Um guia com o melhor de Milão durante a Semana de Design 2024

De 16 a 21 de abril, Milão é a anfitriã do estimado Salone del Mobile e a grande variedade de festividades que o acompanham. Criado em 1961 como uma plataforma para exibir móveis italianos, agora o evento está em sua 62ª edição e não é apenas uma feira: é uma peregrinação para os amantes de design.

A Milan Design Week é mais do que apenas exposições e showrooms. É uma oportunidade para mergulhar profundamente na cultura local, desde as ruas modernas de Brera até os espaços amplos da Fiera Milano. Se você é um novato ansioso para absorver tudo ou um especialista em busca das últimas tendências, a Forbes fez um guia com os lugares imperdíveis, experiências subestimadas e jornadas culinárias que definem Milão durante uma das suas semanas mais agitadas.

Para ver

A estrela do show é, sem dúvida, o Salone del Mobile. Este ano, visionários como David Lynch, Paolo Ciuccarelli e Yabu Pushelberg irão apresentar suas últimas inovações, estabelecendo o ritmo para o futuro do design. Mas comparecer apenas à feira é ver a ponta do iceberg do design de Milão. O Alcova Milan, em sua sétima edição, está comandando duas vilas icônicas – Villa Borsani e Villa Bagatti Valsecchi – para apresentar um diálogo entre projetos contemporâneos de design e arquitetura notável.

Salone del Mobile Milano

Em um formato híbrido, a Capsule Plaza funde arte, design e tecnologia sob o mesmo teto, prometendo uma experiência multi-sensorial e ampla. Sem ficar para trás, a exposição “Making Sense of Color” do Google no Garage 21 convida os visitantes a explorar as profundezas sensoriais da cor, mostrando seu impacto através dos designs mais recentes da big tech. Fuja da agitação das feiras com uma parada no Rude Arts Club, com a estreia dos móveis Cosmic, Faye Toogood e Tacchini, ao lado de uma coleção de tapetes da cc-tapis.

A exposição “Being Home” da Prada Frames, com curadoria da Formafantasma, nos pede para ver as casas como mais do que um lugar de conforto, mas sim um santuário dinâmico em constante evolução para atender às necessidades contemporâneas. Enquanto isso, o histórico Palazzo Visconti se transforma em uma tela para a Flos, apresentando novos designs de nomes renomados, como Michael Anastassiades e Barber Osgerby.

Um item obrigatório na lista de todos os aficionados por design, a Gucci está pronta para revelar o Design Ancora, uma coleção de cinco objetos de design que reimaginam símbolos da elegância italiana de uma era passada. Pronto para ser um ponto de encontro, a Marimekko, em colaboração com a Apartamento, comemora o 60º aniversário de sua icônica estampa Unikko com o Bar Unikko, um espaço temporário que mistura suas estéticas únicas.

À medida que a semana se desenrola, dirija-se ao Isola Design District para “We Were Here”, um testemunho do poder do design colecionável curado por Joris Verstrepen e Jiin Yoon. Em um edifício industrial dos anos 1950, Barazante Ateliers, projeto da Zaventem Ateliers, apresenta uma mostra de peças exclusivas de designers que refletem seus valores sociais e ambientais.

A exposição Design is Language; Speak for Yourself” do Rapt Studio apresenta uma plataforma que examina como os objetos que guardamos refletem quem somos. Antes de terminar, certifique-se de explorar a exposição da Cassina, celebrando o 30º aniversário de sua parceria com Philippe Starck e os 20 anos da Coleção Charlotte Perriand. E para uma experiência verdadeiramente milanês, os marcos culturais da Fondazione Prada e da Villa Necchi Campiglio oferecem vislumbres da duradoura herança artística e de design da cidade.

Para comer

Em meados de abril, a cena culinária da cidade floresce, hospedando uma mistura de pop-ups e experiências gastronômicas especiais com os aclamados restaurantes de Milão. Em meio à agitação, o Sogni emerge como o lugar para se reunir e fazer um balanço do dia com coquetéis italianos inventivos e uma culinária mediterrânea meticulosa.

Para uma experiência sem complicações, o Atypique se destaca com uma promessa simples e ótima: bom vinho, boa comida e boa música. Popular entre os moradores locais, o Il Consolare é um ponto de referência para especialidades de frutos do mar e vinhos clássicos.

Sogni

Entre os compromissos, faça uma visita ao Silvano Cibi e Vini, um animado restaurante que reflete a alma multiétnica do bairro NoLo. Uma pausa das multidões, o Botoi é um bistrô de bairro pitoresco com apenas dez lugares, inspirado nos “bars à vins” parisienses, com pratos compartilhados e produtos sazonais.

Para um toque de sabor milanês contemporâneo, o Confine atrai o paladar exigente com sua versão de pizzas simples, elevadas por um toque gastronômico. Durante a Design Week, o pop-up We Are Ona é esperado como hotspot da cidade, não apenas por seus menus inovadores, mas por criar espaços onde design e gastronomia se misturam.

Para beber

A ânsia da cidade pela criatividade se estende muito além dos showrooms, encontrando seu caminho na icônica cena de bares de Milão. O Bar Basso, com sua fama de ser o local de nascimento do Negroni Sbagliato, é um farol para aqueles que procuram saborear história junto a coquetéis. É um lugar onde a elite do mundo do design se reúne para celebrar as inspirações do dia.

Bar Basso

O LùBar convida os visitantes para seu oásis de jardim exuberante. Para um gostinho do luxo local, o aperitivo da tarde no jardim privativo do Bulgari Hotel é uma experiência requintada. O local exclusivo é onde os visitantes da feira vêm para um retiro momentâneo, para se deliciar com bebidas meticulosamente elaboradas em meio a um ambiente deslumbrante.

Para quem prefere seus drinks com um toque de originalidade, o Norah Was Drunk é conhecido por sua tríade de coquetéis, absinto e peixe enlatado. E então há o Bene Bene, que rejeita a mixologia extrema em favor de prazeres simples, combinando design essencial com um sistema de áudio que ressoa com o melhor da cena criativa de Milão.

Para ficar

Em Milão, sua estadia não é apenas uma pausa entre exposições – ela faz parte do espetáculo. O Room Mate Giulia Hotel, com interiores de Patricia Urquiola, é uma carta de amor ao design local e um favorito dos insiders. Sua localização, a apenas um passo do Duomo, o torna parte da cena artística da cidade.

O Hotel STRAF convida você a ficar em um projeto de arte – um palácio do século 19 que foi transformado em um espaço onde músicos, DJs, artistas, instalações, arte performática e quartos aconchegantes convergem.

Room Mate Giulia Hotel

Acrescentando à mistura eclética de acomodações, o Vico Milano promete um local descolado, porém discreto, para o viajante moderno. O design do Vico, inspirado em seu passado histórico como fábrica e showroom, reflete as ruelas históricas dos vibrantes bairros de Milão. Enquanto isso, o Senato Hotel oferece um santuário elegante com apenas 43 quartos – seus interiores serenos e elegância arquitetônica servem como um contraponto bem-vindo à cidade agitada do lado de fora.

Informações da Forbes
Fotos: Divulgação | Foto de capa: Straf

  • Compartilhe: