SAIU NA ADORO: União, Força e Colheitas Férteis: A Importância dos Sindicatos para os Produtores Rurais

@sprbarreiras

Texto: Simone Regina

O agronegócio é uma potência que se revela cada vez mais importante para a economia do país, responsável por quase 30% do PIB brasileiro. E contribuindo para este montante está a região Oeste da Bahia, setor responsável por 24,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, segundo dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado.

Em meio aos desafios do setor estão os produtores rurais que são a base de toda a produção. Eles contam com os sindicatos para defender seus interesses comuns em meio a um ambiente dinâmico e muitas vezes imprevisível. 

Contemplando 11 municípios da região Oeste baiana, o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) faz parte do sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Presidido por David Schmidt, o sindicato não possui fins lucrativos e tem a representatividade institucional dos agricultores da sua área de extensão. 

David Schmidt explica que, assim como as demais sindicâncias da rede, o SPRB é a parte operacional do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), e ressalta que o papel do sindicato é multifacetado. Ele fortalece a posição dos agricultores no mercado, mas pode colaborar para o crescimento do setor como um todo. “Além de contribuir para a construção da cultura da sustentabilidade no campo, nosso papel social é colaborar efetivamente em benefício do desenvolvimento da agropecuária, para isso desenvolvemos projetos de educação rural e social, como o Programa Jovem Aprendiz, ATEG, AgroJovem, Programa Despertar, Pop Amigo, Rede e-Tec, Formação Profissional Rural – FPR, Pesquisa Salarial”, relata.

O programa AgroJovem, por exemplo, visa envolver jovens com idade entre 18 a 29 anos no setor agropecuário através da capacitação, suporte e oportunidade profissional para um futuro promissor no mercado de trabalho. Assim como o Jovem Aprendiz, que é realizado em parceria com empresas e produtores rurais que se enquadram na legislação no que diz respeito à obrigação de contratação de aprendizes, devendo haver assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do aprendiz e Contrato de Aprendizagem por tempo determinado, não podendo ultrapassar dois anos.

“Com o Jovem Aprendiz, além dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos cursos, os jovens são estimulados a desenvolver autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade e ética. Os resultados são gratificantes, principalmente porque grande parte dos jovens estão descobrindo sua vocação, que pode estar atrelada ou não a sua formação”, explica David. 

O presidente conta que com foco em defender os interesses do produtor rural, o SPRB disponibiliza serviços aos associados como: “Desconto em Lojas para compra de materiais, como ferramentas, equipamentos e irrigação; Realizamos análise de solo e folha com 50% de desconto em todas as análises completas; Oferecemos suporte a dúvidas trabalhistas e previdenciárias com assessoria do advogado Dr. Clovis Queiroz para os representados do SPRB; Realizamos pesquisa salarial com 10% de desconto para associados; E possuímos salas disponíveis para o uso dos associados com capacidade para 8 pessoas, e sala de treinamento para 20 pessoas.”

Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: