5 passeios arquitetônicos imperdíveis de Brasília

Brasília, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, se destaca por sua excepcionalidade urbanística e arquitetônica. Erguida a partir do zero e meticulosamente planejada, a capital brasileira convida a um fascinante roteiro entre monumentos, prédios e pontes emblemáticas.

Aqui, os jardins de Burle Marx se entrelaçam com murais geométricos de Athos Bulcão, criando uma simbiose entre natureza e arte bem no meio do Cerrado brasileiro. Cada torre, vitral e espelho d’água revela a riqueza da cidade, convidando os visitantes a explorar cada detalhe. Quer descobrir Brasília através de sua essência artística? Confira nossa seleção de 5 lugares incríveis para visitar na capital.

Catedral Metropolitana de Brasília

Marianne Peretti é a artista criadora dos vitrais da Catedral de Brasília.

Marianne Peretti é a artista criadora dos vitrais da Catedral de Brasília. / Marcello Casal jr/Agência Brasil

Entre as obras mais impressionantes de Oscar Niemeyer em Brasília, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é destaque indiscutível. Reconhecida como uma das grandes “obras-primas” do arquiteto, a construção rendeu a Niemeyer o Prêmio Pritzker em 1988.

O projeto estrutural revolucionário é de Joaquim Cardozo, que também é o engenheiro de outras obras como o Palácio do Congresso Nacional – ele conseguiu ocupar uma área de setenta metros de diâmetro com apenas 16 colunas de concreto em forma de bumerangue que parecem flutuar. O acesso à Catedral se dá através de quatro esculturas de bronze de três metros de altura que representam os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João.

Como outras importantes igrejas do país, o interior da catedral está decorado com os vitrais de Marianne Peretti, artista plástica que é figurinha carimbada em outras obras do arquiteto. Peretti é também a única mulher a integrar a equipe de artistas da construção de Brasília.

Ponte Juscelino Kubitschek

Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como “Terceira Ponte”, liga o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília.

Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como “Terceira Ponte”, liga o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília. / Igor Augusto/Unsplash

A Ponte JK, também conhecida como “Terceira Ponte”, emerge majestosamente sobre o Lago Paranoá, conectando de forma única o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião ao coração pulsante de Brasília, através do imponente Eixo Monumental.

A ponte é uma ode à genialidade do arquiteto Alexandre Chan. Com seus três arcos assimétricos, que parecem dançar sobre as águas do lago, a estrutura se destaca como um dos mais admiráveis ícones da arquitetura brasiliense. Não é de surpreender que, em 2003, tenha sido consagrada como a mais bela ponte do mundo. Ao cruzar a Ponte JK, você será envolvido pela sua beleza e grandiosidade, uma experiência que transcende a mera travessia de um ponto a outro.

Ponte Juscelino Kubitschek: Saída do Eixo Monumental, Lago Paranoá/Horário de funcionamento: todos os dias, 24 horas

Museu Nacional Honestino Guimaraes

O Museu Nacional da República (MuN) faz parte do Conjunto Cultural da República, juntamente com a Biblioteca Nacional de Brasília.

O Museu Nacional da República (MuN) faz parte do Conjunto Cultural da República, juntamente com a Biblioteca Nacional de Brasília. / Cayambe/Wikimedia Commons

O Museu Nacional da República, com sua arquitetura minimalista e formato semiesférico de 26,25 metros de altura, é um tesouro cultural do Brasil. Projetado por Niemeyer, foi inaugurado no dia do 99º aniversário do arquiteto, ganhando várias interpretações ao longo do tempo. Localizado no Setor Cultural Sul, Lote 2 da Esplanada dos Ministérios, o museu faz parte do Complexo Cultural da República João Herculino, junto com a Biblioteca Nacional de Brasília.

O nome do museu presta homenagem a Honestino Guimarães, um ex-aluno de Geologia da UnB que se destacou como líder estudantil durante a ditadura. Além de sua arquitetura marcante, o museu é conhecido por suas exposições temporárias nacionais e internacionais, bem como exposições de médio e grande porte de seu próprio acervo.

Museu Nacional da República: Setor Cultural Sul, Lote 2 Esplanada dos Ministérios/ horário de atendimento: terça a domingo e feriados: das 9h às 18h30. Obs.: O Museu não abre nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, ou em feriados com grandes eventos na Esplanada dos Ministérios.

Praça dos Três Poderes

A imponente Praça dos Três Poderes é o coração político de Brasília, onde se encontram as sedes dos três poderes do Estado brasileiro: o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Projetados por Oscar Niemeyer, esses edifícios não são apenas belos, mas também carregam profundos significados.

Congresso Nacional é um símbolo da democracia, com sua estrutura principal e duas torres de 28 andares, além das cúpulas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, apontando em direções opostas para representar a abertura dos debates ao público. Em 2007, no centenário de Niemeyer, o IPHAN tombou o edifício, reconhecendo sua importância histórica e arquitetônica.

Palácio do Planalto, local de trabalho do Presidente da República, foi um dos primeiros edifícios erguidos na capital, simbolizando a transferência do centro do poder para o coração do país. Por sua vez, o Supremo Tribunal Federal, com sua estrutura levemente afastada do solo, transmite leveza e grandiosidade, graças aos cálculos precisos de Joaquim Cardozo, que permitiram que suas bases tocassem o chão de forma delicada.

Praça dos Três Poderes: Eixo Monumental/Horário de visitas: os tours pelo Congresso Nacional podem ser realizados em dias úteis (exceto terças e quartas-feiras) e aos finais de semana e feriados, das 9h às 17h. As visitas no Palácio do Planalto devem ser agendadas neste link. Para visitar o Supremo Tribunal Federal, o agendamento prévio deve ser realizado neste link.

Memorial dos Povos Indígenas

O Memorial dos Povos Indígenas foi projetado por Oscar Niemeyer em forma de espiral que remete a uma maloca redonda dos índios Yanomami.

O Memorial dos Povos Indígenas foi projetado por Oscar Niemeyer em forma de espiral que remete a uma maloca redonda dos índios Yanomami. / Memorial Dos Povos Indígenas/Facebook

Inspirado na maloca redonda dos Yanomami, o Memorial dos Povos Indígenas possui um formato espiral e uma plataforma de acesso vermelha que contrasta com o verde exuberante ao redor. Localizado no imponente Eixo Monumental, a obra arquitetônica de Oscar Niemeyer e idealizada pelos antropólogos Berta Ribeiro e Darcy Ribeiro, busca representar a diversidade e a riqueza da cultura indígena brasileira.

Após superar diversos desafios e reviravoltas, o Memorial foi inaugurado – como conhecemos hoje- apenas em 1999, tornando-se um centro de pesquisa e produção do conhecimento sobre as populações originárias, em um momento marcado por uma posse simbólica realizada por lideranças indígenas, que finalmente viram seu espaço reconhecido e valorizado.

Memorial dos Povos Indígenas: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK./ Horário para visitas: de terça a domingo e feriados das 9 às 17 horas.

Bônus: Palácio Itamaraty

Fachada do Palácio do Itamaraty, em Brasília

Paisagismo dos jardins do Palácio do Itamaraty são de autoria de Burle Marx / Christoph Diewald/Flickr

Outra obra grandiosa de Niemeyer, o Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Com suas colunas sólidas e amplas janelas, o edifício, que contou com os cálculos do engenheiro estrutural Joaquim Cardozo, é um perfeito exemplo da arquitetura moderna de Brasília.

Entre os pontos principais de seu design estão o concreto aparente, vãos de 30 metros e a escada helicoidal do saguão. Inaugurado em 1970, o projeto reúne outros artistas que ajudaram a criar a identidade de Brasília com o projeto paisagístico de Burle Marx e os murais de Athos Bulcão.

Palácio Itamaraty: Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Eixo Monumental/As visitas educativas ao Palácio Itamaraty foram interrompidas em 03/08/2023. Ciente da importância do programa educativo, o Itamaraty trabalha para a retomada do serviço, com a brevidade possível. Algumas datas especiais de visitas já foram abertas, como na “Dia Nacional do Patrimônio Cultural”, por isso, vale acompanhar o site oficial

Informações da CNN
Foto de capa: A C Moraes – Flickr

  • Compartilhe: