Quase metade dos bairros de Salvador tem acesso ao 5G a partir de hoje

Moradores de quase metade dos bairros de Salvador, que somam 79 áreas, poderão acessar a conexão 5G e obter uma maior velocidade nos dados móveis a partir desta terça-feira, 16. A depender da operadora utilizada, porém, a cobertura pode ser maior ou menor na capital baiana.

A Anatel explica que, inicialmente, o compromisso de abrangência estabelecido no Edital da rede determinou um quantitativo mínimo de estações que deve ser instalado nas capitais. Em Salvador, no momento, há 193 antenas instaladas.

De acordo com as operadoras, basta ter um aparelho móvel compatível com o 5G e estar em uma área com cobertura de rede para poder utilizar a nova conexão. As prestadoras ainda não estão comercializando planos ou serviços específicos focados no 5G, então, por enquanto, não é necessária qualquer atualização ou mudança nos contratos de planos pré e pós-pagos para receber os sinais 5G na faixa de 3,5 Ghz. Isso significa navegar na internet e fazer download de arquivos com conexão mais rápida do que com o 4G.

Até o momento, esses são alguns dos bairros com cobertura 5G para TIM, Claro e Vivo: Barra, Caminho das Árvores, Campo Grande, Candeal, Canela, Chame-Chame, Federação, Graça, Horto Florestal, Itaigara, Jardim Apipema, Ondina, Parque Bela Vista, Pituba e Politeama. A média estabelecida pela Anatel para as operadoras era de uma estação 5G a cada 100 mil habitantes, mas ela já foi ultrapassada na capital baiana, de acordo com a agência.

O prazo final vai até julho de 2025, quando a Anatel determina que haja uma estação para cada 10 mil habitantes. Esse também é o prazo em que 100% dos aparelhos móveis devem começar a ser compatíveis com a rede.

Com informações do Correio.
Foto: Barra-Salvador/Reprodução

  • Compartilhe: