Abapa participa de workshop sobre boas práticas em pulverização em Brasília

Representantes da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participaram, nos dias 10 e 11 de abril, do Workshop de Pulverização Aérea de Precisão para Controle do Bicudo do Algodoeiro, em Brasília. O evento incluiu apresentações sobre as melhores tecnologias de aplicação, com destaque para uma visita técnica a uma fazenda para demonstração dos resultados, além de um projeto aprovado pela Abrapa, Better Cotton Initiative e pela empresa de agricultura de precisão Perfect Flight. O objetivo principal foi mostrar as melhores práticas de aplicação para o controle do bicudo, utilizando drones e aviões agrícolas.

Paulo Schmidt, vice-presidente da Abapa, destacou a importância do evento: “Estou muito feliz com a iniciativa da Abrapa e dos demais envolvidos na disseminação das tecnologias de aplicação. Isso possibilita que os cotonicultores mantenham o alto nível de excelência na aplicação aérea, mantendo a preservação ambiental e atingindo nosso alvo, que são as pragas e doenças, principalmente o bicudo. E esses protocolos já são atendidos pelos produtores certificados pelo ABR. Uma aplicação bem feita garante maior eficiência e a eliminação da praga”.

Durante o workshop, foram apresentados os métodos de controle mais eficientes identificados nos últimos três anos. Camilo Quinteiro, representante do Projeto de Recuperação Mais Algodão da FAO, acredita que o evento leva os produtores a buscar outro patamar de sustentabilidade e nos cuidados com o meio ambiente, com a aplicação segura e eficiente dos defensivos agrícolas.

O pesquisador Dr. Henrique Campos, Coordenador dos cursos em Aviação Agrícola homologados pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e também representante técnico-científico do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), ressaltou a importância dos projetos em andamento junto à Abapa de caracterização de aviões, helicópteros e drones agrícolas com relação ao tamanho das gotas pulverizadas, principal fator responsável por mitigar a deriva de agrotóxicos.

Álvaro Moreira, gerente sênior da Better Cotton, destacou a inovação do projeto. “Este evento integra a etapa de disseminação dos resultados das boas práticas que podem contribuir para superarmos os desafios dos cotonicultores brasileiros. O projeto inova com a combinação do uso de drone para uma aplicação precisa dos defensivos para o manejo, reduzindo a quantidade de aplicações em campo e o impacto ambiental no controle de praga, especificamente no controle do algodoeiro”, disse.

Informações e Foto: Assessora de imprensa Abapa

  • Compartilhe: