Top 12 melhores espumantes brasileiros, segundo guia internacional

Escolher o melhor espumante para provar nem sempre é uma tarefa fácil por conta da grande oferta que temos no mercado brasileiro. Mas o guia Descorchados nos ajuda neste desafio. A publicação traz a avaliação de vinhos da Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Peru e Bolívia. Na edição de 2024, foram mais de 4.000 vinhos degustados de mais de 230 vinícolas argentinas, 210 chilenas, 35 vinícolas uruguaias , 40 brasileiras, 20 vinícolas peruanas e 5 vinícolas bolivianas.

A análise é feita por categorias e em diversos recortes. Na avaliação de espumantes brasileiros elaborados pelo método tradicional, com a segunda fermentação em garrafa, o Cave Geisse Terroir Nature 2020 ficou em primeiro lugar com uma nota de 95. O espumante é um blend com 50% de uvas Chardonnay e 50% de Pinot Noir, castas clássicas da região de Champanhe. A vinícola Geisse ainda aparece no top 10 com um espumante rosé (veja a lista abaixo).

O guia Descorchados está à venda por R$ 295. Cada volume é separado por região, sendo um dedicado à Argentina e outro ao Chile. O terceiro é uma união entre Brasil, Uruguai, Bolívia e Peru.

Os 12 melhores espumantes brasileiros

  • Compartilhe: