SAIU NA ADORO: Buenos Aires: Uma aventura inesquecível

A capital argentina encanta com sua rica cultura, arquitetura vibrante e gastronomia deliciosa

Texto: Ananda Costa

Buenos Aires, a “Paris da América do Sul”, é um destino que conquista o coração dos visitantes com sua atmosfera única. A rica herança cultural da cidade se manifesta em sua arquitetura diversificada, que mescla estilos europeus clássicos com a vivacidade dos bairros pitorescos como La Boca e San Telmo. Essa mescla cria um cenário visual único que se completa com a vibração da vida urbana e a paixão pelo tango, presente em cada esquina.

Para os amantes da cultura, Buenos Aires oferece uma variedade de museus, teatros e galerias de arte, incluindo o renomado Teatro Colón, um dos mais importantes do mundo. Os amantes da gastronomia podem se deliciar com os saborosos cortes de carne argentinos, especialmente nos tradicionais assados, além de experimentar outras especialidades, como empanadas, pizzas e alfajores. E para quem busca uma experiência autêntica, nada melhor do que aprender a dançar tango em uma das muitas escolas especializadas da cidade.

Em setembro de 2023, três casais de amigos embarcaram em uma aventura inesquecível para Buenos Aires: Vinnícius Queiroz Guedes e Renata Pires, Gabriel Barbosa e Karollyne Aires e Jhonatan Cabral e Aline Marques, unidos pela amizade e pelo desejo de explorar a charmosa capital argentina. O destino prometia ser repleto de novidades, risadas e, é claro, muita comida boa.

Roteiro personalizado: Explorando cada canto da cidade

Com sete dias pela frente, o grupo elaborou um roteiro personalizado para aproveitar ao máximo cada momento e redescobrir a cidade. A jornada começou com uma viagem de carro até Brasília, onde se encontraram para pegar o voo direto para Buenos Aires.

A escolha pela capital da Argentina não foi por acaso. A cidade já tinha sido visitada por alguns do grupo, mas a vontade de retornar era irresistível. A facilidade de acesso e o câmbio favorável foram motivos decisivos para a escolha do destino. ”Do nosso grupo, apenas o casal Jhonatan e Aline não conheciam a cidade. Porém, a forma como redescobrimos Buenos Aires, nessa presente viagem, fez com que, mesmo os que já a haviam visitado, tivessem uma nova e agradável experiência”, explica Vinnícius Queiroz.

Chegando na cidade, a primeira parada foi o movimentado Microcentro e uma caminhada pela Avenida Corrientes. “Nesse dia almoçamos na Pizzaria Guerrin, considerada a mais famosa e visitada pizzaria argentina, com certeza, vale muito a pena conhecer. Em seguida, fomos até a Plaza del Congreso, onde fica o Congreso de la Nacion. Percorremos a Avenida de Mayo, passando pelo Palácio Barolo e sua bela arquitetura. Fechamos o dia com um jantar no renomado e concorrido Don Julio, eleito em 2023 o melhor restaurante de carne do mundo, no Bairro de Palermo”, conta Vinnícius.

No segundo dia o grupo visitou o Centro Histórico, a Catedral Metropolitana, Galeria Guemes, Cabildo, Plaza de Mayo e a Casa Rosada. “Já à tarde, seguimos para o Bairro de San Telmo. Percorremos as ruas do bairro, mais especificamente pela Calle Defensa, passando pela estátua da Mafalda, famosa personagem argentina, até chegarmos ao Mercado de San Telmo, com sua variada e típica gastronomia”, relembra Vinnícius.  

O colorido bairro La Boca, o famoso Caminito e o Estádio La Bombonera também fizeram parte da programação. “Depois partimos para o Bairro da Recoleta para conhecer a famosa livraria El Ateneo, considerada uma das mais bonitas do mundo, e realmente é muito bonita, pois se tratava de um antigo teatro da capital”, compartilha Vinnicius.

Vinnícius explicou que domingo é dia de feira em Buenos Aires, e a Feira de San Telmo, que só acontece nesse dia, é um passeio imperdível com sua variedade de artesanatos, ambulantes, performances de artistas de rua, tango na Plaza Dorrego e também seus restaurantes e o Mercado de San Telmo. “Após percorrermos as ruas de San Telmo e a feirinha, no período da tarde fomos conhecer o Bairro Chino e suas lojas, restaurantes e cultura asiática. Passamos pela Pasaje Echeverría, pelo Arco Chino (portal de entrada do bairro), percorremos a Calle Arribenhos, e comemos comidas típicas orientais”, conta.

O grupo separou o último dia para atividades mais leves, reservadas para compras finais e um agradável passeio pelo Trade Sky Bar, onde puderam se despedir de Buenos Aires com uma vista panorâmica da cidade. Na viagem puderam experimentar a diversidade da gastronomia argentina, desde as renomadas parrillas até às tradicionais empanadas e pizzas. Destaque para o restaurante Roldan, que surpreendeu pela qualidade e preços acessíveis. “Com certeza voltaria a fazer essa viagem, pois Buenos Aires tem inúmeros lugares, praças, museus e restaurantes a serem visitados. Muita coisa pra descobrir ainda”, finaliza Vinnícius.

Fotos: Arquivo Pessoal

  • Compartilhe: