BARREIRAS: Conselheiros Tutelares eleitos para atuar no quadriênio 2024/2028 tomam posse

Os cinco novos conselheiros tutelares eleitos em 1º de outubro de 2023, que irão atuar no mandato 2024-2028, tomaram posse e foram diplomados nesta quarta-feira (10), em solenidade realizada no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante da Câmara de Vereadores de Barreiras. Os novos conselheiros já começam atuar de imediato tendo como principal objetivo, zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente no meio familiar.

Agora empossados, os conselheiros Milca Pereira Santos Silva, Maria da Conceição Sudré, Júnior Lima Filho, José Lázaro Lopes e Bruna Thais da Cruz, e ainda os suplentes, Nilba Célia Rodrigues, Maria Sueli Soares, Raissa Carolina de Carvalho e Bruno Barrocal, terão também o compromisso de fiscalizar a atuação de demais órgãos públicos, das entidades governamentais e não governamentais, fazendo valer as diretrizes e premissas elencadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Participaram do ato solene o presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; secretária de Assistência Social e Trabalho, Gabriela Nogueira; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Amanda Carla Pereira; defensor público, Ênyo Ribeiro Novais; subsecretária Maritânia Gonçalves; demais vereadores, familiares e representantes da sociedade civil.

“Esse compromisso de que sejam assegurados todos os direitos garantidos às crianças e adolescentes barreirenses deve estar pautado no trabalho realizado diariamente por todos esses conselheiros que foram empossados e diplomados hoje. Parabenizamos todos e salientamos a importância da sociedade nessa parceria de fiscalização e atuação. O CMDCA estará lado a lado desses novos agentes públicos com esses mesmos objetivos, que é o de manter o bem-estar da nossa juventude”, pontuou Amanda Carla, presidente do CMDCA.

As eleições de outubro passado, pela primeira vez, utilizaram urnas eletrônicas em todo território nacional, por meio de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A secretária de Assistência Social e Trabalho deu boas-vindas aos novos conselheiros, enfatizando que a participação ativa dos membros é de fundamental importância para a sociedade.

“Com certeza esse é um momento importante para toda sociedade, por isso, parabenizamos todos esses novos conselheiros titulares e suplentes, essenciais para proteger os direitos das crianças e adolescentes em nosso município. Em dezembro realizamos uma capacitação que teve o objetivo de instrumentalizar os conselheiros para uma atuação profissional com ênfase na proteção. Essa parceria com a Secretaria será permanente, ladeados nesse intuito de garantir e assegurar os direitos de nossas crianças e adolescentes” enfatizou Gabriela Nogueira.

Informações e Foto: Dircom/PMB

  • Compartilhe: