SAIU NA ADORO: O FIM DA INOVAÇÃO

@ptScola

Ao longo das últimas quatro décadas, os modelos e ferramentas concebidos para impulsionar o avanço de projetos inovadores e startups revelam-se cada vez menos eficazes. Isso porque o mundo passou por transformações significativas nesse período de tempo, alterando também os elementos cruciais para o sucesso de um empreendimento.

É nesse contexto que Pompeo Scola, Founder e CEO da Cyklo Agritech, que atua com Startups, educação empreendedora e inovação no MATOPIBA desde 2019, apresenta algumas orientações cruciais para empreendedores e empresas que almejam navegar o mar ainda indomável da inovação.

O que buscar? Onde procurar oportunidades de inovação?

Se for um projeto do zero, inovação aberta ou startup, é importante focalizar nas áreas pouco exploradas, como por exemplo, agronegócio, qualidade de vida e ESG, sustentabilidade, onde é possível encontrar grandes oportunidades para se desenvolver. “Se for uma inovação incremental dentro de um negócio já existente, olhe detalhadamente os processos da companhia, principalmente os que se relacionam com clientes e fornecedores, e considere tempo, custo envolvido, quantidade de pessoas, nível de satisfação e volume como indicadores que podem ajudar a encontrar oportunidades interessantes”, afirma Pompeo.

BIG DATA 

Informações sobre o comportamento da sociedade costumam ser de muito interesse para órgãos de controle público, agências de pesquisa e agentes financeiros. “Procure tratar as oportunidades de BIG DATA que estejam relacionados ao seu projeto, por exemplo: os aplicativos de mobilidade, além de alocar o trajeto e conseguir transporte, colecionam a estatística dos trajetos, criando mapas inteligentes de mobilidade urbana e mostrando hábitos da sociedade, isso também vale dinheiro”, compartilha o CEO.

O cliente em primeiro lugar sempre 

Para Pompeo, o que deve ser observado, antes de tudo, é se a inovação interessa ao cliente. E ainda, se o mercado comprador vê valor na oferta e está maduro para esta escolha ao invés de outras opções. “O custo e a curva de tempo podem inviabilizar seu projeto, assim priorizar esse eixo é obrigatório: se tem clientes e é um nicho escalável, a chance de sucesso aumenta muito!”, afirma.

O desenho da curva de crescimento de clientes mês a mês garante  seu sucesso

A partir do lançamento de uma versão da solução, todos os esforços têm que se voltar para o crescimento da curva de clientes. Conquistar um rápido crescimento sustentável nessa curva é a prioridade dessa etapa. Um projeto que não achou seu modelo de crescimento de clientes normalmente não encontrará investidores. “Você pode subordinar tudo a essa prioridade. Colocou o carro na pista, não para e não desacelera!”, enfatiza Scola.

Não existe mais queimar caixa como estratégia de crescimento

Segundo Pompeo, algumas exceções à parte, o mercado de investimento não está mais receptivo a fazer aporte para queima de caixa em prol do crescimento. Principalmente em um mercado que já tem vários participantes tentando se posicionar e crescer. “Então, para esta etapa do seu projeto, não sobrecarregue o custo. Vale planejar uma estratégia de custo variável, pessoas em tempo parcial, ou compra de mão de obra pontual nas necessidades devem ser consideradas como forma de melhorar o payback do projeto. O mercado não compra passivo!”, ressalta.

Investimento feito por aceleradoras não incluem mais mão de obra e software

Os programas de investimento dos aparelhos de aceleração estão cada vez mais restringindo a aplicação do capital para pagamento de salários e desenvolvimento de software. O racional por trás desta questão é que na fase de aceleração o pequeno time que se propõe a tocar o projeto é, em geral, composto por fundadores, com perfil empreendedor e alocação parcial ao projeto ou atuando em horários alternativos com suas outras atividades.

Para o Founder da Cyklo, se o projeto não conseguir reunir um pequeno núcleo que compartilhe do propósito da Startup e que prove sua disposição em investir, não vai encontrar eco no mercado. “A mesma lógica se dá com o software. Se eu não consigo empolgar um desenvolvedor com o projeto para desenvolver a versão 1.0 nas suas horas de folga em troca de equity, por que alguém mais deveria investir então?”, questiona.

O investidor compra a solução de problema social e economicamente relevante 

Ele explica ainda que muitas Startups aparecem com produtos e serviços geniais e apresentam uma lista grande de coisas que este produto ou serviço podem resolver, consequentemente não trazem pronto na lição de casa o que chamam de foco. “Um projeto necessita de foco, e a recomendação é focalizar o problema ao invés da solução nesta fase. Que problema importante e relevante economicamente eu penso em resolver? Qual é o tamanho desse mercado? Quais são meus concorrentes entrantes e estabelecidos? São perguntas importantes nessa fase”, ressalta.

No pé de jaca nasce jaca

Pompeo afirma que é muito difícil a inovação acontecer dentro do próprio negócio. Isso porque os programas de Venture Builder ainda são um grande desafio metodológico. “É preciso desconstruir tudo que sabemos e temos certeza para buscar a inovação, e isso é difícil de realizar com os pés e mãos amarrados aos processos do dia a dia do nosso próprio negócio, portanto sempre será mais fácil provocar a inovação em ambiente protegido dessa relação. As aceleradoras e Hubs têm cumprido esse papel hospedando projetos de inovação para as empresas já existentes. Falar de inovação é questionar as verdades do negócio que já existe e que paga as contas, por isso um ambiente alternativo permite realizar esta dinâmica com menos desgaste dos times envolvidos”, relata.

Fim dos programas presenciais de aceleração e criação dos despachantes 

O impacto da pandemia na área de aceleração de Startups foi muito significativo. O interesse por rotinas que envolvam presença física passou a diminuir e as aceleradoras precisam se adaptar. Os espaços físicos menores ou a criação de novos usos compartilhados substituem os espaços amplos que antes estavam repletos de pessoas. Houve mudança nos processos de validação, no caso de Biotecnologia e afins, que hoje exige da aceleradora equipes maiores e verticalizadas nas teses suportadas pela mesma para fazer um trabalho complementar in loco, ao invés da própria equipe da Startup. “Semelhante a quando você contrata um despachante para fazer algo em seu nome, nesse caso é essa equipe nova da aceleradora que assume algumas das tarefas da startup no local da aceleração. Pode ser, por exemplo, a execução de um protocolo de germinação num centro de pesquisa, ou acompanhamento das áreas de teste na fazenda do cliente onde a solução está sendo testada”, explica Pompeo.

Aumento da capilaridade das unidades de aceleração

Se Maomé não vai a montanha, a montanha tem que vir a Maomé. Após a pandemia, o apelo pela qualidade de vida vem provocando um fenômeno Maomé. As aceleradoras estão abrindo escritórios complementares, próximos de geografias onde se encontram Smart Cities, os empreendedores que estudam, moram e trabalham lá são seduzidos pela possibilidade de desenvolver parcerias com estas aceleradoras que estão presentes em sua geografia.

Entretanto, as aceleradoras 2.0 também precisam manter sede nos locais polo de sua atuação, no caso das AGTECHS. “No caso da Cyklo Agritech, estamos reduzindo o espaço no Matopiba e criando mais dois escritórios, um em São Paulo, focado nas Startups do interior do estado, e outro em Santa Catarina, de olho nas Startups do Oeste Catarinense”, conta Pompeo.

Reorganização dos recursos financeiros e agentes de fomento da inovação

Os recursos financeiros para as Startups nesta fase preliminar de sua vida estão se tornando escassos. Bancos e agentes financeiros tradicionais que trabalham nesta etapa de aceleração – o início da jornada – vêm reduzindo sua presença a nível mundial. No Brasil começa a ocorrer um movimento de reestruturação destes atores que passam, por exemplo, a unir aceleradoras e gestores de venture capital em novos modelos de funding.

Pompeo explica que nos próximos anos, no Brasil, veremos diversas parcerias entre dinheiro semente, capital anjo, aceleradoras e hubs, reorganizando a oferta de funding + aceleração + smart money + funding pós-aceleração + financiamento. Tudo isso para uma fase operacional mais intensa e crescimento que estarão previamente combinados e ofertados como pacotes, diminuindo esforço e custo de venda e negociação.

Algumas das Startups aceleradas na CYKLO AGRITECH

Nestes 4 anos de Matopiba, a Cyclo vem contribuindo e apoiando com o desenvolvimento de empresas inovadoras que ajudam o agronegócio. São soluções das mais diversas áreas desenvolvidas no centro de inovação da Cyklo em Luís Eduardo Magalhães.

DIOXD
A tecnologia de tratamento de sementes oferecida pela Dioxd otimiza o potencial genético das sementes, resultando em eficiência superior no campo. Isso se traduz em uma significativa melhoria na produtividade agrícola, com possibilidade de aumento de até 12% nos rendimentos, garantindo maior rentabilidade da lavoura.

AGROPER

Fertilizante orgânico foliar aprimora a produtividade agrícola e economiza custos. Pode ser utilizado em diversas culturas, e quando combinado com adubos químicos convencionais, reduz significativamente os gastos, melhorando a qualidade e alcançando maior produtividade.

Sisagri
Plataforma de rastreabilidade de produtos que auxilia os produtores a garantir a conformidade com as legislações, e a segurança ao cliente, mostrando a procedência dos produtos gerados.

Agrimapp
Aplicativo de geolocalização que permite encontrar propriedades no campo, mesmo sem conexão à internet. O aplicativo facilita a logística rural do encontro entre fornecedores e produtores.

 

SSCrop

O SSCrop é uma plataforma de gestão do agronegócio totalmente baseada na web, projetada para ser intuitiva e prática. Fornece aos produtores rurais informações essenciais para uma administração eficaz de suas fazendas.

Aproxima Grãos
Plataforma de conexão direta entre produtores, compradores e corretores. Diminui a intermediação e os custos na comercialização de grãos, melhorando a lucratividade do produtor e transparência das negociações.

AIG

Embalagens plásticas de rápida decomposição. Produzidos em diversos tamanhos e formatos, o plástico orgânico pode ser degradado por microrganismos acelerando a decomposição de embalagem de 400 para de 3 a 5 anos, atendendo as premissas do ESG.

 

FIRE LIMIT

Tecnologia contra incêndios florestais segura, 100% biodegradável e 800% mais eficiente que a água. O Fire Limit minimiza a área queimada, melhora o combate ao fogo e reduz os custos operacionais.

BVL VIDA
Soluções organominerais para revitalização do solo. A BVL Vida desenvolve soluções organominerais que promovem o desenvolvimento da microbiota no solo e recuperação da terra envelhecida por diversos fatores.

 

KALLIANDRA
Manejo e monitoramento dos recursos hídricos de propriedades rurais à distância e em tempo real. Com sensores de chuva, umidade do solo, hidrômetros, níveis de poços e rios. A Kalliandra torna possível uma gestão eficiente dos recursos hídricos com aumento da produtividade e redução de custos.

 

VISIONFARM
Manejo Integrado de Pragas, a VisionFarm oferece uma ferramenta que, através de foto (smartphone), identifica plantas daninhas ou insetos, reconhece e fornece recomendações de tratamento, facilitando o monitoramento de lavouras e auxiliando na tomada de decisões para o controle de plantas daninhas e insetos em grandes culturas.

 

AGHOLMES
Inteligência artificial para conciliação contábil automática. A AgHolmes consegue, com sua solução, uma redução significativa no tempo gasto na preparação, compilação e análise de dados contábeis, diminuindo de 2 a 3 dias para apenas alguns minutos, com alta precisão, prevenindo o produtor sobre eventuais riscos ou pagamentos indevidos.

 

Pivô Power
Solução de automação para sistemas de pivô que abrange desde o monitoramento das torres do pivô ao controle das bombas, através de um controle remoto que utiliza comunicação por rádio, independente da internet. Isso garante eficiência na manutenção do pivô e redução de custos.

AVIN
Aplicativo que utiliza inteligência artificial para controlar e monitorar culturas protegidas em fazendas verticais. O app acompanha e corrige os padrões da solução nutritiva, umidade, temperatura, energia e estágio das culturas, que resulta em economia de tempo, água e mão de obra, tornando o cultivo mais eficiente.

Predativa

A Predativa aprimorou o controle macrobiológico de pragas por meio de tecnologia de automação industrial e software de acompanhamento. Sua solução permite a produção em massa de agentes macrobiológicos, impulsionando a agricultura com eficiência, redução de custos, maior produtividade e sustentabilidade.

Promaster Chess
Aplicativo que fomenta o desenvolvimento da inteligência emocional e habilidades interpessoais por meio do aprendizado e da prática do xadrez. A Promaster Chess atualmente possui uma comunidade global composta por mais de 65 mil usuários e alcance de mais de 170 países.

 

ECOTRUCK
Monitoramento de pneus com tecnologia de ponta, combinando hardware e software de última geração. Ecotruck teve seu produto testado e conquistou a aprovação do mercado, proporcionando melhorias significativas no gerenciamento logístico e na redução de custos.

ELOVET
Plataforma de networking no ecossistema Pet. A Elovet é uma plataforma que conecta uma ampla gama de profissionais, desde veterinários a empreendedores, investidores e pesquisadores, facilitando a realização de oportunidades de negócios, colaborações e parcerias no mundo dos pets.

KHEPER

Resíduos orgânicos convertidos em proteína de alta qualidade para ração animal, superando o valor nutricional de milho e soja. A Kheper produz uma proteína altamente palatável por meio de agentes microbiológicos, contribuindo para a redução das emissões de metano a partir de resíduos orgânicos e diminuindo os custos com alimentação animal.

AGRO INSIGHT
A Agro Insight é uma plataforma eletrônica de notícias, com curadoria de conteúdo impulsionado pela Inteligência Artificial (IA) para profissionais do agronegócio. Oferece uma plataforma educativa com conteúdo de qualidade, reunindo tudo o que está acontecendo no momento em um único lugar de maneira rápida e organizada para facilitar o acesso, inclusive de seu blog “escancaragro”.

 

  • Compartilhe: