ENTRETÊ: Baiano Itamar Vieira Jr. é indicado a prêmio literário internacional de Dublin

O escritor Itamar Vieira Junior está entre os destaques do Prêmio Literário de Dublin, concedido pela Câmara Municipal da capital irlandesa. O baiano é um dos 80 semifinalistas, ao lado do cearense Stênio Gardel e do moçambicano Mia Couto. Ele está na disputa com “Torto Arado”, best-seller que conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, cuja família vive em situação análoga à escravidão no Recôncavo Baiano. A obra, que ganhou tradução para o inglês por Johnny Lorenz, foi indicada ao prêmio pela Biblioteca Municipal do Porto.

Considerado um dos prêmios literários mais bem pagos do mundo: 100 mil euros (caso o livro escolhido seja traduzido, o autor recebe 75 mil euros e os 25 mil euros restantes são embolsados pelo tradutor), o concurso contempla romances publicados no país no ano anterior. Ao todo, concorrem 31 obras traduzidas e 16 de romancistas estreantes, que foram indicados por mais de 400 bibliotecas espalhadas por 177 países. Além do trio lusófono, disputam o troféu autores como a americana Gabrielle Zevin, a argentina Mariana Enríquez e o guatemalteco Eduardo Halfon.

Os finalistas serão conhecidos no dia 26 de março. O júri do concurso é formado por Chris Morash, Daniel Medin, Ingunn Snædal, Anton Hur e Irenosen Okojie. O vencedor será anunciado em 23 de maio durante o Festival Internacional de Literatura de Dublin.

Informações do Alô Alô Bahia
Foto: Reprodução

  • Compartilhe: