TURISMO: Arraial d’Ajuda é a cidade mais acolhedora do mundo

À procura de um destino amigável, onde você se sentirá bem-vindo? Uma pesquisa da plataforma Booking tem as respostas – e o Brasil está em destaque. A empresa acaba de lançar a 12º edição do Traveller Review Awards anual, que revela os 20 lugares mais acolhedores do planeta.

A lista deste ano apresenta locais espalhados pelos cinco continentes, dividida em duas categorias: as cidades e as regiões mais acolhedoras do mundo.

Para classificá-las, a plataforma de viagens recorreu a mais de 309 milhões de avaliações de usuários. As classificações são baseadas na quantidade de acomodações premiadas em cada destino nos quesitos excelência em pessoal e hospitalidade. Mas os vencedores não são apenas ótimos lugares para ficar: cada um oferece experiências locais autênticas e uma recepção calorosa.

“Seja uma dica sobre joias locais escondidas para explorar no balcão da locadora de veículos ou uma nota de boas-vindas personalizada do proprietário de um apartamento com recomendações dos melhores lugares no bairro para comer alguma coisa, nossos parceiros tornam as viagens mais memoráveis ​​e agradáveis ​​para nossos clientes todos os dias”, disse Arjan Dijk, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Booking.com, em um comunicado.

As cidades mais acolhedoras do mundo

No topo da lista das cidades mais acolhedoras do planeta está Arraial d’Ajuda, na Bahia, um retiro tranquilo na praia com um litoral deslumbrante. “Conhecida pela sua atmosfera serena e praias incríveis, é um destino perfeito para dois terços (67%) dos viajantes que querem descansar e recarregar energias quando viajam em 2024”, afirmou o relatório do Booking. A cidade também se destaca como experiência cultural, com locais para visitar como a histórica igreja Nossa Senhora d’Ajuda e a animada Rua Mucugê.

Veja o top 10:

Arraial d’Ajuda, Brasil: essa tranquila cidade litorânea tem uma atmosfera serena e belas praias.
Ermoupoli, Grécia: a pitoresca cidade, capital da ilha de Siros, é conhecida por sua arquitetura veneziana e neoclássica.
Viana do Castelo, Portugal: essa encantadora cidade costeira no norte do país possui um rico patrimônio marítimo e muitos locais religiosos.
Daylesford, Austrália: localizada no sopé da Great Dividing Range, é famosa por suas fontes minerais naturais e seu cenário artístico descolado.
Grindelwald, Suíça: nos Alpes Suíços, é um local popular para amantes da natureza e aventureiros.
Moab, Utah: a única cidade dos EUA na lista é conhecida por suas impressionantes paisagens de rochas vermelhas e pela proximidade a parques nacionais
Uzès, França: a encantadora cidade medieval na Provença, com ruas de paralelepípedos e arquitetura histórica, é a porta de entrada para a região de Gard.
Mazatlán, México: cidade vibrante na costa do Pacífico do México tem uma bela arquitetura colonial e muitos frutos do mar frescos (especialmente camarão).
Jaisalmer, Índia: frequentemente chamada de “Cidade Dourada” devido à sua arquitetura distinta de arenito.
Fujikawaguchiko, Japão: perto do Monte Fuji, esta cidade é famosa por suas vistas deslumbrantes e é uma porta de entrada para a pitoresca região dos Cinco Lagos de Fuji.

As regiões mais acolhedoras do mundo

Os Traveller Review Awards também destacam as regiões mais acolhedoras do mundo, cuja britânica Perthshire ocupa o primeiro lugar este ano. A região é conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes, incluindo o sereno Rio Tay e seus castelos históricos, oferecendo uma mistura perfeita de beleza natural e história. Perthshire oferece uma ampla gama de experiências, desde passeios culturais até aventuras ao ar livre, tornando-a um destino ideal para vários tipos de viajantes.

Confira o top 10:

Perthshire, Reino Unido: conhecida como “País das Grandes Árvores”, a região é notável por suas paisagens florestais, castelos e o rio Tay.
Penghu, Taiwan: um arquipélago de 90 ilhas e ilhotas no Estreito de Taiwan, Penghu tem praias, templos antigos e arquitetura tradicional taiwanesa.
Boyacá, Colômbia: essa região combina história colonial, beleza natural e cidades pitorescas como Villa de Leyva.
Trentino, Itália: situada nos Alpes italianos, é conhecida pelas suas deslumbrantes paisagens montanhosas, oportunidades de esportes ao ar livre e uma mistura única das culturas italiana e austríaca.
Los Lagos, Chile: no sul do país, essa área é famosa por seus lagos, vulcões, florestas e pela pitoresca Ilha de Chiloé.
Erongo, Namíbia: Com a sua mistura de paisagens desérticas, cidades costeiras e vida selvagem única, Erongo é ideal para aventureiros que desejam explorar a natureza selvagem africana.
Otago, Nova Zelândia: na Ilha Sul do país, é conhecida por suas praias selvagens e montanhas no interior. É também o lar da cidade de Dunedin, que tem herança escocesa e uma vida estudantil vibrante.
Lapônia, Finlândia: Na região mais ao norte da Finlândia, é um destino mágico marcado pelas incríveis Luzes do Norte.
Astúrias, Espanha: no noroeste do país, as Astúrias são conhecidas pela sua costa acidentada, arquitetura medieval e pelas montanhas Picos de Europa.
Frísia, Holanda: Esta província no norte da Holanda é caracterizada pelos seus lagos para velejar, ciclovias incríveis e aldeias pitorescas.

Informações da Forbes
Foto: Reprodução

  • Compartilhe: