Estilo de vida está transformando o modo de a psiquiatria encarar os transtornos mentais

A atividade que escolhemos para movimentar o corpo, o que colocamos no nosso prato, o investimento que fazemos nas nossas relações, o que fazemos para controlar o estresse que, nos dias atuais e para quem vive em grandes centros urbanos, é gigantesco. Ninguém na área da saúde questiona que esses hábitos e comportamentos, tão simples (muitos deles pregados, inclusive, pelos nossos avós), têm um impacto profundo na nossa qualidade de vida e na nossa saúde.

O que talvez seja novidade é a psiquiatria passar a dar tanta importância ao estilo de vida quanto a medicina já o faz. A Psiquiatria do Estilo de Vida faz parte de um movimento global de profissionais da saúde que têm como objetivo fazer com que as pessoas cuidem mais delas, substituindo hábitos nocivos por saudáveis.

Ao fazerem isso, não só darão atenção à sua saúde mental como aumentarão as chances (em alguns casos, é bom deixar claro) de reduzir a quantidade de remédios psiquiátricos que eventualmente tomam.

Além disso, também trabalharão a favor da prevenção e da redução de sintomas de transtornos mentais como ansiedade, distúrbios do sono e até depressão.

Hoje, já há um significativo conjunto de evidências – não só na área da medicina, mas também na da psiquiatria – que apoiam a prática de um estilo de vida saudável como ferramenta importantíssima mesmo para o tratamento de transtornos psiquiátricos mais complexos, como é o caso da dependência química e do transtorno do espectro autista.

Tanto a medicina quanto a psiquiatria sabem o quanto é importante investir na prevenção, não só porque essas medidas têm um impacto gigante sobre os sistemas de saúde, mas porque, para o próprio cidadão, é mais barato prevenir do que remediar. Por isso, estilo de vida saudável e bem-estar não podem mais ser pensados dissociados dos cuidados com a saúde.

Além de nós, médicos, “receitarmos” atenção com o sono, com a alimentação (e aqui também entra moderação no consumo de bebidas alcoólicas e a redução de alimentos ultraprocessados), com o corpo, por meio da prática de atividade física (e vale qualquer uma, até dar a volta no quarteirão próximo de onde você mora), a Psiquiatria do Estilo de Vida tem ajudado a inspirar cada um a assumir a responsabilidade pelo seu bem-estar.

Dr. Arthur Guerra é professor da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e cofundador da Caliandra Saúde Mental.

Informações da Forbes
Foto: Freepik

  • Compartilhe: