Previsão de Soja tem produção estimada em 144 mil t

Previsão de Soja tem produção estimada em 144 mil t. A mais recente análise agrícola da Pátria Consultoria revela projeções atualizadas para a safra de soja e milho no Brasil, oferecendo uma visão abrangente do cenário agropecuário. Após meses de ajustes e enfrentamento de perdas em diversas regiões, a empresa mantém suas estimativas de produção.

De acordo com o novo levantamento, a produção de soja é calculada em 143,18 milhões de toneladas, representando uma redução de 7,4% em comparação com as projeções divulgadas na última semana de janeiro. Essa diminuição é atribuída a diversos fatores, incluindo as condições climáticas adversas que impactaram diferentes áreas do país.

As chuvas que ocorreram no início do ano tiveram um efeito positivo nas condições de cultivo, especialmente nos estados do Matopiba e em Goiás, mesmo diante do desafio representado pelo calor intenso e pela irregularidade nas precipitações. Essa melhoria no clima contribuiu para mitigar parte dos danos causados anteriormente.

A Pátria Consultoria baseia suas análises em uma extensa área de 44,4 milhões de hectares, com uma produtividade média estimada em 53,72 sacas por hectare. Esses números refletem a complexidade do panorama agrícola brasileiro, no qual variáveis como clima, solo e tecnologia desempenham papéis cruciais na determinação dos resultados de cada safra.

A safra de soja 2023/2024 no Brasil – Previsão de Soja tem produção estimada em 144 mil t

Até o dia 7 de janeiro de 2024, apenas 0,6% da área estimada para a colheita foi efetivamente colhida. O restante apresenta a seguinte distribuição: 43,6% em fase de enchimento de grãos, 31,7% em desenvolvimento vegetativo, 19,8% em floração e 3,1% em maturação.

As projeções iniciais da Conab estimavam uma colheita de 162 milhões de toneladas, no entanto, diante das condições adversas, a expectativa foi revisada para baixo. Atualmente, a previsão é de uma produção de 155,3 milhões de toneladas, representando uma queda de 4,2% em relação às projeções anteriores.

O Itaú BBA adota uma perspectiva ainda mais pessimista, projetando uma colheita de 153 milhões de toneladas, conforme destacado em seu relatório de dezembro de 2023. Por outro lado, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) apresenta uma visão mais otimista, projetando uma safra brasileira de 161 milhões de toneladas para o período de 2023/24. Essas projeções variadas indicam a complexidade e a incerteza associadas às condições climáticas e seus impactos na produção agrícola.

Informações de Compre Rural
Foto: Reprodução

  • Compartilhe: