SAIU NA ADORO: Fisioterapia pós-operatória: cuidado do início ao fim

@estelawendlerfisioterapia

A Fisioterapia desempenha um papel significativo na otimização da cicatrização e na obtenção de melhores resultados em cirurgias plásticas. Com abordagens terapêuticas específicas e cuidados especializados, os fisioterapeutas contribuem para uma recuperação mais rápida, uma cicatrização mais discreta e uma satisfação aprimorada dos pacientes.

Atualmente, o Brasil é líder mundial de procedimentos com 1,5 milhão de cirurgias por ano. Segundo o último levantamento feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o nosso país está à frente dos Estados Unidos e México em número de cirurgias. Na região Oeste isso não é diferente, como explica a fisioterapeuta Estela Wendler: “Ao que tudo indica, isso se deve por uma busca incessante no aperfeiçoamento de técnicas e tecnologias cirúrgicas dos nossos cirurgiões brasileiros. Técnicas essas que vão desde o sutiã interno com alça muscular na Mastopexia, à lipoescultura de alta definição com associações de aparelhos, como Renuvion, BodyTite, Morpheus, Argoplasma, entre outros”, explica Estela.

Estela é paranaense e mora há 25 anos na Bahia. Fisioterapeuta por formação, atuou por 12 anos na área estética, mas há dois anos decidiu mudar radicalmente para a área de pós-operatório, entrando de cabeça e se apaixonando por este novo mundo. “Dentro desses dois anos percorri o Brasil atrás de conhecimento, foram mais de 20 cursos, todos nessa área, enfatizando no melhor atendimento para aqueles que procuram o serviço. Prezo pelo conhecimento e amor a cada atendimento”, afirma.

Ela conta que junto com toda essa evolução na cirurgia plástica, a fisioterapia tem um papel super importante. “Nossa evolução e crescimento foi baseada em evidências científicas, estudos de comparação, técnicas apuradas, e muito conhecimento que hoje vão muito além dos antigos pacotes de drenagem linfática. Com todo esse avanço, a fisioterapia está tendo uma nova abordagem para com esse paciente que começa com uma avaliação pré-operatória, onde esse paciente vai para sua cirurgia muito bem orientado, amparado e com todas as suas dúvidas sancionadas”, diz.

Estela explica ainda o que a fisioterapia pós-operatória vem, cada dia mais, se destacando, pois ela possui um verdadeiro arsenal de técnicas e condutas para melhor direcionar o paciente submetido a uma cirurgia, seja ela qual for. “Conseguimos avaliar e traçar um plano de tratamento baseado no raciocínio clínico. Tratamos desde a fase inflamatória, prevenindo complicações como necrose e deiscências, fibroses e aderência, acelerando assim todo reparo tecidual.”

Vale ressaltar que esse serviço especializado tem como principal objetivo conduzir, de forma mais rápida e segura, uma boa evolução pós-cirúrgica, contribuindo, assim, com as técnicas utilizadas pelos cirurgiões. Dessa forma, o paciente é o maior beneficiado, pois a fisioterapia promove saúde e segurança na reabilitação. “Se você pensa em fazer, ou irá realizar uma cirurgia plástica, marque uma avaliação pré-operatória com um fisioterapeuta especializado. Assim como você se planeja para operar com o melhor cirurgião plástico, seja criterioso também na escolha do seu fisioterapeuta. Saiba que essa escolha te possibilitará um melhor tratamento e a melhor recuperação em um número menor de atendimentos. Isto faz toda diferença nos resultados finais do seu pós-cirúrgico”, finaliza.

Fotos: Guilherme Augusto

  • Compartilhe: