SAIU NA ADORO: Chile, um roteiro de incríveis descobertas 

@bethfmaciel

Texto: Simone Regina

Quatro amigas, vindas de diferentes partes do Brasil, uniram-se em uma viagem de férias que se tornaria uma aventura inesquecível. Elizabeth Maciel, da Bahia, Elem e Pamela Bahia, de Minas Gerais, e Beatriz Fausto, de Brasília, embarcaram em um emocionante roteiro para conhecer o Chile, revelando o quão diversificado e espetacular esse país sul-americano pode ser.

A cidade de Santiago, capital do Chile, foi o ponto de partida para uma série de explorações memoráveis. Nos oito dias que se seguiram, o quarteto mergulhou profundamente na cultura, na história e na beleza natural do Chile. Começando pelo coração de Santiago, o grupo explorou o famoso Palácio de La Moneda, testemunhando o centro político do país.

Elas também aproveitaram os dias ensolarados para explorar as encantadoras cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar. “Viña del Mar é conhecida como a cidade jardim, fomos à praia conhecer o oceano pacífico, visitamos o Museo Fonck e o famoso Relógio das Flores, que é um ponto turístico do local. Já Valparaíso nos encantou com a parte histórica, com vários patrimônios culturais preservados, lá andamos de funicular, conhecemos o Porto e vários bairros com casas construídas desde 1820”, relembra Elizabeth Maciel.

A viagem contou também com uma visita a Isla Negra, onde as amigas puderam visitar o museu de uma das casas de veraneio de Pablo Neruda, com vista para o oceano e o túmulo do poeta. O roteiro incluiu uma parada em Algarrobo, lá puderam degustar um almoço luxuoso no resort San Alfonso del Mar, que abriga a maior piscina artificial do mundo.

As vinícolas foram uma viagem à parte 

No entanto, a verdadeira aventura estava nos arredores da cidade de Santiago, onde vinícolas oferecem cenários de tirar o fôlego. “Fizemos diversos passeios e visitações conhecendo a história, parreiras e adegas, todas com degustação de vinhos”, conta Elizabeth Maciel.

“A Cousiño Macul fica localizada dentro da cidade de Santiago e é uma das vinícolas mais antigas. Lá fizemos um passeio de bicicleta pela plantação que foi o ponto alto da visita.”

“A Undurraga é muito charmosa, fica em Valle del Maipo, e a guia faz um tour completo e muito detalhado. O que mais gostei foi conhecer a história do vinho e sobre harmonização.”

“A Concha y Toro tem uma parte externa muito linda também, e apesar de ser tão conhecida achei o passeio bem resumido. Um dos momentos mais interessantes é quando o guia nos conta a lenda do famoso vinho Casillero del Diablo.”

“Por fim conhecemos a Alyan Family Wines, que foi um dos meus passeios preferidos! Totalmente diferente das demais vinícolas, a visitação só tem início no final da tarde. Momento em que os visitantes podem apreciar o lindo pôr do sol do local. O tour pela vinícola conta com a participação do fundador e proprietário, e a degustação é acompanhada de tábuas de frios e finalizada com um pequeno jantar muito saboroso.”

Além das vinícolas, as amigas se aventuraram nas montanhas para conhecer o Valle Nevado, uma das principais estações de esqui de Santiago. “Visitamos também o Cerro de San Cristóbal, que é um dos mais altos de Santiago: sobe de teleférico com vista para toda Santiago e desce de bondinho com uma linda vista para as cordilheiras. Ele possui um santuário dedicado à Imaculada Conceição e possui uma estátua gigante da Virgem Maria”, conta Elizabeth.

Segundo Elizabeth, um dos momentos mais espirituais da viagem foi a visita ao Templo Bahá’í. “Um local de muita paz e de agradecimento. O templo tem uma arquitetura surreal, ele é feito de mármore, durante o dia a luz do sol ilumina todas as suas paredes, e ele possui o formato de 9 pétalas que se encontram na ponta”, relembra Elizabeth.

A gastronomia local também impressionou na viagem. “Durante nossa estadia tivemos a oportunidade de conhecer vários restaurantes, dentre eles os temáticos de fundo do mar, e a cafeteria inspirada em Alice no País das Maravilhas!”, relembra.

Elizabeth conta que os seus locais preferidos foram o Valle Nevado e a vinícola Alyan. “Uma cidade linda, que me surpreendeu muito, adorei conhecer e com certeza pretendo voltar para conhecer, agora, o Atacama”, finaliza.

Fotos: Arquivo pessoal

  • Compartilhe: