70% das mortes por doenças crônicas podem ser evitadas com check-up

Praticar exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada e ter boas noites de sono são hábitos para garantir uma boa saúde. Além da realização periódica de consultas e exames para avaliar o bem-estar do paciente. Dados do Ministério da Saúde apontam que em média 70% das mortes provocadas por doenças crônicas poderiam ser evitadas se tivessem sido identificadas precocemente e tratadas.

O dia 7 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde, serve como alerta para lembrar do cuidado com o bem-estar. Com a realização de check-ups é possível identificar fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento de doenças, condições assintomáticas e doenças em estágios iniciais. A detecção precoce permite um tratamento antecipado.

De acordo com Marla Cruz, endocrinologista e diretora médica do Leme, laboratório de exames e vacinas que pertence à Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, a visita ao médico deve ser regular e a indicação da realização de exames de check-up deve ser individualizada.

Entre os principais exames estão os de sangue e laboratoriais, como hemograma completo, glicemia, colesterol e triglicérides, além de procedimentos como ecocardiograma, eletrocardiograma e teste ergométrico. Os exames de imagem detectam doenças, como mamografia e ultrassom transvaginal, de abdômen total e tireoide.

Informações do ATarde
Foto: Freepik

  • Compartilhe: