ADORO TRIP: 10 destinos pelo mundo para viajar em 2024

Procurando os melhores lugares para viajar em 2024? Nós também estamos – e constantemente pensando nisso: em qualquer dia, nossos editores consultam especialistas do setor, monitoram inaugurações de hotéis, desafiam os pensamentos dos formadores de opinião e se aventuram a explorar vários cantos do globo. Nas palavras de Santo Agostinho: “O mundo é um livro e quem não viaja lê apenas uma página.”

No entanto, numa época de saturação das redes sociais e do excesso de turismo, a prerrogativa de fazer uma viagem de uma forma “in-the-know” parece imperativa. Para você e para o mundo: uma viagem de fim de semana de verão a Veneza é, em teoria, um sonho, até que se experimentem as multidões esmagadoras que estão danificando a frágil e histórica infraestrutura da cidade. (Essa cena de sugar almas provavelmente não foi exibida no feed do Instagram).

Então, para 2024, a equipe de lifestyle da Vogue decidiu compartilhar os lugares que, depois de ouvir, explorar e pesquisar o que vale conhecer nos próximos 12 meses. Alguns estão surgindo e estão passando despercebidos. Alguns roteiros são favoritos, perenes, passando por um momento de rejuvenescimento ou de destaque. Alguns são destinados ao descanso e relaxamento, e outros a uma aventura única na vida. O que todos eles têm em comum, entretanto? Eles valem os dias de férias. Abaixo, os 10 melhores lugares para viajar em 2024.

Sifnos, Grécia

Sifnos — Foto: Getty Images
Sifnos — Foto: Getty Images

Tanto Margot Robbie quanto Dua Lipa foram vistas de férias na ilha das Cíclades (com população de 2.500 pessoas) pouco conhecida neste verão, confirmando que ela pode não permanecer quieta por muito mais tempo. O grande atrativo, além das águas cristalinas? A comida. Nikos Tselementes, um chef que é amplamente considerado o fundador da cozinha grega moderna, nasceu em Sifnos em 1878. (Seu livro de receitas de 1950, Greek Cookery, foi o primeiro livro de receitas grego traduzido para o inglês – fazendo com que a culinária mediterrânea se espalhasse pelo mundo.) Ele desenvolveu uma cultura da culinária do mar e da fazenda à mesa na ilha que continua até hoje.

O Omega 3, restaurante rústico que fica bem na praia, é conhecido por ter os melhores frutos do mar da ilha. (No ano passado, Jeff Bezos era um patrono). Enquanto isso, Barack Obama e Tom Hanks jantaram recentemente na Cantina. Sem aeroporto na ilha, Sifnos só é acessível por barco ou ferry. Para aqueles que procuram “viagens lentas” – ou a arte de férias descontraídas e sem agenda – Sifnos está emergindo como o lugar ideal. — Elise Taylor, escritora de lifestyle sênior

Granada, Caribe

Granada — Foto: Getty Images
Granada — Foto: Getty Images

Depois que a Jet Blue adicionou voos diretos para Granada em 2017, Granada (conhecida como “Ilha das Especiarias”) lentamente começou a emergir como um refúgio caribenho sorrateiro e mais acessível, com excelente rum, comida saborosa e praias de areia e relativamente livres de multidões. Silversands foi inaugurada em 2018 e nesta primavera a ilha receberá um resort Six Senses localizado em 38 acres no extremo sul.

Embora haja uma quantidade quase infinita de coisas para fazer nesses resorts de luxo: caminhar pela movimentada capital de St. George e seu porto repleto de barcos ou caminhar pela floresta tropical no Parque Nacional Grand Etang. Estou ansiosa para ver peixes tropicais, recifes de corais coloridos, detritos fortemente esculpidos (a ilha é frequentemente chamada de Capital dos Naufrágios do Caribe), como o único parque de esculturas subaquáticas do mundo. — ET

Big Sur, Califórnia

Big Sur — Foto: Getty Images
Big Sur — Foto: Getty Images

Big Sur é um destino turístico perenemente popular nos Estados Unidos, com milhares de pessoas viajando pela Rodovia 1 todos os anos para apreciar as vistas deslumbrantes e acidentadas do Pacífico. (Assista à Big Little Lies). No entanto, graças a uma série de hotéis boutique, podemos acabar expandindo nosso pit stop na costa norte da Califórnia.

Este outono viu a reabertura do La Playa Hotel de Carmel-by-the-Sea, um retiro artístico histórico que foi completamente transformado pela Post Company. (Ex-hóspedes incluem Ansel Adams e Steve Jobs, que lançaram o primeiro protótipo do computador Macintosh da Apple no hotel). Enquanto isso, propriedades como Post Ranch Inn e Ventana Big Sur fazem com que os visitantes sejam sempre bem-vindos. —ET

Tânger, Marrocos

Tânger — Foto: Getty Images
Tânger — Foto: Getty Images

Abraçando a rica história de Tânger que remonta aos tempos antigos, foi durante o início do século XX – quando passou várias décadas como uma “zona internacional” colonial – que ganhou pela primeira vez a reputação de ponto de acesso gratuito para viajantes. Ocidentais espirituais, de Tennessee Williams aos poetas Beat e aos Rolling Stones. Este espírito contracultural permanece o mesmo após a Independência de Marrocos para quem tenta fazer compras nos seus souks labirínticos, apreciar as suas maravilhas arquitetônicas Art Nouveau e Art Deco, aproveitar o sol nas praias perto da cidade e beber à noite, tudo em dois de seus atmosféricos bares de estilo speakeasy.

No último ano, no entanto, Tânger finalmente abriu dois hotéis de luxo à altura. Em primeiro lugar, há o Fairmont Tazi Palace, inaugurado no final de 2022 num amplo palácio de estilo andaluz que pertence a um antigo conselheiro do rei, com um enorme spa e piscinas exteriores paisagísticas. Em outro lugar, Villa Mabrouka – o segundo hotel marroquino de Jasper Conran depois de seu amado riad L’Hotel em Marrakech – inaugurado há apenas alguns meses: uma boutique boêmia de 12 quartos na antiga casa de Yves Saint-Laurent com interiores de Jacques Grange , extensos jardins e vistas espetaculares sobre o estreito de Gibraltar. Se você está procurando um refúgio para o sol do início da primavera no hemisfério Norte, com um lado de estilo e cultura, agora não há lugar melhor do que a Noiva do Norte. (Um apelido que a cidade adquiriu, aliás, pelas impressionantes casas brancas e mesquitas que margeiam suas encostas.)

Ilha de Jeju, Coreia do Sul

Ilha de Jeju — Foto: Getty Images
Ilha de Jeju — Foto: Getty Images

Há uma razão pela qual você já deve ter ouvido falar de Jeju, uma ilha na costa sul da Coreia do Sul que tem sido um refúgio de verão querido em Seul: uma haenyeo, ou uma comunidade matriarcal de mulheres mergulhadoras que passam horas mergulhando cozinhando frutos do mar todos os dias . (Bem, na verdade, talvez por duas razões: é também um local favorito para produção de K-dramas, ou que provocou uma nova onda de interesse global na ilha).

Embora o Seaes Hotel, na costa sul da ilha, já tenha se mantido forte como seu principal hotel de luxo para viajantes intrépidos – graças em parte às suas deslumbrantes vistas para o mar e às acomodações encantadoras inspiradas nas tradicionais vilas de pescadores – é uma novidade na safra de hotéis. A recém inaugurada maravilha arquitetônica do JW Marriott Jeju Resort & Spa fica no topo de uma falésia vulcânica, oferecendo ponto de partida para quem busca explorar as maravilhas naturais da ilha, desde cachoeiras até crateras vulcânicas, e você pode virar costas e encontra um spa enorme ou mergulhar nas fontes termais ao ar livre. Muitas vezes chamado de Havaí da Coreia, chegar a Jeju pode ser um pouco mais complicado do que ir ao estado de Aloha, mas dizem que já está sendo apontado como um destino de retiro perfeito depois de alguns dias fora da expansão urbana.

Bodrum, Turquia

Bodrum — Foto: Getty Images
Bodrum — Foto: Getty Images

Nosso local favorito para ser a próxima Ibiza? Bodrum, Turquia. Embora sempre conhecida por sua clientela chique – Ahmet e Mica Ertegun passaram férias lá por décadas – recebeu um choque glamouroso nos últimos tempos: no verão passado, o The Bodrum Edition foi eleito, juntando-se ao ícone boêmio dos anos 1970, Macakizi, como um dos resorts mais elegantes do lado da Turquia do Egeu. (“Um destino de resort que não parece um resort, a vibração neste local luxuoso na Riviera Turca é mais “relaxar na propriedade do seu amigo bilionário extremamente elegante” do que “estadia em hotel”, escreveu a Vogue em nossa análise do hotel) . Em novembro deste ano, o restaurante Kitchen recebeu uma estrela Michelin.

Enquanto isso, neste verão veremos a chegada do Scorpios, o famoso clube da praia de Mykonos. Com a Côte d’Azur e a Costa Amalfitana repleta de multidões sem precedentes nos últimos anos, a Riviera Turca está preparada para se tornar o próximo ponto de encontro de verão para ver e ser visto.

Madagascar

Madagascar — Foto: Getty Images
Madagascar — Foto: Getty Images

Exploradores e viajantes ecológicos: sonhem com o cheiro em Madagascar, uma remota ilha do Oceano Índico com uma das mais ricas biodiversidades do mundo. A indústria do turismo no país ainda está em desenvolvimento – e devem ser tomados cuidados de viagem – vários parques de campismo estão a ser instalados na sua região: o Campo de Exploração Namoroka Tsingy será inaugurado dentro do Parque Nacional Namoroka, em meados de 202. Voaara se juntará ao resort de praia privado Miavana da Time + Tide como um retiro de praia de luxo. Agora, a operadora de turismo de aventura de luxo Black Tomato desenvolveu um passeio focado na conservação para explorar suas florestas tropicais e arquipélagos remotos. O vizinho costeiro da África Oriental, Moçambique , também está prestes a emergir como um refúgio de praia na selva, com propriedades como o Santuário de Kisawa e uma futura Banyan Tree.

Sérvia

Sérvia — Foto: Getty Images
Sérvia — Foto: Getty Images

Com o boom de viagens na Croácia ao longo da última década – e as ruas de Dubrovnik e as praias da costa da Dalmácia atingindo agora o ponto de saturação turística – é o momento perfeito para ir mais longe nas Balcãs e descobrir as cidades históricas e enseadas de cartão postal. Montenegro foi o primeiro beneficiário deste efeito cascata, sendo agora destino de resorts de luxo pertencentes à Aman e One & Only.

Em primeiro lugar, há a capital de Belgrado, que não é apenas um destino promissor para jovens criativos de todos os matizes, mas também possui uma das melhores vidas noturnas da Europa. Para os viajantes mais adultos, porém, existem palácios otomanos, templos ortodoxos e até um museu dedicado a Nikola Tesla; Além disso, com um St. Regis previsto para ser inaugurado em 2024, uma nova onda de ofertas de hotéis de luxo provavelmente se seguirá.

As verdadeiras maravilhas da Sérvia, no entanto, residem nos seus tesouros naturais escondidos e na vida selvagem: com montanhas, desfiladeiros, rios e cascatas de tirar o fôlego, é o local perfeito para sair dos circuitos habituais em 2024 – em todos os sentidos. —LH

Paris, França

Paris — Foto: Getty Images
Paris — Foto: Getty Images

Como disse uma vez Audrey Hepburn, “Paris é sempre uma boa ideia” – e, de fato, a capital francesa é tão visitada que podemos questionar por que é que (ainda) precisa de ser mencionada. Porém, ao se preparar para sediar os Jogos Olímpicos de 2024, a Cidade-Luz brilha mais do que nunca. Você verá pessoas nadando no Sena, jogando vôlei de praia ao lado da Torre Eiffel e acompanhará uma maratona na grande praça histórica do Hôtel de Ville. (“Porque Paris não é como qualquer outra cidade, merece todas as honras”, diz o site oficial dos Jogos Olímpicos de Paris. “Os Jogos na capital prometem um espetáculo completo, pensado para os atletas, espectadores e telespectadores”).

E, porque estamos em Paris, até o atletismo é praticado na moda. Os jogos como um todo são patrocinados pelo conglomerado de luxo LVMH, que utilizará suas diversas marcas de moda, beleza e estilo de vida para apoiar o evento internacional. (Chaumet desenhará as medalhas olímpicas e paraolímpicas, por exemplo, enquanto as maisons de vinhos e bebidas espirituosas da Moët Hennessy fornecerão bebidas etílicas para os eventos oficiais de hospitalidade. E só podemos nos perguntar sobre o uniforme oficial…) Enquanto isso, o Musée des Arts Décoratifs está organizando a exposição Mode et Sport, d’un podium à l’autre (Moda e Desporto: de um pódio a outro, em tradução livre), que ocorre até abril de 2024.

Precisa de outro motivo? Nos últimos meses, Paris acolheu uma série de novos hotéis boutique notáveis, desde o Le Grand Mazarin, projetado por Martin Brudnizki, no Marais, até o Chateau des Fleurs, inspirado na Belle Époque. —ET

Galiza, Espanha

Galiza — Foto: Getty Images
Galiza — Foto: Getty Images

Embora os turistas escolham as ensolaradas Ilhas Baleares e as encantadoras cidades costeiras da Costa Brava, escondidas no canto noroeste da Península Ibérica, você encontrará algumas das praias mais deslumbrantes da Espanha – como a região é um segredo bem guardado entre os seus devotos de longa data, mesmo que lenta mas seguramente está ganhando interesse boca a boca ao longo dos últimos anos, e se preparado para ter um momento de destaque. Seus devotos incluem o arquiteto David Chipperfield, que tem uma casa de férias minimalista e monástica na vila Corrubedo, bem como um grande contingente da moda madrilena. (E por falar em moda, uma família local da encantadora cidade da Corunha patrocinou exposições recentes sobre títulos da fotografia, incluindo Peter Lindbergh, Helmut Newton e Steven Meisel).

Mas voltando para aquelas praias. Vale seguir até à costa oeste da região (fazendo uma paragem na cidade de Santiago de Compostela, um tesouro da arquitetura barroca mais conhecido como ponto final da famosa rota de peregrinação do Caminho) para visitar as zonas amarelas douradas e o azul cristalino águas das Rías Baixas, e passar uma noite no Hotel Pepe Vieira, associado ao Relais & Chateaux, que dispõe de um restaurante com duas estrelas Michelin especializado em riffs criativos de pratos galegos. Faça uma viagem às Ilhas Cíes, que oferecem algumas das praias mais espetaculares deste lado do Caribe. Apenas certifique-se de reservar com antecedência: por se tratar de uma reserva natural cuidadosamente protegida, apenas 1.800 visitantes podem viajar de jangada por dia.

Informações da Vogue
Fotos: Reprodução

  • Compartilhe: