ADORO VIVER BEM: Como acelerar o metabolismo para cuidar da saúde

As intensas relações que permeiam trabalho, grandes empresas e saúde continuam no foco das discussões. A pandemia trouxe para alguns a possibilidade de ajustar a agenda e cuidar do corpo corretamente, com programas de exercícios e nutrição personalizados. Mas também trouxe para uma grande parcela muita ansiedade e desequilíbrio, com pouco exercício e compulsão por comida, fazendo o metabolismo ficar mais lento e piorando os índices de saúde (pressão, glicemia, taxa de gordura, inflamações). Vamos por partes.

A compulsão por comida é apenas um dos desvios de comportamento gerados pela ansiedade (existem outros, como compras, drogas e sexo, por exemplo). A pessoa pensa em comida como um meio de suprir outras carências. Desse modo, quanto mais, melhor, quanto mais calorias, menos carência e mais premiada a pessoa se sente. Só que como uma fake news esse é um fake prêmio, cujo prazer dura muito pouco comparado aos problemas que ele causa.

Em muitos casos a solução passa por uma mudança de comportamento que talvez precise de ajuda psicológica para controlar a ansiedade e a carência excessiva.

Em relação ao outro inimigo (metabolismo lento), as notícias são melhores. Existem vários recursos para ajudar a acelerar o metabolismo e vamos listá-los abaixo, com uma breve explicação:

  • Aumentar a massa muscular: o aumento da massa muscular faz seu corpo trabalhar a seu favor, queimando energia até quando está parado. Para quem gosta de números, cada quilo de músculo aumenta em aproximadamente 100 kcal o gasto calórico em repouso
  • Água gelada: beber água a aproximadamente 7ºC obriga o corpo a aquecê-la antes de absorver, e ele faz isso usando gordura como energia. O ideal são 2 litros em um período de até 5 horas
  • Cafeína e outros termogênicos: aqui o efeito é inverso, essas substâncias aceleram um pouco os batimentos cardíacos, elevam a temperatura corporal em alguns décimos e o corpo tende a trabalhar para baixá-la. Como? Usando gordura como energia. Mas, antes de usar essas substâncias, é fundamental discutir com seu médico

A combinação dos fatores acima tem um efeito muito grande na aceleração metabólica e na perda de gordura. E aqui não estamos falando de nenhum fármaco ou remédio.

Se você não nasceu privilegiado em assuntos metabólicos, ou se o stress do trabalho te desviou da rota ideal, esses são ótimos primeiros passos para mudar isso.

Informações da Forbes.
Foto: Freepik

  • Compartilhe: