6 benefícios do ovo para a saúde

6 benefícios do ovo para a saúde. O ovo é um alimento versátil, prático e repleto de nutrientes. Além de ser uma fonte de proteína, o alimento também é rico em vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do corpo como um todo.

Por muito tempo, o ovo foi visto como vilão da dieta, com estudos indicando que seu consumo estaria associado ao maior risco de colesterol alto. No entanto, pesquisas recentes mostram que isso está defasado.

A seguir, as especialistas listam os principais benefícios do ovo para a saúde. Confira:

1. Ajuda na prevenção do envelhecimento precoce

O ovo é um alimento fonte de de vitaminas A e E, selênio, zinco e os compostos luteína e zeaxantina. “Esses nutrientes ajudam na prevenção do envelhecimento precoce por serem antioxidantes”, afirma Sandra.

Isso significa que eles atuam combatendo a ação dos radicais livres, que são responsáveis pela degradação de componentes como o colágeno, podendo levar ao aparecimento de rugas e linhas de expressão, e também estão relacionados ao desenvolvimento de doenças degenerativas.

2. Fortalece o sistema imunológico

O ovo também é fonte de vitamina D, hormônio responsável por auxiliar na absorção do cálcio e do fósforo pelo organismo, além de controlar os níveis de magnésio. Por suas ações, a vitamina D pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. “Além disso, os minerais zinco e selênio são importantes para aumentar a imunidade”, afirma Fonseca.

3. É bom para o cérebro

A gema do ovo é rica em colina, uma das vitaminas do complexo B. “Esse nutriente é importante para a saúde do cérebro e do sistema nervoso”, comenta Balestra. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o ovo pode melhorar o desempenho do cérebro e diminuir o risco de demência. “A colina é uma substância importante para a memória e concentração”, completa Fonseca.

4. Ajuda no ganho de massa muscular

Por ser uma boa fonte de proteína — uma unidade de 50 gramas possui cerca de 6,2 gramas do macronutriente —, o ovo pode ajudar no ganho de massa muscular. “O ovo é rico em leucina, um aminoácido importante para a síntese muscular. Portanto, o consumo de ovos pode contribuir para o ganho de massa muscular quando combinado com um programa de exercícios adequado”, afirma Balestra.

Um outro estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que consumir ovos inteiros após a musculação pode resultar na maior produção de proteína muscular quando comparada apenas à ingestão da clara.

“O estudo comparou as respostas metabólicas de 10 voluntários saudáveis em treinamento de resistência, consumindo após o exercício o mesmo teor proteico com ovos inteiros ou apenas a clara, uma vez que a gema contém vários componentes alimentares com propriedades anabólicas e concluiu que o ganho muscular é maior em indivíduos que consumiam ovos inteiros”, esclarece Fonseca.

5. Aumenta a saciedade

Por ser rico em proteínas e gordura, além de ter baixo teor de carboidratos e ser pouco calórico, o ovo pode ser um grande aliado no processo de emagrecimento, prolongando a sensação de saciedade. “Cerca de 100 gramas de ovo cozido possui apenas 125 calorias, por isso, pode ajudar na perda de peso”, afirma a nutróloga.

6. Auxilia no controle do diabetes tipo 2

De acordo com Balestra, o ovo pode ser uma boa fonte de proteínas para pessoas com diabetes tipo 2, podendo ser seguro para o consumo e ajudando no controle da glicemia. “O alimento pode ajudar a promover a saciedade e controlar os níveis de açúcar no sangue, quando consumido como parte de uma dieta equilibrada”, afirma.

Um outro estudo, também publicado no American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que o consumo de ovos pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, após analisar 2.332 homens durante 19 anos. Segundo os pesquisadores, os participantes que consumiram 4 ovos por semana têm 37% menos chance de desenvolver a doença crônica, em comparação com os homens que consumiram apenas 1 ovo por semana.
Como consumir o ovo em uma dieta equilibrada e principais cuidados

Como vimos, o ovo, quando inserido em uma dieta equilibrada, pode ser muito benéfico para a saúde. “É importante consumi-lo de forma variada e moderada. Opte por preparações saudáveis, como ovos cozidos, pochê ou mexidos, em vez de frituras. Combine o ovo com outras fontes de proteína magra, como peixe, frango ou leguminosas, e inclua uma variedade de frutas, vegetais e grãos integrais em suas refeições”, orienta Balestra.

Fonseca ressalta que é importante ter um cuidado também com o preparo. “É importante evitar ingerir gema mole pelo risco de contaminação”, alerta. “O ovo cru possui avidina, um fator antinutricional que impede que o nosso organismo absorva completamente a proteína”, acrescenta. Além disso, o ovo cru ou mal cozido pode gerar infecção por salmonela.

A especialista acrescenta, ainda, algumas dicas para evitar a contaminação por ovo:

  • No momento da compra, estar atento ao prazo de validade que é de 30 dias;
  • Verificar a presença do selo SIF;
  • Observar a presença de rachaduras;
  • Armazenar no interior da geladeira;
  • Para preparações sem cocção (como maionese), usar ovo pasteurizado;
  • Não lavar os ovos pois a casca é porosa ou lavar apenas antes da cocção.

Informações da CNN
Foto: Freepik

  • Compartilhe: