Janaína Torres é eleita a melhor chef mulher do mundo

Janaína Torres é eleita a melhor chef mulher do mundo. Em outubro do ano passado a gastronomia brasileira ganhou mais um destaque, ao Janaína Torres ter sido escolhida como a melhor chef mulher da América Latina em 2023, pelo Latin America’s 50 Best Restaurants. Hoje, o ranking anunciou que a chef coproprietária das casas paulistanas Casa do Porco, do bar casual Dona Onça, da lanchonete Hot Pork, da Sorveteria do Centro e da Merenda da Cidade, todos na cidade de São Paulo, é a melhor chef mulher do mundo.

A cozinheira é a décima a receber o prêmio, e uma das maiores vozes femininas da gastronomia brasileira. Em 2022, quem recebeu o título foi a paranaense Manu Buffara.

No ano passado, A Casa do Porco foi eleito o melhor restaurantes do Brasil, dentro da lista do Latin America’s 50 Best Restaurants. Também em 2023, o estabelecimento ocupou a posição de número 12 lista mundial. No ranking Casual EXAME com os 100 melhores restaurantes do Brasil, a casa ficou em primeiro lugar.

Segundo o 50 Best, o impacto do trabalho de Torres no mundo culinário foi o que a levou a ser eleita a Melhor Chef Feminina do Mundo em 2024. “Torres planeja um restaurante e centro cultural para 2025 no centro de São Paulo, claro. Embora os detalhes ainda estejam em segredo, não será apenas um restaurante: haverá comida brasileira, além de um aspecto de bem-estar e pop-ups rotativos apresentando diferentes elementos da cultura latino-americana de suas viagens e estudos”.

Informações da Exame
Foto: Marcus Steinmeyer

  • Compartilhe: