SAIU NA ADORO: Dia Mundial do Algodão

@abrapabrasil

Semana de comemorações destaca o papel vital do algodão na economia global e seu impacto na sustentabilidade e inovação

Texto: Ascom

Em outubro o mundo celebra uma das maiores culturas que movimentam a economia mundial: a do algodão. Cultivada em mais de 70 países distribuídos por todos os continentes – o equivalente a 2,8% das terras agricultáveis do mundo -, a cultura algodoeira tem a maior participação em área, após grãos e soja, e movimenta cerca de US$ 40 bilhões, segundo o Comitê Consultivo Internacional do Algodão (Icac).

Os números expressivos da produção da pluma levaram a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) a aprovar, em 2019, a criação do Dia Mundial do Algodão, comemorado em 7 de outubro, com o objetivo de celebrar seu papel no desenvolvimento econômico, no comércio internacional, na inclusão social e na redução da pobreza, além de aumentar a visibilidade do setor algodoeiro, que não para de crescer.

No Brasil o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, destaca a importância da fibra natural, ainda mais no ano em que o país registrou uma safra recorde, e enfatiza que a pluma natural é a melhor escolha frente aos produtos sintéticos, pois além da qualidade, é um produto responsável e biodegradável. “Temos orgulho de promover o algodão, fibra inclusiva, feita por pessoas e cheia de história. Por isso, nos juntamos a todos os países produtores, neste dia 7 de outubro e em todos os outros dias, para celebrar uma das cadeias que mais gera emprego no País e no mundo, contribuindo para o desenvolvimento das regiões produtoras”, afirma.

Fortalecimento do Brasil

O foco constante na aplicação das boas práticas de produção agrícola no Brasil e o investimento em tecnologia fez com que a cotonicultura brasileira adquirisse um novo patamar a partir dos anos 2000. “O país saiu da quarta posição para ocupar a terceira na produção mundial de algodão, e hoje é o segundo maior exportador da pluma do mundo, construindo plenas condições para se tornar a primeira, com investimento em qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade, que são pilares para o desenvolvimento de ações na Abrapa”, relata Schenkel.

O trabalho realizado nesses pilares fez com que, em agosto, o algodão brasileiro fosse a primeira cadeia produtiva a ser certificada por autocontrole no Brasil por meio do Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro – certificação voluntária/autocontrole – desenvolvido pela Abrapa em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e que está sendo usada como modelo de sucesso para outras cadeias produtivas no país.

O Algodão Inspira

Um dia para celebrar a importância global do algodão não será suficiente. Por isso, a Abrapa preparou uma semana repleta de comemorações, que reuniu cotonicultores, trabalhadores e pessoas ligadas à moda e ao setor produtivo, para destacar a fibra mais natural do mundo. Neste ano, o mote da campanha alusiva à data é “O Algodão Inspira”, que está presente em uma série de iniciativas da associação e do movimento Sou de Algodão.

“Comemorar o Dia Mundial do Algodão representa dar visibilidade e destacar o importante papel da produção e da transformação do algodão como gerador de emprego e renda, principalmente para agricultores familiares. Além disso, estamos celebrando este ano uma década de uma parceria de sucesso entra a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e a ABC (Agência Brasileira de Cooperação) na promoção do fortalecimento da cadeia de valor do algodão, apoiando na melhoria da produção, na capacitação de agricultores e agricultoras familiares, na promoção de práticas sustentáveis e na valorização desse importante setor agrícola na América Latina”, destaca Adriana Gregolin, coordenadora do projeto +Algodão pela FAO.

No dia 4 foi realizado um Fórum Ministerial sobre políticas públicas e a competitividade do setor algodoeiro regional, no escritório da FAO, em Brasília, com a participação de ministros e vice-ministros de agricultura de países latino-americanos.

No mesmo dia foi realizado o talk show “Tendências em Moda e Materialidade na América Latina”, no Museu Nacional da República, seguido por um desfile de moda “América Latina veste-se de algodão” com curadoria do estilista colombiano Juan Pablo Martinez. O evento de lançamento foi assinado por Paulo Borges, sócio-criador e fundador do São Paulo Fashion Week.

No dia 5 de outubro, pela manhã, foi realizada a 5ª reunião do Fórum Regional do Algodão, na sede Abrapa, com o tema: “Fibra regenerativa do algodão e adaptação às mudanças climáticas”. E para finalizar, no dia 6, o Dia Mundial do Algodão foi comemorado em uma sessão especial no Senado Federal com a presença de autoridades e representantes do setor.

Fotos: Carlos Rudiney / Abrapa

  • Compartilhe: