SAIU NA ADORO: Apoiando mães e filhos: A importância do cuidado em meio aos desafios psicológicos 

@casasersaude

@drthiagoborges.psiq

A jornada da maternidade é um caminho repleto de desafios, recompensas e momentos inesquecíveis, uma experiência que apenas quem vive sabe como realmente é. No entanto, para algumas mães, essa jornada pode se tornar ainda mais complexa ao lidar com a difícil realidade de criar filhos que enfrentam transtornos psicológicos ou psiquiátricos. Elas enfrentam não apenas as complexidades da própria saúde mental, mas também as demandas especiais e, muitas vezes, imprevisíveis dos filhos.

Compreendendo a difícil rotina dessas mulheres, a Casa Ser Práticas Integradas, um serviço especializado em saúde, oferece atendimentos individuais e grupos terapêuticos para crianças e adultos. O Dr. Thiago Borges, Médico Psiquiatra da Casa Ser, destaca a importância de um cuidado excepcional na vida de uma mãe que cuida de uma criança com queixas em saúde mental e salienta a dificuldade de “conciliar a rotina profissional estressante do cotidiano, as demandas do lar e ainda fornecer o suporte necessário para o filho que está enfrentando algum tipo de sofrimento psíquico”.

O psiquiatra ressalta ainda que as mães precisam estar atentas a alguns sintomas de ansiedade que estão gerando sofrimento, tais como: insônia, alteração do apetite e/ou do peso sem uma causa clínica que justifique tal mudança; irritabilidade, irregularidade no fluxo menstrual sem uma causa orgânica/ginecológica definida; dificuldade na memória e concentração. “Para isso, o tratamento precisa ser individualizado e pode variar desde psicoterapia semanal, orientação parental, ou até mesmo um simples aconselhamento sobre a rotina agitada”, ressalta.

É preciso estar alerta com a saúde mental do cuidador, pois existem estratégias eficazes para tratamento que trazem resultados significativos: “fortalecimento da autoestima e do autocuidado; momentos de lazer e tempo de qualidade com uma rede de apoio que lhe garanta segurança e suporte emocional; prática de atividade física; além de orientações sobre a higiene do sono”.

 

Entretanto, se ainda assim a jornada diária para a mãe e família ainda estiver desafiadora, a Casa Ser encontra-se disponível para garantir o suporte ao longo desse período mais difícil e de adaptação. Na instituição é possível fortalecer os vínculos familiares com melhoria da interação social, autonomia e funcionalidade. “Trata-se de um dispositivo de cuidado pautado em uma abordagem de clínica ampliada, humanizada e com foco no modelo biopsicossocial, nos cuidados multidisciplinares personalizados e continuados, na participação familiar, na ambiência favorável, na busca ativa e na promoção da saúde”, afirma Dr. Thiago.

Além disso, a Casa Ser conta com modernas instalações para atender crianças e adultos. Conta com nove consultórios e salas de terapias; sala de integração e estimulação sensorial completamente equipada e com todo o material terapêutico da mais alta qualidade. “Contamos também com uma grande área verde e playground, proporcionando um ambiente acolhedor, humanizado, com o objetivo de garantir a melhor experiência para os pacientes e familiares”, conclui Dr. Thiago.

Fotos: Guilherme Augusto

  • Compartilhe: