CIRCUITO GASTRÔ: 10 restaurantes imperdíveis para almoçar em Courchevel

Ano após ano, Courchevel, na França, se destaca como um dos melhores destinos para quem deseja aproveitar a temporada de inverno do Hemisfério Norte. Parte do Les Trois Vallées, a maior área esquiável do mundo, a estação vai além do charme alpino e dos esportes no gelo ao nos oferecer uma cena gastronômica ímpar.

Seja para paladares exigentes ou para aqueles à procura de agito no après-ski, Courchevel agrada a todos com seus restaurantes de altitude que nos levam a uma viagem saborosa por delícias francesas e ainda nos recebem com visuais arrebatadores das montanhas.

Como esquiar dá fome, um almoço esticado cai bem entre uma descida e outra. Abaixo, compartilho minha lista de 10 restaurantes em Courchevel que valem a pena almoçar – e que ajudam a aumentar as temperaturas com DJs e música ao vivo nos terraços.

E vale o lembrete: a temporada vai do fim de novembro ao começo de abril, em que reservas são altamente recomendadas para garantir seu lugar. Bon voyage!

  • La Soucoupe Courchevel

Restaurante La Soucoupe, em Courchevel, com vista para as montanhas

Soucoupe é especializada em carnes na brasa e garante visuais privilegiadas das montanhas ao redor / Reprodução/Instagram

Além de suculentas carnes na brasa e ambiente interno aconchegante com direito a lareira central, o La Soucoupe nos proporciona visuais arrebatadores das montanhas e das pistas de esqui, o que por si só já vale a subida com o lift.

Entre os cortes de carne há entrecôte argentino e costela, mas o cardápio ainda é recheado de uma extensa variedade de entradinhas, como carpaccio, jamón ibérico, escargot e focaccia de trufa negra. Como toda boa casa francesa, uma seleção de queijos também está disponível, assim como vinhos e espumantes.

La Soucoupe Courchevel: 2398 Chemin rural du lac bleu, 73120 Courchevel 1850 / Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.

  • Baïes Courchevel 1850

Baïes fica aos pés da pista de esqui e garante bons pratos e agito na temporada / Reprodução/Instagram

Trazendo sabores mediterrâneos para o coração das montanhas, o Baïes abriu na temporada passada no lugar do antigo Nammos. A nova casa reflete o agito que o predecessor trazia: DJs ajudam a subir as temperaturas do lado de fora ao longo da temporada, em que as atrações são anunciadas pelo perfil do Instagram.

Situado na parte inferior das pistas e de fácil acesso de esqui, o dia aqui é melhor aproveitado nas mesas de fora quando as temperaturas não são tão congelantes, mas o interior, todo construído de madeira, também faz jus ao charme alpino.

As opções do cardápio podem ir de sopa de couve-flor com lagosta e trufa, passando por tartare de lagostim com caviar até massas, como o rigatoni com trufas e o spaghetti com molho de tomate.

Baïes Courchevel 1850: 540, Rue du Jardin Alpin, Courchevel 1850 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 19h.

  • Le Chalet de Pierres

O Le Chalet de Pierres já é um dos nomes mais conhecidos de Courchevel. Ele fica na beira da pista e ocupa o que já foi uma antiga estação ferroviária, de onde é possível observar os esquiadores descendo as montanhas e acessar a pé, de esqui ou de carro.

O restaurante de clássica decoração alpina conta com mesas internas e externas, ideais para saborearmos frutos do mar – que ficam expostos em um balcão – ou ainda os cortes de carne premium e as entradinhas para compartilhar.

O generoso cardápio, que também possui opções vegetarianas e veganas, conta com burrata, pizza trufada e baguete gratinada com queijo e cogumelos para começar, mas as especialidades, com ou sem trufa, são a fondue e o tartiflette, este último um clássico da Sabóia com batatas, queijo e cebolas. Para arrematar, o restaurante é conhecido pelo buffet de sobremesas

Enquanto os adultos podem se esquentar com DJs no terraço, as crianças também encontram diversão com videogames do lado de dentro e catapulta de bola de neve do lado de fora.

Le Chalet de Pierres: Piste des Verdons, Le Jardin Alpin, Courchevel 1850 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h; almoço, das 12h às 16h; chá da tarde, das 15h às 16h30.

  • La Table des Airelle

Dentro do hotel cinco estrelas Les Airelles, em Courchevel 1850, o La Table des Airelles é um restaurante francês que serve café da manhã, almoço e jantar em seu salão elegante. Depois de nos aventurarmos no esqui, o almoço do restaurante é uma boa pedida por conta de seu verdadeiro banquete em forma de buffet.

La Table des Airelles serve café da manhã, almoço e jantar caprichado em forma de buffet / Daniela Filomeno

As especialidades incluem frutos do mar, carnes da churrasqueira, estação de crudos, saladas e pratos quentes. Não é qualquer buffet, já que a qualidade impressiona e os chefs preparam os pedidos na nossa frente. E deixe espaço para a sobremesa, já que a estação de doces é supercompleta.

Nos dias ensolarados, o terraço externo com vista para os picos nevados é paradinha certa.

La Table des Airelles: Les Airelles, Le Jardin Alpin, 73120 Courchevel 1850 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h30 às 15h. 

  • Cap Horn Courchevel

Mais antigo restaurante em funcionamento de Courchevel 1850, o Cap Horn tem um ambiente festivo e ao mesmo tempo amigável com decoração marítima e terraço para as montanhas. Com acesso por esqui ou de carro pela estrada, é um bom lugar não somente para o almoço, mas também para o après-ski, com som rolando solto do lado de fora com a ajuda de DJs.

Alguns funcionários chegam a se vestir de personagens para servir as mesas, em que podemos encontrar Jack Sparrow e até Mario Bros. Em suas mãos podem vir sushis, nigiris, bandejas de frutos do mar e cortes premium de carne, como black angus e wagyu, em que o menu capricha no equilíbrio entre terra e mar.

A carta de vinhos não fica para trás e conta com mais de 600 rótulos. Para finalizar, há um buffet de sobremesas com doces como tarte tatin e waffle.

Cap Horn Courchevel: Route de l’Altiport, 73120 Courchevel 1850 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 17h. 

  • Le Mille Sabords

Burrata com tomate cereja e pesto com trufas negras do Le Mille Sabords / Daniela Filomeno

Colado ao Cap Horn – e parte da cartela de restaurantes do mesmo grupo – está o Le Mille Sabords, único restaurante italiano de altitude em Courchevel e que oferece um ambiente mais íntimo com o mesmo cenário para os picos nevados.

A especialidade é o penne flambado com conhaque com parmigiano reggiano, mas risoto com trufas, linguini alle vongole e pizza trufada também estão no cardápio. Ambos os restaurantes ficam perto do aeródromo de Courchevel.

Le Mille Sabords Courchevel: Route de l’Altiport, 73120 Courchevel 1850 / Horário de funcionamento: todos os dias, a partir das 12h.

  • La Cave des Creux

Interior do La Cave des Creux, restaurante montanhas de Courchevel

Interior do La Cave des Creux, aconchegante restaurante com cozinha internacional nas montanhas de Courchevel / Reprodução/Site

Uma das minhas escolhas prediletas em Courchevel, o La Cave des Creux está a mais de dois mil metros de altitude e originalmente era uma cave de maturação de queijos. Ex-jovens instrutores de esqui resolveram criar o restaurante, que tem no menu pratos regionais da Sabóia junto de peixes e até fusões asiáticas.

Entre os pratos estão fondue com três queijos; costeleta de vitela com trufas servida com purê de batata caseiro trufado; o entrecôte de angus com acompanhamentos à escolha; tartar de atum e bowl veggie. Ao final, um buffet de sobremesas nos seduz com os docinhos franceses.

As vistas panorâmicas surpreendem, já que o terraço com lareira – que tem música ao vivo em determinados dias – dá para o coração dos Les Trois Vallées e para o Mont Blanc. O acesso é feito por esqui ou em 40 minutos a pé em um caminho a partir do aeroporto.

La Cave des Creux: encosta de La Cave des Creux, 73120 Courchevel 1850 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h.

  • Bagatelle Courchevel

No topo da passagem Col de la Loze, o Bagatelle une pratos caprichados com vistas surpreendentes das montanhas. O menu traz sabores da Riviera Francesa e do Mediterrâneo ao coração dos Alpes.

Entradinhas para compartilhar, cortes de carne premium e peixes estão no cardápio junto de especialidades como batatas recheadas com foie gras frito e molho de trufas; rigatoni com bochecha de boi confitada com manjerona e pizzeta de chocolate com avelãs caramelizadas.

Como de costume, o lugar é animadíssimo e tem ótimos DJs na área externa, que também conta com cobertores e aquecedores para nos aliviar do frio intenso.

Bagatelle Courchevel: Sommet de la Loze, 73120 Courchevel 1850 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 16h. 

  • Le Farçon

Situado na área de esqui de La Tania, o Le Farçon detém uma estrela Michelin e nos recebe de portas abertas no almoço e no jantar com menus especiais que mudam sazonalmente. Apesar do requinte, podemos tranquilamente entrar com botas de esqui.

Ambiente do Le Farçon / Daniela Filomeno

Capitaneado pelo chef Julian Machet, o restaurante nos oferece menus surpresa de três, quatro ou seis etapas no almoço (no jantar o número sobe para nove passos) compostos por ingredientes regionais que refletem o melhor da cultura da Sabóia e dos vegetais e carnes disponíveis. Spoiler: um dos melhores pratos que comi foi um porco acompanhado com brioche com endívias.

E não pense que as crianças não tem vez aqui: o chef faz questão de preparar opções kids, em que os pratos são pensados de forma a seguir a jornada culinária dos papais.

Le Farçon: Kalinka 73120 La Tania – Les 3 Vallées – Courchevel / Horário de funcionamento: segunda-feira à sábado, das 12h às 13h e das 19h30 às 21h. 

  • L’Oeil de Boeuf

Sempre tenho refeições memoráveis no L’Oeil de Boeuf, restaurante de toques rústicos fora do circuito dos badalados e famosos de Courchevel. Situado em Courchevel 1550, as carnes são as estrelas do menu, já que são dry aged e grelhadas no fogo.

Continuam no menu também o impecável carpaccio de vieiras e o tarte tatin, tortinha francesa clássica que aqui é doce na medida certa. O chalé também impressiona ao ser acolhedor e charmoso com seu interior rústico, do jeito que a neve pede, com poucas mesas na área interna e acessível logo pela pista de esqui.

L’Oeil de Boeuf: 266 Rue des Rois, 73120 Courchevel Village (Courchevel 1550) / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 22h.

Informações da CNN
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: