SAIU NA ADORO: Sofisticação e requinte: Conheça as novas tendências para elevar a experiência de saborear um churrasco

@deliave_

Texto: Redação

Se existe uma palavra que define bem a culinária brasileira, sem dúvida, é o churrasco. Seja com a família reunida em casa, ou num bom restaurante, saborear uma carne assada na brasa sempre é sinônimo de alegria, prazer e bons momentos.

Mas, como tudo muda, ao longo dos anos, o churrasco também ganhou novos ares e se reinventou, com cortes nobres e únicos – elevando ainda mais a experiência gastronômica. Essa sofisticação virou tendência que ganha cada vez mais adeptos no país. 

Para atender essa demanda cada vez mais exigente, muitos estabelecimentos transformaram o jeito de servir o churrasco. É o caso do Açougue e Restaurante Deliave, localizado em Barreiras, Oeste da Bahia. O estabelecimento existe há 16 anos e foi fundado pelo empresário Alex Virginio, que é contador por profissão, mas açougueiro e assador por paixão. 

Desde a fundação, o profissional conta que sempre existiu essa preocupação por inovar e, por isso, as criações de pratos já fazem parte da rotina da equipe: “Podemos sim transformar o churrasco originalmente rústico em um prato sofisticado e chique. Para isso, basta ter cuidado nas montagens e na combinação dos acompanhamentos, que podem ser leves, cheios de frescor e sabor, assim como molhos bem elaborados que fujam do comum“. 

A empresa também apresenta um conceito diferenciado que envolve as carnes para que o cliente tenha uma experiência diferente. O cardápio mistura, de forma equilibrada, a rusticidade com a sofisticação, oferecendo combinações mais leves e inesperadas. Os cortes são servidos em elegantes pratos esmaltados, que vêm acompanhados da tradicional tábua de carne de madeira com detalhes em ferro fundido. As harmonizações com as bebidas também são sempre sugeridas para elevar a experiência.

“A carne grelhada pode ter uma série de harmonizações, alguns clientes preferem a tradicional cerveja, mas há quem prefira um vinho. Geralmente sugerimos um Malbec, que faz uma ótima combinação com este estilo de prato,” explica Alex.

No caso do vinho tinto, a bebida deve ter doçura suficiente para promover equilíbrio com a intensidade da carne. O empresário indica vinhos robustos, com alguma acidez, como a melhor escolha para contrastar com a carne defumada, assada ou grelhada, por exemplo. Uma outra opção é o Cabernet Sauvignon. 

Não deixe de experimentar!

Um dos pratos do menu assinado pela Chef Paula Labaki é o Ancho Angus, um corte especial, assado ao ponto para manter a carne suculenta e macia. O arroz caldoso completa a apresentação ao lado do ovo frito, ambos acompanhados de um purê de batatas, cheio de personalidade, com toque de gengibre. “Nesse prato temos uma carne europeia, que entrega bastante sabor e maciez. É o prato mais pedido na casa. Une toda a rusticidade da brasa com a opção de uma cozinha contemporânea, saindo do tradicional”, conclui o empresário.

Fotos: Guilherme Augusto

  • Compartilhe: