SAIU NA ADORO: Projeto Marca Agro do Brasil: Um passo para tornar o agro uma paixão nacional

@abmra_

Texto: Simone Regina

O agronegócio no Brasil é visto como um dos setores mais importantes e estratégicos para a economia do país. É reconhecido como uma potência mundial na produção de alimentos, fibras e biocombustíveis, além de desempenhar um papel fundamental na geração de empregos e no equilíbrio da balança comercial brasileira. Entretanto, isso ainda não é suficiente para o Agro ser “bem visto” aos olhos de alguns brasileiros.

O projeto Marca Agro do Brasil, idealizado pelo movimento ‘Todos a uma só Voz’ e apoiado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), que será lançado para captação de recursos no dia 22 de abril, pretende levar o setor em direção a um novo momento de reconhecimento e valorização. “O projeto é fruto de mais de três anos de pesquisas, estudos e consultas à população, profissionais de dentro e fora da porteira, artigos acadêmicos e análises de cenários”, afirma o Presidente da ABMRA, Ricardo Nicodemos.

Segundo Ricardo, a identificação desse cenário começou com a abrangente pesquisa “Percepções sobre o Agro – o que pensa o Brasileiro”, que ouviu 4.215 pessoas de todos os estados e classes sociais, revelando um cenário complexo e instigante.

“O estudo revelou que sete em cada dez brasileiros possuem uma atitude positiva em relação ao campo, além de destacar que o Agro é um dos setores mais admirados pela população do país. Por outro lado, três em cada 10 brasileiros são propensos a boicotar o setor. Entre esse grupo, 51% possuem idade entre 15 e 29 anos e são vistos como futuras lideranças do país na próxima década”, relata.

Do lado de dentro da porteira, a pesquisa ABMRA ‘Hábitos do Produtor Rural’ revela que 54% dos produtores acreditam que sua imagem é regular ou péssima perante a sociedade. “Sabemos que o Agro brasileiro evoluiu significativamente nas últimas décadas, adotando tecnologias, inovações e práticas sustentáveis. No entanto, a comunicação do setor não acompanhou esse progresso, deixando-o vulnerável a críticas frequentes, mitos e desinformação”, revela Nicodemos.

E foi com o intuito de conectar a cidade ao campo que o projeto Marca Agro do Brasil foi estrategicamente desenvolvido. Uma jornada de comunicação que envolve diferentes públicos e faixas etárias, desde as crianças na pré-escola até os CEOs de grandes empresas. E o foco estratégico não poderia ser mais certeiro: o público neutro, aqueles sem uma decisão pré-estabelecida, predominantemente localizado na região Sudeste, com 46% da população, seguido pelo Nordeste com 23%, sul com 16%, norte com 9% e Centro-Oeste com 6%, com uma distribuição igualitária de gênero e diversidade nas classes sociais.

Nicodemos explica que o projeto possui três pilares fundamentais – consistência, sequência e frequência -, e busca construir uma imagem sólida e positiva para o agronegócio brasileiro.

A Força do Agro: Resultados e reconhecimento

Recentemente, o agro brasileiro celebrou um crescimento expressivo de 15,1% em 2023, impulsionando o PIB nacional, como apontam dados do Ministério da Agricultura. Um feito que não pode ser ignorado, demonstrando a força e o potencial desse setor tão essencial para a economia do país. O faturamento das principais empresas do setor cresceu em média 20,2%, e o número recorde de 28,1 milhões de brasileiros trabalhando no agro reflete a vitalidade dessa indústria.

“O Oeste baiano é um dos grandes responsáveis pelo Brasil chegar onde chegou no Agro, e tem todo o seu valor. Exemplos e referência de resiliência que devem ser contados para todos. Assim como as demais regiões produtoras do Brasil, o projeto Marca Agro do Brasil contará em seu portal as grandes conquistas do Oeste baiano”, evidencia o Presidente da ABMRA.

Construindo um Futuro Sustentável

Para que o projeto tenha sucesso é importante também pensar além dos números. Busca evidenciar as práticas sustentáveis adotadas pelo agro brasileiro, transmitindo o compromisso com a conservação ambiental e o respeito às normas internacionais. “É essencial que a população conheça tudo o que o Agro brasileiro avançou no que se refere às práticas relacionadas ao ESG, com destaque à preservação do meio ambiente, e o projeto Marca Agro do Brasil mostrará isso para a população urbana de uma forma simples, agradável e muito fácil de ser entendida”, reforça Nicodemos.

Para isso, o projeto conta não apenas com estratégias de comunicação inovadoras, mas também com a participação ativa dos produtores e empresas do agro. Mais de 10 conselhos, reunindo 100 pessoas, foram formados para contribuir com insights e experiências práticas, dando autenticidade às mensagens que serão compartilhadas. “É com grande entusiasmo que anunciamos que o lançamento oficial da fase de captação do projeto Marca Agro do Brasil está agendado para o mês de abril. Esperamos ver as primeiras ações ainda neste ano”, informa Nicodemos.

E finaliza: “Nosso desejo é que o Agro se torne uma paixão nacional, tão querido quanto o futebol, e que todos os brasileiros conheçam e valorizem o papel fundamental desse setor, que saibam da história de heróis como Alysson Paolinelli, que reconheçam os esforços de famílias que trabalham duro no campo para alimentar todo o país”.

Fotos: ABMRA

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