ADORO TRIP: As 9 cidades mais visitadas dos Estados Unidos

Todos nós temos nossos destinos de férias preferidos – os lugares que marcam seus devaneios e aparecem continuamente em seus itinerários físicos. Da energia agitada da cidade de Nova York ao espetáculo de Las Vegas, a beleza dos EUA é que cada centro urbano tem sua própria personalidade, atraindo os viajantes para um gostinho da distinta cultura norte-americana. Os visitantes vêm em massa para mergulhar na vida da cidade, seja com um pouco de sol ou com arranha-céus.

Para melhor aprofundamento dos destinos que os viajantes escolherão, analisamos os dados da Administração do Comércio Internacional à medida que esta registrava as visitas de viajantes estrangeiros no ano passado (dados de 2023 serão divulgados) para verificar quais as grandes cidades que estão tendo mais tráfego de pessoas. Sem mais delongas, aqui estão as nove cidades mais visitadas da América – e os motivos pelos quais as pessoas não se cansam delas.

Cidade de Nova York

Manhattan (Foto: Wikimedia Commons) — Foto: Vogue
Manhattan (Foto: Wikimedia Commons) — Foto: Vogue

Visitas anuais de estrangeiros: 6,99 milhões

A beleza da cidade de Nova York que nunca dorme é que ela está em constante evolução. Nos últimos anos, os marcos icônicos da cidade – o Empire State Building, o Central Park e a Estátua da Liberdade – juntaram-se a novos marcos como o The Edge (a plataforma aérea mais alta do hemisfério ocidental), Summit One Vanderbilt (um deck de observação de alta tecnologia no arranha-céu mais alto de Manhattan), o Museu da Broadway (uma exposição envolvente sobre a história da Broadway) e a Península de Gansevoort (a primeira praia de Manhattan).

Mesmo os pontos famosos e históricos encontraram maneiras de se reinventar. O Museu Americano de História Natural inaugurou uma nova ala do Richard Gilder Center for Science de US$ 465 milhões na primavera passada, o Top of the Rock acaba de lançar a experiência The Beam para os visitantes recriarem a icônica foto do almoço dos ferreiros de 1932, e o The Tour no NBC Studios reabriu no mês passado com quatro novas exposições de vídeo. Novos hotéis badalados também estão no cenário da cidade, como o recentemente inaugurado The Fifth Avenue Hotel em Nomad, The Warren Street Hotel (inaugurado em fevereiro em Tribeca) e The Surrey, A Corinthia Hotel, New York (lançamento na próxima primavera no Upper East Side). O início do ano é uma das melhores épocas para visita, com a NYC Hotel Week oferecendo até 24% de desconto em quartos, a Broadway Week com promoção de ingressos “dois por um” e a Restaurant Week servindo menus com preço fixo já com desconto.

Miami

Mid-Beach, Miami Beach — Foto: Getty Images
Mid-Beach, Miami Beach — Foto: Getty Images

Visitas anuais de estrangeiros: 4,09 milhões

Venha pela praia, fique pela cultura – não há dúvida de que sempre há bons momentos em Miami. Mas embora tudo girasse principalmente em torno de South Beach e Ocean Drive, onde tudo se resumia a ver algo e ser visto pelos outros, a gama de experiências é muito mais rica hoje em dia.

Tomemos como exemplo o bairro de Wynwood. O antigo bairro de roupas caiu em desordem até que um renascimento começou no início dos anos 2000 – na forma da arte graffiti. Agora, 35.000 pés quadrados de paredes de Wynwood Walls são cobertas por murais coloridos, transformando toda a área no bairro mais moderno do momento. Visite o Museu do Graffiti, o Nader Art Museum Latin America e o Bakehouse Arts Complex, antes de comer algo no Spanglish Craft Cocktail Bar + Kitchen, no Zak the Baker ou no japonês outrora clandestino chamado Hiden.

Em outros lugares de Magic City, o parque urbano The Underline, com 16 quilômetros de extensão, está abrindo em fases; uma nova filial da Soho House, a Miami Pool House, deverá ser inaugurada em 2024; e a torre mais alta da cidade, a extravagante Waldorf Astoria Residences, com 1.049 pés de altura, está dominando o horizonte.

Orlando

Orlando — Foto: Getty Images
Orlando — Foto: Getty Images

Visitas anuais de estrangeiros: 2,92 milhões

A diversão familiar interminável atrai visitantes de todo o mundo a Orlando o ano todo, graças ao fascínio do Walt Disney World, Universal Orlando Resort, SeaWorld Orlando e Legoland Florida Resort. Para acrescentar à lista, o primeiro novo parque temático em décadas está a caminho: o Universal Epic Universe, que incluirá um Super Nintendo World e deverá receber visitantes em 2025.

Contrastando com as experiências fantásticas, Orlando também é repleta de experiências naturais. Escolha entre observar pássaros no Gatorland Bird Rookery, andar de caiaque com a Epic Paddle Adventures ou praticar tirolesa no Central Florida Zoo & Botanical Garden. É também digno de nota: um serviço ferroviário mais rápido e ecológico, o Brightline, que viaja entre Miami, Boca Raton e West Palm Beach, estreou em setembro. Para grandes grupos que buscam um pouco de sol, o tão esperado Evermore Resort – inaugurado em 1º de janeiro de 2024 – foi construído especificamente para multidões, oferecendo aluguéis por temporada de dois a 11 quartos.

Los Angeles

HOLLYWOOD — Foto: Getty Images
HOLLYWOOD — Foto: Getty Images

Visitas anuais de estrangeiros: 2,75 milhões

Os holofotes sempre brilham tão naturalmente em Los Angeles que é fácil ignorar o fato de que o point do sul da Califórnia cresceu bem diante de nossos olhos – e continua a crescer. Bairros sempre modernos, como Silver Lake e West Hollywood, misturam-se com aqueles que encontraram nova vida nos últimos anos, como Arts District em Downtown e Culver City. Os 120 quilômetros litorâneos de Los Angeles são impulsionados pelo glamour da indústria cinematográfica e televisiva, marcada pelo icônico letreiro de Hollywood que comemora seu 100º aniversário este mês. E ter uma visão íntima de toda a magia do cinema é mais fácil do que nunca hoje em dia, com quatro estúdios levando visitantes para seus estúdios ativos: Warner Bros. Studio Tour Hollywood, Sony Pictures Studio Tour, Paramount Studio Tour e o original, Universal Studios Hollywood, com seu exclusivo passeio de bonde em comemoração ao seu 60º aniversário em 2024.

Este ano marca a inauguração do Destination Crenshaw, quatro acres de espaço cultural com pequenos parques e o maior projeto de arte pública liderado por negros do país. Também no próximo ano, o Museu de História Natural estreará um projeto de US$ 75 milhões, o NHM Commons, adicionando 75.000 pés quadrados de espaço, enquanto o LACMA deverá abrir um novo edifício das Galerias David Geffen para integrar sua coleção permanente. Para completar, o Intuit Dome se tornará a nova quadra do Los Angeles Clippers.

Por toda a cidade, distintos hotéis boutique capturam a personalidade de L.A. à sua maneira. A classe e a ousadia old school de Hollywood brilham no Hollywood Roosevelt Hotel, enquanto uma vibe relaxada e descontraída do centro da cidade irradia no The Hoxton, onde o bar da cobertura tem vista direta para a Crypto.com Arena, que revelará uma estátua do Kobe Bryant de bronze em fevereiro. Outras inaugurações recentes incluem o The Shay em Culver City, The Winfield no DTLA’s Jewelry District do centro de L.A. e o Alsace LA Hotel em West Adams.

São Francisco

Lombard Street, São Francisco — Foto: Braden Collum via Unsplash
Lombard Street, São Francisco — Foto: Braden Collum via Unsplash

Visitas anuais de estrangeiros: 1,74 milhão

Há muito o que fazer em São Francisco em uma única visita, e talvez seja exatamente por isso que a cidade está entre as cinco mais visitadas dos EUA: pegue um teleférico, desça a sinuosa Lombard Street, suba ao topo da Coit Tower, coma enquanto percorre a Chinatown mais antiga do país e até observe bisões no Golden Gate Park. O Presidio Tunnel Tops, inaugurado em 2022, rapidamente se tornou um dos novos espaços públicos favoritos, enquanto o espaço para pedestres chamado Landing at Leidesdorff oferece programação cultural itinerária. O amado museu The Exploratorium abriu um projeto de arte pública no Civic Center Plaza, o “Middle Ground: Reconsidering Ourselves and Others”. As experiências também estão se tornando mais altamente tecnológicas, já que a loja de origami Paper Tree lançou um tour de origami de realidade aumentada em parceria com a Adobe.

Neste outono, o Museu de Arte Asiática inaugurou seu Art Terrace na East West Bank, um espaço de 7.500 pés quadrados com vista para a cidade. O Filoli de 654 acres recentemente ganhou as manchetes quando o presidente Joe Biden visitou em novembro – o revival da mansão georgiana e 16 acres de jardins ingleses estão localizados a cerca de 30 minutos ao sul da cidade, em Woodside. Novos hotéis estão abrindo com força total, incluindo o The Jay em Jackson Square, Hotel Julian em Nob Hill e SoMa House no sul de Market District.

Las Vegas

Las Vegas, Nevada — Foto: Stephen Leonardi via Pexels
Las Vegas, Nevada — Foto: Stephen Leonardi via Pexels

Visitas anuais de estrangeiros: 1,66 milhão

Sendo o destino de voo mais pesquisado pelo Google em 2023, sem dúvida seus feeds da rede social têm sido tendências com imagens de muitos shows – principalmente do U2 – no The Sphere, prova de que Las Vegas sempre sabe fazer um show. A banda irlandesa continua sua turnê em datas selecionadas até março e passará o bastão para Phish em abril, mas os visitantes sempre podem explorar o estádio The Sphere Experience. A cidade também preparou o cenário para o primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 de Las Vegas no mês passado e continuará a roubar a cena ao sediar o Super Bowl LVII em fevereiro.

Deixando os eventos de lado, Vegas também está vivenciando uma nova onda de restaurantes dirigidos por celebridades. No ano passado, o Nellie’s Southern Kitchen da família dos Jonas Brothers foi inaugurado no MGM Grand, trazendo os sabores distintos da comida caseira original deles de Belmont, Carolina do Norte, para a The Strip. O Bedford de Martha Stewart também foi inaugurado em 2022, inspirado em sua casa de campo de 1925 no interior do estado de Nova York, e Blake Shelton abrirá uma filial de seu Ole Red no próximo mês. O cenário hoteleiro também teve um grande impulso este mês com a inauguração do Fontainebleau Las Vegas, um mega hotel de 3.600 quartos com um cassino de 150.000 pés quadrados. Curiosidade: Justin Timberlake, Tom Brady, Cher e Paul Anka compareceram à celebração de abertura.

Washington, DC

Washigton DC — Foto: Andy Feliciotti via Unsplash
Washigton DC — Foto: Andy Feliciotti via Unsplash

Visitas anuais de estrangeiros: 1,17 milhão

O melhor de visitar a capital do país é que o roteiro se escreve sozinho. Basta ir ao Monumento a Washington e você estará bem no centro do The Mall, com o Lincoln Memorial a oeste, a Casa Branca ao norte, o Jefferson Memorial e Tidal Basin ao sul, o Capitólio a leste, e o Memorial Martin Luther King Jr. ao sudoeste. E por toda a circunferência há museus Smithsonian – todos gratuitos – para todos os interesses. (Observe que é necessário reservar ingressos gratuitos para o popular Museu Nacional do Ar e do Espaço).

Mas aventure-se mais e os recém-chegados complementam o centro histórico. O Planet Word, um museu imersivo sobre as origens da linguagem, inaugurado em 2020 em uma escola histórica. Do outro lado, o Eaton DC, de propriedade asiático-americana, combina um hotel moderno com a vida comunitária. Após uma reforma de dois anos, o Museu Nacional das Mulheres nas Artes foi reaberto e o Jardim de Esculturas Hirshhorn está sendo reformado antes do seu 50º aniversário no próximo ano. E acabando de estrear na National Portrait Gallery do Smithsonian está um retrato de Oprah Winfrey, que estará exposto até 20 de outubro de 2024.

O distrito de Wharf também se expandiu no ano passado, trazendo consigo Pendry Washington DC – The Wharf. Outra novidade na cidade: o Westin Washington, no centro de D.C., com 807 quartos, colocando o condicionamento físico em primeiro plano com o maior estúdio de exercícios da cidade, um espaço de 10.000 pés quadrados e destaque para seu programa RunWestin com rotas por toda a capital – uma das melhores formas de conhecer verdadeiramente a cidade.

Chicago

Chicago, Illinois — Foto: Getty Images
Chicago, Illinois — Foto: Getty Images

Visitas anuais de estrangeiros: 1,06 milhão

Há uma boa razão para os leitores da Condé Nast Traveler terem votado em Chicago como a melhor cidade grande do país pelo sétimo ano consecutivo. Afinal, o centro do meio-oeste combina os elementos mais vibrantes: arquitetura impressionante (melhor experimentada em um cruzeiro fluvial), museus extensos (o Field Museum à beira do lago tem mais de 40 milhões de artefatos e espécimes) e restaurantes dirigidos por chefs renomados (Girl & the Goat, de Stephanie Izard, continua sendo um dos favoritos, enquanto Damarr Brown, da Virtue, ganhou o prêmio James Beard de chef emergente).

Passeie pelo Millennium Park, com sua estrutura exclusiva Cloud Gate (mais conhecida como The Bean), entre no The Art Institute of Chicago, assista a um jogo no Wrigley Field, caminhe pela trilha elevada 606 – e, claro, reserve tempo para um hot dog e pizza grossa de Chicago (Chicago Pizza e Oven Grinder Company dão conta do recado). As novas acomodações para o fim do ano incluem o Neighborhood Hotel em Little Italy e o The St. Regis Chicago no edifício mais alto do mundo projetado por uma arquiteta.

Boston

Boston — Foto: Osman Rana via Unsplash
Boston — Foto: Osman Rana via Unsplash

Visitação anual de estrangeiros: 738.000

Boston é uma cidade que está sempre em movimento – e ela incentiva os visitantes a fazerem o mesmo. Uma das melhores maneiras de mergulhar fundo em sua história é seguir pela Freedom Trail de 4 km, que conecta 16 dos locais mais importantes da cidade, desde Boston Common até o Bunker Hill Monument. No ano passado, a Innovation Trail estreou saindo do centro da cidade até Cambridge, traçando mais de 400 anos de avanços científicos enraizados na cidade. O inverno passado também marcou a abertura da Walking City Trail, que conecta 17 bairros em um caminho de 43 quilômetros. Não se esqueça da rota mais famosa da cidade: a Maratona de Boston, a mais elitista das seis corridas da Abbott World Marathon Majors, que deve voltar às ruas pela 128ª vez em 15 de abril de 2024.

Mas é claro que também há muito tempo de inatividade. Tome uma bebida com o tio Sam e sua turma no bar Cheers Boston (suba as escadas para ver uma réplica do cenário), jante no restaurante Contessa, na cobertura do The Newbury Boston (não perca o carpaccio de abóbora) e passeie pelo porto de Boston para apreciar a vista da orla. Quanto a se estabelecer num lugar, considere fazer um check-in no novo Raffles Boston (o primeiro hotel do Raffles em toda a América do Norte) ou no The Envoy Hotel, Autograph Collection.

Informações da Exame
Foto de capa: Las Vegas | Reprodução

  • Compartilhe: