6 dicas para sair do sedentarismo e começar a praticar atividade física

6 dicas para sair do sedentarismo e começar a praticar atividade física. O sedentarismo está relacionado a diversos riscos para a saúde, como obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2, problemas musculares e articulares, além de poder ter impactos negativos para a saúde mental. Por isso, o combate a esse hábito é um dos principais desafios atuais.

A data do último domingo (10) é reconhecida o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo visando conscientizar a população sobre os riscos à saúde que uma vida sedentária oferece e incentivar a prática regular de exercícios.

“A falta de atividade física regular compromete o coração como um todo, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares. Ela contribui para o acúmulo de gorduras nas artérias, aumenta a pressão arterial, reduz a capacidade do coração de bombear sangue eficientemente para o corpo”, explica Roberto Yano, médico cardiologista.

1. Incorpore qualquer tipo de exercício físico na sua rotina

Quando pensamos em exercício físico, logo a academia vem à mente. Apesar de serem boas opções de atividade física, a musculação e a ginástica não são as únicas modalidades existentes e que são úteis no combate ao sedentarismo.

A dica para sair da inércia é encontrar uma atividade que goste de fazer. Pode ser fazer uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, praticar algum esporte, iniciar a natação ou fazer uma aula de dança ou de luta.

2. Comece com calma e de maneira progressiva

Se você nunca praticou atividade física antes, não é preciso ir com muita sede ao pote. Começar devagar, aos poucos, e ir progredindo a intensidade e a frequência dos exercícios gradualmente faz parte do processo para uma vida menos sedentária.

3. Estabeleça metas realistas

Ainda nesse sentido de “começar devagar”, é preciso estabelecer metas realistas. Por exemplo, não adianta querer, na sua primeira semana de exercícios físicos, querer correr uma maratona. É preciso reconhecer seus limites e respeitá-los.

4. Lembre-se de continuar se movimento ao longo do dia

Mesmo entre aqueles que praticam alguma atividade física em algum horário do dia, é importante lembrar-se de continuar se movimentando nas horas restantes.

5. Tenha uma alimentação saudável e uma boa qualidade de sono

Os benefícios da atividade física para a saúde são potencializados quando associados a outras práticas saudáveis, como manter uma alimentação saudável e equilibrada e ter uma boa qualidade do sono. Sem esses dois fatores, o corpo não tem o combustível necessário para se movimentar e realizar grandes esforços durante o dia.

Por isso, busque manter o horário para se deitar e acordar todos os dias, mantendo uma média de 7 a 9 horas de sono por noite. Além disso, se possível, procure ajuda de um nutricionista ou nutrólogo para realizar uma reeducação alimentar e montar um plano saudável e equilibrado para suas refeições.

6. Busque ajuda profissional

A dica final, mas não menos importante, é buscar ajuda profissional antes e durante esse processo. “É importante lembrar que, por exemplo, caso você já tenha desenvolvido obesidade, pressão alta, diabetes, dislipidemia, se você fuma ou se tem algum problema cardíaco, é de extrema importância que passe primeiro com um cardiologista para ser avaliado e liberado para fazer exercício físico”, alerta Yano.

O cardiologista ressalta também que, mesmo pessoas saudáveis, sem nenhum desses fatores de risco, devem passar por avaliação médica antes de iniciar a prática regular de exercício.

Além disso, é interessante ter a orientação e acompanhamento de um professor de educação física. É ele quem irá direcionar para a execução correta dos exercícios, modular a intensidade deles e ajudar a prevenir lesões.

Informações da CNN
Foto: Freepik

  • Compartilhe: