CLIMA: Cidades baianas registram as menores umidades do Brasil nas últimas 24h

Oito cidades baianas estão entre as 10 com menores umidades do Brasil nas últimas 24h. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que revela que alguns municípios registraram 11% de umidade relativa do ar, índice que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera desértico.

Ibotirama, no oeste da Bahia (11% de umidade); Piatã, na Chapada Diamantina (11% de umidade); Remanso, no norte da Bahia (13% de umidade); e Brumado, no sudoeste da Bahia (14% de umidade) são os 4 municípios recordistas, e apresentaram níveis bem abaixo do recomendado pela OMS, que é por volta de 60%.

Para se ter uma noção da realidade, a média encontrada no Deserto do Saara, que corta 10 países africanos, é de 12% da umidade relativa do ar. Apesar do cenário, nenhuma cidade baiana está com alertas emitidos pelo Inmet.

As outras quatro cidades no Top 10 das que registraram menores umidades nas últimas 24h são Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia (15%), em 6º; Irecê, no norte da Bahia (16%), em 8º; Barreiras, no oeste da Bahia (18%), em 9º; e Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia (18%), em 10º.

Temperaturas no estado

Recentemente, a Bahia foi primeiro estado a registrar clima de deserto no Brasil, enquanto, no início de outubro, Ibotirama registrou a temperatura mais alta do Brasil, com termômetros marcando 40,8ºC, com sensação térmica de quase 42ºC. Nesta terça-feira (28), a temperatura máxima na cidade pode chegar a 41ºC. Na onda de calor, vem sofrendo até a “Suíça baiana”, Vitória da Conquista, que deve ter máxima de 35ºC nesta terça-feira, podendo chegar a 36ºC ao longo da semana.

Em Salvador, a semana deve ser de praia, com temperaturas máximas variando entre 33ºC e 34ºC, com prevalência do sol, mesmo com possíveis pancadas de chuva.

Informações do Alô Alô Bahia
Foto: Reprodução

  • Compartilhe: