ADORO TRIP: Dicas preciosas para curtir o verão europeu

Com a proximidade do verão europeu, que começa no dia 21 de junho e vai até 23 de setembro, turistas já começam a se mobilizar para escolher os melhores roteiros para curtir as altas temperaturas no Velho Continente. Alguns dos locais se destacam por opções que vão até lugares com grande choque cultural, paisagens e até mesmo o calor.

Especializada nesses roteiros, a agência Teresa Perez Tours recomenda 7 destinos em que o verão europeu é ainda mais reluzente. São eles Dubrovnik, Split e Hvar, na Croácia; Costa Esmeralda, na ilha da Sardenha e Costa Amalfitana, na Itália; Algarve, em Portugal e Paros, na Grécia.

Confira as dicas da agência:


Dubrovnik

Dubrovnik é uma verdadeira obra de arte barroca e renascentista, transbordando charme. Seu centro histórico é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Ruas ancestrais são ladeadas por palácios de pedra e construções em estilo veneziano. A cidade está cercada por uma muralha debruçada sobre o mar, de onde se tem incríveis vistas panorâmicas para a cidade e o Adriático.

As belas praias, o azul do mar e as construções medievais fizeram de Dubrovnik um dos locais mais utilizados para as gravações da série Game of Thrones. Um destino riquíssimo em belezas naturais e muita história.

Split

O centro histórico da belíssima Split, mais um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco em solo croata, desenvolveu-se a partir do Palácio do Imperador Diocleciano, um dos mais preservados do mundo romano. Ao sul da península resguardada do mar aberto por inúmeras ilhas, próximo ao movimentado porto, o centro antigo resplandece vibrante e belo, com suas ruas estreitas, igrejas, praças arborizadas, casas de pedra e construções que alternam os estilos renascentista e gótico veneziano. Em contraste, é comum ver carros importados ao lado de verdadeiros calhambeques e antigos conjuntos habitacionais dos tempos do comunismo, quando a Croácia ainda fazia parte da antiga Iugoslávia.

Hvar

Dona de uma rica herança cultural que remonta à Grécia Antiga, Hvar é considerada uma das dez ilhas mais belas do mundo e não é à toa: praias e baías de águas cristalinas formam cenários deslumbrantes. O interior da ilha vê florescer vastos e perfumados campos de alfazema, além dos vinhedos e olivais, tipicamente mediterrâneos. Para quem aprecia um bom vinho, a melhor pedida é degustar uma ou mais taças em um dos diversos bares e restaurantes que agregam ainda mais ao charme da ilha. Para quem quer mais agito, Hvar é destino obrigatório entre as cidades croatas.

Sardenha, Itália


A segunda maior ilha do Mediterrâneo (atrás da Sicília, sua vizinha ao sul) soma impressionantes 2 mil quilômetros de praias idílicas e invariavelmente transparentes, mas são os cerca de 55 quilômetros da costa nordeste que, ano após ano, fazem jus à fama de paraíso do jet-set italiano – e não apenas.

Ali, entre os golfos de Arzachena e Cugnana, esparrama-se a Costa Esmeralda, uma das maiores concentrações de hotéis, restaurantes e bares badalados de todo o litoral da Itália, onde um simples Campari Spritz adquire status de iguaria gourmet ao pôr do sol.

Tudo começou nos anos 1950, quando o príncipe Aga Khan descobriu esse canto da ilha, até então conhecido apenas pelos locais, e ergueu ali seu paraíso particular, colocando Porto Cervo e a Costa Esmeralda no mapa dos destinos de quem quer ver e ser visto na Europa.

Algarve, Portugal


O Algarve, região sul de Portugal, destaca-se como refúgio europeu no verão. Suas praias agradam tanto quem busca tranquilidade, quanto quem quer mais agito, mas todas têm uma característica em comum: o azul do mar é belíssimo e estonteante. Muitas de suas cidades e vilas contam histórias do passado e exibem construções centenárias. Além disso, a proximidade do oceano possibilita que toda a variedade de frutos do mar e peixes seja provada quando ainda estão extremamente frescos.

Nas belas praias que se espalham pela região, o forte azul do mar contrasta com as rochas claras que se espalham próximas à areia, trazendo um visual autêntico à costa. Um local extremamente tranquilo e convidativo para quem quer relaxar no litoral português.

Costa Amalfitana

Sempre surpreendente por sua infinita riqueza cultural e histórica, a Itália fascina pela diversidade de costumes e tradições, além de incomparáveis paisagens que vão dos picos nevados alpinos à costa da Sicília. Favorecidas por vales e montanhas inacessíveis, as 20 regiões italianas mantiveram tradições e cultura individualizadas, propiciando visitas e vivências diversas. O romance toma forma, inspirado no passado de muitas vidas. História e mitos se confundem numa atmosfera única e quase palpável. A Itália é um irrecusável convite ao passado e ao futuro. E o presente é o deslumbramento.

Para quem gosta de história, vale a visita pelo passado grandioso (e sempre relembrado) de uma das quatro “reppublicas marinaras” italianas, momento em que Amalfi – ao lado de Veneza, Pisa e Gênova – dominavam o tráfego marítimo na região do Mediterrâneo.

Grécia

Que a Grécia guarda algumas das praias mais belas da Europa todo mundo sabe. Os vilarejos brancos que se derramam por encostas abruptas são, talvez, a imagem mais icônica do país. As belezas gregas estão distribuídas por mais de 6 mil ilhas e ilhotas, mas seu magnetismo vai muito além das célebres Mykonos e Santorini.

Com 6 mil ilhas pontilhando os mares Jônico e Egeu, a Grécia é perfeita para o slow travel. Assim como a geografia insular, que desacelera os deslocamentos de quem flana por seus arquipélagos, o estilo de vida do país também requer um ritmo pausado, seja para horas de bate-papo regadas a muitos cafés frappé (paixão nacional), ou para, assim como os gregos, sucumbir àquela soneca depois do almoço sem nenhuma culpa.

Paros é uma ilha que vem com o pacote de férias completo, esbanjando praias variadíssimas, vento bom para kite e windsurfe e um punhado de atrações culturais. A ilha é dona de belezas naturais menos exploradas e refúgio para quem deseja fugir um pouco da badalação típica de Mykonos ou Santorini.

Suas praias de mar turquesa estampam alguns dos cartões-postais mais lindos da Grécia, assim como suas charmosas vilas de casinhas brancas e ruelas floridas. O destino também é bastante conhecido pelo mármore branco de qualidade incomparável, que já deu forma a importantes obras-primas como Vênus de Milos, em exposição no Museu do Louvre.

Um dos locais mais charmosos de toda ilha reside em Naoussa, onde pescadores ainda descarregam o peixe no fim da tarde, conferindo autenticidade a um lugar que mais parece cenário, com ruas de pedras, casas que reluzem de tão branquinhas e flores enfeitando as fachadas. Com dezenas de pequenos hotéis em sua órbita, o vilarejo é ponto de encontro de atenienses descolados que, durante o verão, equilibram-se por calçadas estreitas rentes ao mar, onde bares diminutos, quase escondidos, recebem badalados DJs. Depois de uma noitada no mítico (e minúsculo) nightclub Linardo, a ilhota de Antiparos, com suas praias quase virgens, é o contraponto perfeito.

Informações do Alô Alô Bahia.
Fotos: Reprodução

  • Compartilhe: