AGRO: Setor agrícola capacita cerca de 20 mil pessoas no Oeste da Bahia em 2023

A oferta de treinamentos gratuitos para atender a demanda por mão de obra capacitada, dentro e fora das fazendas, é uma das prioridades da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), por meio do Centro de Treinamentos e Tecnologia. Em 2023, diante da alta demanda por parte dos produtores rurais e por meio das parcerias, foi possível alcançar a marca de 942 treinamentos e palestras realizadas em 11.154 horas de aula, para 19.468 participantes.

Embora as instalações físicas estejam localizadas em Luís Eduardo Magalhães, as equipes do Centro se deslocam para os treinamentos dentro das propriedades, levando capacitação, saúde e conhecimento para os profissionais de toda a área agrícola do Oeste da Bahia, contemplando municípios como Barreiras, Cocos, Cristópolis, Jaborandi, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, São Desidério, Wanderley, dentre outros.

“O Centro de Treinamento existe para transformar sonhos em realidade e objetivos em resultados alcançados. Todas estas iniciativas por intermédio da capacitação profissional juntamente com as ações do programa educacional ‘Conhecendo o Agro’ têm como propósito ampliar competências e garantir a segurança dos trabalhadores rurais, o que reflete diretamente na qualidade de vida de inúmeras famílias da região”, pontuou o gerente do Centro de Treinamento e Tecnologia da Abapa, Douglas Fernandes.

Dentre as áreas já contempladas estão a de mecanização agrícola; movimentação de cargas; equipamentos móveis industriais; florestal; beneficiamento e análise da fibra do algodão; saúde e segurança do trabalho – NR’s; Ensino Técnico – EaD; tecnologia em pivôs agrícolas; boas práticas em pulverização aérea; tecnologia em lubrificantes; tecnologia em pneus agrícolas e rodoviários; tecnologia de soldagem com eletrodo; controle, redução e monitoramento de poluentes para veículos a diesel.

Resultados – Desde a sua criação, em 2010, o Centro capacitou cerca de 4 mil treinamentos para aproximadamente 90 mil pessoas em quase 60 mil horas de atividades em 15 áreas distintas do conhecimento ligadas ao setor do agronegócio. No entanto, para o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, os resultados deste projeto não podem ser traduzidos somente em números.

“É um projeto com enorme relevância, pois foca na melhoria da qualidade de vida através da educação e do conhecimento. Por meio de oficinas sobre segurança, palestras sobre saúde e programas de qualificação, podemos colaborar para evoluir continuamente a realidade do nosso agronegócio”, reforça.

O Centro de Treinamento e Tecnologia é uma realização da Abapa, com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão – IBA, e Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão – Fundeagro, em parceria com a Agrosul – John Deere, Oeste Pneus – Pirelli, Senar/SPRB/SPRLEM, Sesi, Senai, IEL, Veneza Equipamentos – John Deere, Pivô Dripp – Valley, Gotemburgo – Volvo, ABA – Manutenção de Aeronaves e Sest/Senat.

Informações e Fotos da Abapa

  • Compartilhe: