ADORO ACONTECE: Festival de Jazz do Capão celebra sua 10ª edição em novembro; confira programação

A 10ª edição do Festival de Jazz do Capão (FJC) terá dois dias de programação musical com oito atrações e workshops. Os shows gratuitos serão realizados nos dias 4 e 5 de novembro (sexta e sábado), das 19h às 00h, no Circo do Capão, localizado no Vale do Capão, no município de Palmeiras, a 440 km de Salvador.

Essa mudança de local visa proporcionar uma apreciação plena dos shows, com parte do público sentado, ouvindo em volume adequado e confortável para contemplar a música com qualidade. Outra novidade desta edição é a realização dos workshops no Coreto da Vila nas manhãs e tardes do festival, com acesso gratuito. À noite será disponibilizado um telão, no mesmo local, que vai transmitir ao vivo os shows do Circo para a praça.

A programação deste ano apresenta no dia 04 de novembro (sexta-feira), às 19h a Mostra UFBA com Edward Luís Emmerling Quinteto, Jordi Amorim Sexteto, Beto Martins Quinteto e Henrique Albino Quarteto. No dia 05 de novembro (sábado), às 19h teremos a Mostra Capão com Pablo Rozas, Fabrício Santana e Melquíades Ferraz; o duo Morgana Moreno e Marcelo Rosário, Sidmar Vieira Quarteto e Léo Gandelman Quarteto.

Pela sexta vez, desde 2015, o projeto conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. O evento tem ainda patrocínio da Axxo Construtora, através da Lei Rouanet, do Ministério do Turismo. A realização é da Cambuí Produções.

Para ilustrar a 10ª edição do FJC representamos na identidade visual sua trajetória, através de uma árvore cultural diversa, que floresce e frutifica transbordando música. O ponto alto desse amadurecimento é a chegada do Festival ao Circo do Capão, templo das artes e que representa de forma muito especial a força da cultura independente no Vale do Capão.

Sobre a 10 ª edição do FJC, o seu idealizador e diretor artístico Rowney Scott reflete que “diante de tantos desafios que temos vivido nos últimos anos, vendo a cultura e a educação do país sendo abandonadas e sucateadas, ficou claro para nós que o movimento de evolução nem sempre significa expansão. O recolhimento, não só como forma de sobrevivência mas, sobretudo, para uma melhor compreensão de nós mesmos e do nosso entorno, se torna fundamental. Essa condensação de energias, representada pela ida para o Circo, proporcionará uma atenção maior à música, aos artistas, e uma possibilidade de o público contemplar e absorver a arte na sua integridade. Nada melhor para celebrar a nossa décima edição, do que a sensação de maturidade e consciência do que somos e do que queremos. Quanto à música… a diversidade e a qualidade serão mais uma vez a marca do FJC ”.

“O Festival de Jazz do Capão fecha mais um ciclo, com esta 10ª edição, após o quinto e último ano do apoio financeiro do Edital de Eventos Calendarizados, do Fundo de Cultura.  Vamos buscar novos parceiros nesta captação de patrocínio, garantindo assim que o Festival continue acontecendo no Vale do Capão”, ressalta o produtor executivo do Festival de Jazz do Capão, Tiago Tao.

Programação

Shows
04/11/2021 – às 19h
Mostra UFBA: Edward Luis Emmerling Quinteto
Jordi Amorim Sexteto
Beto Martins Quinteto
Henrique Albino Quarteto

05/11/2021 – às 19h
Mostra Capão: Pablo Rozas / Fabrício Santana e Melquíades Ferraz
Morgana Moreno e Marcelo Rosário
Sidmar Vieira Quarteto
Léo Gandelman Quarteto

Local: Circo do Capão, Rua do Juca, s/n – Vale do Capão – Palmeiras, Chapada Diamantina – BA

Workshops no Coreto da Vila

04/11 (SEXTA-FEIRA)
“Bateria” com Beto Martins – às 10h
“Improvisação, técnica do instrumento e composição” com Sidmar Vieira e Sidiel Vieira – às 14h

05/11 (SÁBADO)
“Choro” com Morgana Moreno e Marcelo Rosário – às 10h
“Música e Criatividade” com Léo Gandelman – às 14h

Informações do Alô Alô Bahia.
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: