Concurso escolhe o melhor restaurante a quilo do país

A 8ª edição do “O Quilo é Nosso”, que elege o melhor restaurante a quilo do Brasil, será especial em 2024. Este ano, com o tema “É comer, gostar e votar”, a Abrasel e o Mundo Mesa comemoram os 40 anos da comida a quilo, um dos principais modelos de alimentação dos brasileiros.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site oficial do evento até 21 de junho. A edição deste ano ocorrerá entre os dias 17 e 27 de setembro, em três etapas: regional, estadual e final.

Na regional, os estabelecimentos inscritos serão avaliados pelo público e por um júri técnico local. Serão avaliados, além do prato criado especialmente para o concurso, outros critérios como atendimento e higiene do local. Aqueles considerados os melhores de cada região seguem para a etapa estadual, quando serão avaliados por um júri-técnico especializado. Os melhores de cada estado irão participar da final nacional do concurso, quando serão premiados durante o evento Mesa São Paulo, eleitos por um júri composto por chefs e especialistas em gastronomia.

“‘O Quilo é Nosso’ é uma celebração da diversidade e qualidade da culinária brasileira, além de ser uma oportunidade única para os restaurantes a quilo de todo o país mostrarem sua excelência gastronômica, principalmente neste ano, em que este formato de alimentação tão popular no cotidiano dos brasileiros celebra 40 anos de criação. Este concurso destaca a importância desses estabelecimentos na cena gastronômica nacional e promove o reconhecimento dos talentosos chefs e empresários que fazem parte desse segmento”, destaca Rosane Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Abrasel.

História

O chef e empresário Fred Mata Machado inaugurou o primeiro estabelecimento de comida a quilo, o “Isto e Aquilo”, em Belo Horizonte (MG), em 1984. A ideia do modelo de negócio surgiu a partir da percepção de Fred em relação à diminuição da presença das empregadas domésticas nos lares belo-horizontinos. Com isso, cada vez mais pessoas escolhiam almoçar nos restaurantes da capital.

Para atender a demanda por comida caseira, Fred contratou cozinheiras que preparavam receitas tradicionais de Minas Gerais e os clientes tinham a opção de montar as suas refeições em marmitas descartáveis. Com o tempo, o chef percebeu uma oportunidade de criar a alternativa dos clientes comerem em seu restaurante, ao invés de apenas comprarem a comida para levar, expandindo o negócio. Embora a primeira unidade tenha encerrado as atividades em 1987, ainda existem duas unidades do restaurante em Belo Horizonte até os dias de hoje.

Nas sete edições anteriores, a Bahia nunca foi campeão do concurso que já elegeu estabelecimentos de Manaus, Fortaleza, Curitiba, Franca (SP) e Belo Horizonte como os melhores do país.

Informações do Alô Alô Bahia
Foto: iStock

  • Compartilhe: