Escritor baiano Itamar Vieira Junior vence prêmio literário na França

O livro “Torto Arado“, do escritor baiano Itamar Vieira Junior, venceu o prêmio literário francês Montluc Résistance et Liberté 2024. A premiação celebra todos os anos as obras que promovem a análise, a reflexão, os valores da resistência e da liberdade e promova a sua relevância atual. “Torto Arado é uma história que narra o Brasil rural”, disse Itamar Vieira Junior em entrevista à Rádio Francesa Internacional (RFI) em 2023.

“Essa história, apesar de ser tão brasileira e de espelhar a nossa realidade, a nossa história… há nestas personagens algo que é humano e, por isso, talvez seja universal”, acrescentou. A obra foi escrita pelo baiano em 2019 e conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina. ‘Torto Arado’ já foi vencedor dos prêmios LeYa, Jabuti e Oceanos e segue sua carreira internacional.

Esta é a sétima edição do prêmio Montluc Résistance et Liberté (Resistência e Liberdade). A cada ano, são premiadas com €$ 5 mil (cerca de R$ 27,2 mil) nas categorias livro, uma peça ou uma obra literária. A premiação foi idealizada por Jean-François Carenco, atual ministro dos Territórios Ultramarinos da França. A cerimônia de premiação aconteceu na quarta-feira (3), no Memorial National de Prisão de Montluc, em Lyon. O local serviu como detenção militar durante a Segunda Guerra, foi fechado e se tornou um museu para relembrar a história do país.

Traduzido por Jean-Marie Blas de Roblès e publicado na França com o título “Charrue tordue” pela editora Zulma, “Torto Arado” também está na lista internacional do Booker Prize 2024. O evento acontece em maio deste ano.

No Brasil, Itamar Vieira Jr. ganhou o mais tradicional prêmio de literatura nacional, o Jabuti, em 2020. Depois do sucesso de Torto Arado (Todavia, 2019), ele lançou mais dois livros: Doramar ou a Odisséia: Histórias (Todavida, 2021) e Salvar o fogo (Todavia, 2023).

Informações de Matheus Simoni/Alô Alô Bahia
Foto: Renato Parada/Divulgação

  • Compartilhe: