Baiano conquista três troféus da União Europeia com projeto de inteligência artificial

O engenheiro eletricista baiano Mateus Cardoso Couto, de 30 anos, representou bem a terra natal nesta segunda-feira (15), na França, ao conquistar três troféus na Conferência de Inovação da União Europeia. Das seis categorias da premiação no evento, o negócio de Mateus conquistou duas, a de Melhor Empresa de Inovação e também de Melhor Empresa de Tecnologia. Além disso, o baiano recebeu o título de Personalidade do Ano.

Realizado este ano em Paris, o evento reconhece projetos de grande relevância para a União Europeia e contou com a presença de membros da Comissão de Inovação da União Europeia e do governo francês. As premiações conquistadas pelo baiano vieram a partir da criação de um projeto de inteligência artificial para auxiliar governos.

A ferramenta criada por Mateus e equipe analisa dados geopolíticos, sociais e econômicos para mensurar se uma política pública possui alta ou baixa chance de sucesso. Após realizada a avaliação, são retornados feedbacks completos do projeto interpretado. A construção da tecnologia foi iniciada em janeiro de 2023 e a ferramenta já está sendo utilizada pelos poderes executivo e legislativo de alguns territórios europeus.

“Estamos só no início da era da IA e todo mês surgem atualizações com possibilidades de combinações infinitas. Devemos entender bem que a IA não é apenas ChatGPT ou outras plataformas gratuitas, mas algo muito mais profundo para construir sociedades e organizações fortes, sejam elas públicas ou privadas”, pontua Mateus Couto.

Para ele, a premiação representa um grande passo para o fortalecimento e visibilidade do trabalho em inovação que vem sendo desenvolvido na Bahia. O acesso à ferramenta e seu código são sigilosos, com uso restrito e controlado por questões de segurança.

“Nosso maior desafio é enfrentar o medo de inovar. Por isso, é urgente investirmos em como compreender a funcionalidade das tecnologias e sermos criativos nas aplicações delas. Nunca crio automações para substituir as pessoas, o que eu faço é dar qualidade de vida e produtividade ao nosso mundo”, ressaltou.

Mateus tem interesse em realizar desenvolvimentos similares no Brasil para potencializar o setor público e garantir a implantação de boas políticas públicas e suas devidas execuções.

Na lista de atualizações também são previstas integrações para projetos de cidades inteligentes, com o objetivo de construir cidades e governos inteligentes, resilientes, transparentes e acessíveis. Novos módulos já estão em desenvolvimento e o próximo a ser lançado será a avaliação de gestores públicos.

Mateus retorna ao Brasil no fim de abril e vai representar a Bahia na Conferência do G20, que acontece no mês de junho, em Goiás.

Informações e Foto: Alô Alô Bahia/Reprodução

  • Compartilhe: