CLUB ADORO: Saiba como harmonizar vinhos com sua ceia de Páscoa

A Páscoa é uma das épocas do ano mais esperadas por quem gosta de estar em família e amigos. Afinal, essa data festiva é uma ótima oportunidade para celebrar os bons momentos da vida com as pessoas que amamos. E existe maneira melhor do que celebrar a vida?

Para o seu encontro com a família e amigos ficar completo, pode ser uma boa ideia investir em um tipo de vinho que vai harmonizar perfeitamente com os pratos que você vai preparar no tradicional almoço de Páscoa. Por isso, para lhe ajudar nessa tarefa, separamos uma lista de dicas para escolher os melhores vinhos que combinam com alguns dos pratos servidos nessa data!

Vinho com Bacalhau

O bacalhau é peixe de mar tradicional na mesa dos brasileiros, principalmente em datas comemorativas.

Bacalhau não é uma espécie de peixe, na verdade o nome de bacalhau é dado a peixes que passam por um processo específico de salga. Diversas espécies do gênero Gadus podem ser prensadas para que toda a água do peixe seja retirada, dando início à salga do bacalhau. O resultado é um peixe extremamente salgado, que antes de ir ao forno, deve ir à água para retirar o excesso de sal do peixe.

Por ser um peixe mais estruturado, nós recomendamos um vinho branco também de bom corpo. O Gelso Bianco Fiano IGT é a escolha certa para a harmonização com o bacalhau, pois apresenta características de um vinho branco gourmet encorpado, com riqueza aromática e um paladar inigualável.

Vinho com Tilápia (Saint Peter)

A Tilápia, também conhecida como Saint Peter, é um tipo de peixe leve, sem espinhos e de fácil preparo. A tilápia está presente no cardápio do seu restaurante? Então leia uma dica para valorizar o prato de tilápia com harmonização de vinho.

A uva Pinot Grigio certamente é a opção mais adequada para harmonizar com a Tilápia (Saint Peter), seja em filé ou em pedaços. Na harmonização escolha o vinho branco italiano Casa Lunardi Pinot Grigio, um clássico vinho branco italiano produzido no Veneto, com uma relação excepcional de custo-benefício, visto que o vinho apresenta um paladar fresco, frutado e de boa acidez, que, combinado ao Saint Peter, libera uma sensação de prazer e sabor do começo ao fim da experiência de quem degusta. Além do branco, nós vamos harmonizar o vinho tinto Casa Lunardi Merlot com o filé de tilápia (saint peter), por ser um vinho tinto frutado e bem equilibrado você não corre o risco de criar uma sensação metálica no paladar.

Vinho Branco italiano Casa Lunardi Pinot Grigio

Vinho com Merluza

O filé de Merluza grelhado é um clássico das refeições Brasileiras, por ser um peixe leve certamente harmoniza com a uva Sauvignon Blanc. O vinho branco italiano Casa Lunardi Sauvignon Blanc é a escolha certa para acompanhar um belo filé de merluza grelhado pois é um vinho vívido, fresco, frutado e de boa acidez que quando somado ao peixe transmite uma sensação de conexão e harmonia entre a comida e o vinho.

Vinho com Atum

Você já ouviu falar que o atum é o “boi do mar”? Isso se dá por conta de sua cor avermelhada, que nos remete à carne bovina, e alguns chefes meniconam o fato de a textura do peixe ser parecida com a textura da carne bovina.

O atum é um peixe utilizado na culinária de todo o mundo, visto que é uma espécie facilmente reprodutiva em cativeiro. Você pode escolher entre cozinhar, assar ou comer cru (em sushi, sashimi e temaki). Como o atum é um peixe mais encorpado, recomendamos a harmonização com vinhos da uva Chardonnay, um vinho branco de mais corpo como o Gavignano Chardonnay IGT, um vinho branco italiano da Toscana muito bem encorpado, de sabor agradável e acentuado. O Gavignano Chardonnay IGT apresenta notas de frutas brancas, é seco e persistente.

Vinho com camarão

Apesar de extremamente delicada e leve, a carne do camarão é uma das alternativas mais saborosas que encontramos no universo dos frutos do mar. Atente-se aos melhores vinhos que harmonizam com cada tempero, já que essa carne absorve bem as características dos ingredientes utilizados na sua receita.

Para preparações muito apimentadas, opte por vinhos brancos com teor alcoólico mais baixo. Para camarões feitos na manteiga ou com preparações muito cremosas, os vinhos brancos mais encorpados – como Chardonnays – podem ajudar a equilibrar o sabor.

Camarões grelhados e no risoto, por sua vez, harmonizam muito bem com espumantes, enquanto uma paella completa pede vinhos Tempranillos, bem jovens.

Um tipo de vinho para cada tipo de salmão

Outro ingrediente favorito para o almoço de Páscoa virtual é o salmão, um dos peixes mais valorizados do mundo, tanto por seu sabor, quanto por seu valor nutricional. O salmão, entretanto, é um peixe que tem características completamente diferentes – de textura, aroma e sabor – que variam de acordo com o seu tipo de preparação. Por isso, a escolha dos melhores vinhos pode variar também com o tipo de receita:

  • Para o salmão consumido cru, a escolha de vinhos brancos leves é a pedida certa, para não competir com o sabor suave dos cortes. Se esse mesmo tipo de preparo, leva ingredientes cítricos, como o suco de limão, você pode substituir o vinho branco por um espumante Brut, que ajuda a refrescar o paladar.
  • O salmão defumado harmoniza bem com vinhos e espumantes rosés, que são requintados na medida certa para esse tipo de carne, com o sabor discretamente mais forte.
  • Massas que tem o salmão como um de seus ingredientes podem harmonizar com vinhos brancos ou rosés, sendo o primeiro ideal para molhos brancos e o segundo para molhos de tomate.
  • Para quem vai optar por um salmão grelhado, vinhos brancos da uva Sauvignon Blanc são boas pedidas, mas também podem ser substituídos por tintos da uva Pinot Noir;
  • O salmão cozido pode harmonizar muito bem com Proseccos.

Vinho com sobremesas

Se você quer terminar seu almoço de Páscoa virtual com estilo, que tal também harmonizar os doces com ótimos vinhos de sobremesa?

Para receitas feitas com chocolate amargo, um vinho tinto seco pode ser a escolha certa para a refeição. Sobremesas doces, entretanto, pedem vinhos mais doces como acompanhamento. Por isso, o vinho do Porto ou os rótulos de colheita tardia (também conhecidos como Late Harvest) são alternativas interessantes por seu sabor mais adocicado e aspecto licoroso. Esses vinhos combinam tanto com chocolate ao leite e branco, como com tortas de frutas e bolos.

Informações de Italiamais/ Pão de Açúcar.
Fotos: Reprodução

  • Compartilhe: