SESI lança projeto setorial para prevenção de acidentes em armazéns e silos

SESI lança projeto setorial para prevenção de acidentes em armazéns e silos.  Diante do aumento da incidência de acidentes em atividades de armazenamento de grãos e segurança em silos no país, foi lançado nesta terça-feira, 12.03, em Luís Eduardo Magalhães, o Projeto Setorial de Armazenamento de Grãos.

O lançamento ocorreu no Centro de Treinamento da Abapa – Parceiros da Tecnologia, localizado na BR 020/242, KM-50, em Luís Eduardo Magalhães, com a realização do evento Um Diálogo Essencial para Segurança em Silos.

Com a presença de empresários e especialistas em segurança e saúde no trabalho (SST) o encontro destacou a necessidade de se adotar medidas preventivas de segurança para os trabalhadores.

Em visita à região, o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, e o diretor superintendente do SESI Bahia, Armando da Costa Neto, reforçaram o compromisso do SESI no apoio às empresas industriais na busca por soluções.

O Projeto Setorial é realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI Bahia), em parceria com a Associação Baiana do Produtores de Algodão (ABAPA), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Associação das Empresas do Centro Industrial do Cerrado de Luís Eduardo Magalhães (ACICLEM) e Associação das Empresas do Distrito Industrial de Barreiras (ADIB).

SESI lança projeto setorial para prevenção de acidentes em armazéns e silos

“O SESI coloca toda a sua expertise a serviço das empresas e trabalhadores do setor, de forma a contribuir para reverter este cenário. São soluções como estas que estamos apresentando às empresas na região oeste, ao realizar a Agenda da Indústria FIEB e promover eventos como este”, destacou o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos.

Gustavo Prado, diretor executivo da Abapa, destaca a importância da parceria com o Sistema Indústria. “Só foi possível alcançarmos resultados tangíveis para os produtores associados da Abapa com o incondicional apoio das entidades parceiras, em especial com o Sistema S da indústria”, explica.

Prado revela que já foi superado o número de 90 mil profissionais capacitados, marca que já beneficia produtores, indústrias e as empresas da região oeste com a oferta da mão de obra qualificada, longevidade dos seus equipamentos e redução de custos. “Agora, avançaremos ainda mais, com o lançamento do Projeto Armazenamento de Grãos, desenvolvido pelo SESI e Abapa, o que garantirá soluções para fortalecer as práticas de segurança nos silos e armazéns”, complementa.

O diretor superintendente do SESI Bahia, Armando da Costa Neto, acrescentou que o objetivo do SESI, na área de saúde e segurança no trabalho, é estar próximo do empresário para prover soluções para o trabalho seguro.

“Trabalhamos em parceria com a empresa e suas entidades representativas, como é o caso aqui de Luis Eduardo Magalhães, formatando soluções e trabalhando para evitar a incidência de acidentes no ambiente de trabalho. Isso é possível, desde que as normas sejam seguidas e adotadas adequadamente por todos os atores. E é esta mensagem que queremos deixar aos empresários do oeste baiano”.

TRABALHO SEGURO

A principal causa de acidentes registrada na região envolve a prevalência/recorrência de soterramento e asfixia mecânica, de acordo com dados do Ministério do Trabalho. A solução proposta pelo SESI, além de realizar o evento técnico com as empresas, prevê a elaboração de um programa de gerenciamento de risco do trabalho baseado nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho para as empresas da Região Oeste do Estado.

Faz parte das ações a serem implementadas, executar um diagnóstico de segurança e saúde do trabalho; o planejamento para implantação das soluções propostas e a capacitação dos trabalhadores e supervisores e suporte técnico para a empresa na implantação.

Informações de FIEB
Fotos: Péricles Monteiro/Coperphoto/Sistema FIEB

  • Compartilhe: