AGRONEGÓCIO: Plantio de soja no Oeste da Bahia está quase concluído

Novo levantamento de safra divulgado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) informa que a semeadura de soja no Oeste do estado está quase concluída. Até o momento, cerca de 1,9 milhão de hectares foram plantados, representando 98,9% da área total estimada.

O Conselho Técnico prevê que serão plantados 2 milhões de hectares na região neste período. Na safra anterior, foram semeados 1,860 milhão de hectares de soja, que continua sendo a principal cultura na região, ocupando 69% da área de cultivo.

Na última semana, produtores rurais de várias microrregiões, incluindo Cascudeiro e Campo Grande, em Baianópolis, Coaceral, em Formosa do Rio Preto, e Rio Grande, em São Desidério, intensificaram o plantio e replantio de soja devido ao retorno e uniformidade das chuvas.

“O clima favorável da última semana e as previsões de chuva contribuem para a conclusão da semeadura nos próximos dias”, disse Odacil Ranzi, presidente da Aiba. “Estamos gratos pelo retorno das chuvas, que beneficiaram áreas onde o plantio estava atrasado”, conclui.

Em 29 de dezembro de 2023, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) publicou a Portaria Nº 140, prorrogando excepcionalmente o prazo de semeadura de soja até 10 de janeiro de 2024 para a safra 2023/24 na região Oeste da Bahia.

“A decisão de prorrogar o prazo de semeadura oferece mais segurança aos produtores que não conseguiram concluir as atividades devido à falta ou má distribuição de chuva nos núcleos produtivos”, explica Aloísio Júnior, gerente de Agronegócios da Aiba.

Informações da Ascom – Seagri/BA
Foto: Reprodução

  • Compartilhe: