Audiência pública discutiu ampliação do aeroporto de Barreiras

Uma audiência pública realizada na terça-feira (23), na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, discutiu a ampliação do aeroporto de Barreiras, no oeste do estado da Bahia.

Raul de Souza, diretor de Operações e Segurança de Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), participou do debate juntamente com parlamentares, representantes do governo baiano, do Ministério dos Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Durante a reunião, a Secretaria de Aviação Civil recebeu o projeto final das intervenções no aeroporto (BRA), que agora passará por análise. “As empresas aéreas querem voar cada vez mais para dentro do Brasil. Vamos acompanhar de perto, porque entendemos que Barreiras é um destino super importante para conectar a região com os principais centros”, disse Souza.

Atualmente, Barreiras é atendida pela Azul Linhas Aéreas e pela Voepass Linhas Aéreas, com voos de/para Belo Horizonte (CNF) e Brasília (BSB).

No evento, o diretor do Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Thiago Pedroso, representando o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, revelou que a SAC recebeu hoje o projeto final do governo estadual da Bahia e que as avaliações já foram iniciadas.

SAC

“O nosso objetivo sempre foi o de colocar o maior número de aeroportos em operação para uma aviação cada vez mais pujante no Brasil. Barreiras sempre esteve na ponta da lista de prioridades, pois é o segundo maior empreendimento nosso no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Até 17 de maio deveremos concluir toda a nossa análise, para devolver o projeto para o estado e conseguir colocar a licitação na rua”, disse Pedroso.

ABEAR

Souza, da ABEAR, afirmou que foi uma grata surpresa receber, na própria audiência pública, a informação de que o projeto de Barreiras chegou à SAC e está caminhando para uma solução. Ele reforçou que ainda são necessários alguns ajustes e melhorias para alinhar a infraestrutura às normativas da ANAC, garantindo a segurança aérea e, principalmente, viabilizando a possibilidade de aumentar a oferta de assentos com aviões maiores. “As empresas aéreas querem voar cada vez mais para dentro do Brasil. Vamos acompanhar de perto, porque entendemos que Barreiras é um destino superimportante para conectar a região com os principais centros”, afirmou o diretor da ABEAR.

ANAC

“Uma vez com o projeto em mãos, inicia-se a análise técnica de segurança sem fechamento do aeroporto. Licitado e contratado, teremos a data preliminar para início da obra. O projeto pode ser faseado e melhorias sendo feitas de modo que a gente faça a homologação à medida que a infraestrutura permitir”, disse o gerente de Controle e Fiscalização da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC, Marcos Roberto Eurich, representando o diretor-presidente da Agência, Tiago Pereira.

Presenças

A audiência pública foi conduzida pelo deputado federal Neto Carletto, (PP-BA), e também marcaram presença Ubaldo Brito, diretor de Terminais da Secretaria de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação do Estado da Bahia; Emerson Erbete Cardoso Macedo, vice-Prefeito de Barreiras; Gil Areas , representante do Movimento “Decola Oeste”; Fernanda Silva Sá Teles, prefeita do Município de Wanderley (BA); e o gerente de Relações Institucionais da ABEAR, Renato Rabelo, entre outras autoridades.

Informações de Abear e AeroMagazine
Foto: Governo Federal

  • Compartilhe: