no Partenon, construído no século VI a.C., e ver de pertinho tudo aquilo que eu só havia lido nos livros. Imaginar que os maiores filósofos como Aristóteles e Platão estiveram ali, no berço da filosofia, é de tirar o fôlego”, conta Sophia.)))

Para a estudante, as ruas de mármore e a culinária são inesquecíveis, foi um dos principais atrativos para a família. Relembra que todos os restaurantes que foram, desde o mais simples até o renomado Varoulko, premiado com estrela Michelin, possuíam uma comida realmente sensacional. “Inclusive uma grega que nós conhecemos compartilhou um segredo: os gregos têm muito orgulho da culinária deles, e para eles é inadmissível servir uma comida ruim”, revela. 

O roteiro também contou com uma passagem ilustre pela Cidade Luz. Paris é sempre Paris! A cidade do amor e também da revolução rendeu momentos únicos, como a visita ao museu Louvre e a subida da Torre Eiffel. “O momento que mais me marcou na viagem foi ver a Torre Eiffel do Trocadero. Eu fiquei emocionada. Foi muito especial para mim. São experiências que nunca mais vou esquecer e que levarei para toda vida”, conta emocionada. 

Para fechar com chave de ouro a passagem pela França, a família conheceu a habitação de reis e rainhas, Versailles. Lugar grandioso, com portões de ouro, um jardim que mais parece uma cidade e histórias que marcaram a sociedade como ela é hoje. “O castelo é incrível! A sala dos espelhos foi a minha preferida! Imaginei: se hoje eu fiquei impressionada com toda riqueza desse lugar, imagina na época em que ele foi construído?” recorda.

Saindo do solo Francês, o último destino da viagem foi Londres. Sophia conta que a cidade chamou sua atenção pois as pessoas andam muito arrumadas e elegantes, no metrô estão sempre lendo. Na cidade, além da visita a London Eye, a famosa roda-gigante, o grupo se encantou com a Borough Market, que segundo ela, é um lugar imperdível para se conhecer. “Uma feira que existe há mais de mil anos e é típica, frequentada tanto por turistas quanto por moradores locais! Lá experimentamos comidas deliciosas e diferentes. Eu fiquei encantada e só de pensar eu fico morrendo de saudades.”

Muitos podem até se perguntar: Como viajar por tantos países e passar 20 dias fora de casa apenas com uma mochila? Sophia conta que ela, sua mãe e seu pai conseguiram se planejar bem para essa aventura. “Levamos peças com cores neutras e fáceis de combinar entre si, então mesmo com pouca roupa conseguíamos montar vários looks. Fomos no inverno, então roupa térmica é indispensável, como tínhamos pouco espaço na mochila, optamos por tecidos tecnológicos que, além de serem extremamente leves, secam muito rápido, e têm excelente performance no clima frio”.

A estudante ressalta que na Europa é muito fácil encontrar lavanderias com preços acessíveis. “Colocamos as roupas na máquina e em questão de minutos a roupa sai limpa e sequinha.”

DICAS

Depois de uma viagem com tantas histórias. Sophia deixou algumas dicas para quem está planejando viajar para Europa apenas com uma mochila nas costas. As principais listadas por ela são:  

Tenha seguro viagem do tratado de Schengen, que é obrigatório para quem viaja para Europa. Dê preferência a se hospedar em locais estratégicos, perto das principais atrações ou próximo às estações de metrô, e lembre-se de comprar os ingressos das atrações antecipadamente e, de preferência, no primeiro horário. 

Se você for viajar de mochilão ou chegar na cidade e ainda não for o horário do check-in no hotel, você pode baixar aplicativos como o “Nanny Bag”, que mapeiam locais, dentro de várias cidades, onde é possível guardar as malas por um tempo determinado.

Fotos: Arquivo Pessoal

  • Compartilhe: